Geral
Atenção Jovens Profissionais!! A solicitação de inscrição já está sendo aceita e vai até o dia 08/02. Não deixem de participar!
Enviem um e-mail para marketing@aldeiatem.com.br com o assunto “CONCURSO JOVEM PROFISSIONAL” e nós retornaremos com todas as informações!
Geral
Em Portugal, o Jardim de cenas emolduradas expande a noção de arte para os habitantes da cidade. Situado no Parque Fontelo, a geometria externa do triângulo emerge dos caminhos do terreno, enquanto a geometria interna quadrada enquadra um teatro para apresentações coletivas.
Inspirado pela técnica do pintor renascentista local Grão Vasco, de enquadrar e colapsar o ambiente do fundo na cena coletiva do primerio plano, o projeto usa uma série de aberturas emolduradas para recontextualizar o ambiente circundante.
Dentro da peça, o primeiro plano e o plano de fundo são colapsados, mas enquadrados, enquanto a posição do público e do intérprete também é oscilante.
Arquitetos: The Open Workshop
Fotografia: Luis Belo
Fonte: Arch Daily
Curiosidades
Quem disse que arquitetura e urbanismo não é coisa de criança? O livro: "Casacadabra: cidades para brincar" das autoras Bianca Antunes e Simone Sayegh explora a cidade como organismo vivo, que permite experimentá-la como refúgio, descobertas e diversão.
O intuito do livro é despertar o olhar curioso para que no futuro as crianças construam uma cidade mais humana e melhor.
No primeiro volume da série, titulado "invenções para morar", focou-se na arquitetura e usando como critério o caráter lúdico e também a multiplicadade de conceitos trouxe para o universo das crianças clássicos como o Copan, localizado em São Paulo. Já no segundo volume, Lina e sua capivara Tiê partem em uma viagem por dez espaços públicos para descobrir os segredos da construção das cidades, onde são inseridos no universo infantil conceitos como sustentabilidade e gentrificação.
Fonte: Casa Vogue
Revestimentos
O trio de arquitetas Ana Flávia Freitas, Giovanna Cunha e Rafaelle Velasque criaram a Suíte da Mulher Moderna para a CASACOR Mato Grosso do Sul que trouxe acabamentos refinados e contemporâneos que conquistaram diversos admiradores, inclusive no nosso Instagram.
Um dos destaques é o mix delicado do rosa com o cinza proposto pelos cimentícios Hexágono Rose Gold e Hexágono Cimento, além do azulejo Dot. Nos metais o Rose Gold também tem vez e deixa tudo ainda mais elegante.
O porcelanato marmorizado de grande formato reveste a área do box e a bancada. O Carrara também aparece no painel de TV que foi arrematado com os filetes Metal Fit.
Fotos: Rafael Lima
Via Decortiles
Cultura
O domingo é excelente para começar a ver novas séries e nós separamos 3 que estão disponíveis na Netflix para quem é apaixonado em arquitetura aprender um pouco mais sobre o assunto.
1 - Minimalism: A documentary about the important things
A série busca pessoas que adotaram esse estilo de vida e apresenta diferentes tipos de minimalismo.
2 - As casas mais extraordinárias do mundo
A série acompanha o arquiteto Piers Taylor e a atriz Caroline Quentin em viagens ao redor do mundo em busca das casas mais diferentes e inusitadas já construídas.
3 - Secrets of Great British Castles
O historiador Dan Jones faz uma viagem no tempo por construções britânicas emblemáticas, relembrando o dia a dia de quem viveu ali há séculos atrás.
Prontos para começar a maratona?
Arquitetura
A cada dia que passa mais pessoas têm se preocupado em criar um mundo mais sustentável e nós somos muito gratos por isso. O designer finlandês Robin Falck é um desses e criou uma cabana de 9m2, 100% sustentável e renovável, com zero emissões de poluentes. A cabine tem uma pequena cozinha e energia limpa: Do lado de fora foram instalados painéis solares fotovoltaicos.
Ela foi criada para ser usada em festivais ou eventos e não precisa de pregos ou parafusos.
O mais incrível é que a cabana localizada na ilha de Vallisaari, em Helsinki, está disponível para aluguel no Airbnb.
Fonte: Casa Claudia
Arquitetura
Lançado em 1995 e reimpresso dois anos depois, a autobiografia do arquiteto e urbanista Lucio Costa (1902-1998), Registro de uma vivência, esgotou e desde então não teve nova edição.
Costa foi um dos pioneiros da arquitetura moderna no país, responsável pelo Plano Piloto de Brasília. Também assinou projetos como o Parque Guinle e o plano urbanístico do bairro Barra da Tijuca, ambos no Rio de Janeiro
O livro reúne textos, depoimentos, cartas, desenhos, croquis, projetos e fotografias que cobrem toda a trajetória do autor. Agora, mantendo o projeto gráfico da obra original, o livro será relançado pela Editora 34 (em coedição com Edições Sesc SP), com apresentação de Maria Elisa Costa, filha de Lucio.
O evento de lançamento da obra será na Livraria Travessa de Ipanema, no Rio de Janeiro, hoje, quarta-feira (7), a partir das 19 horas.
Sustentabilidade
Essa casa transportável, construída pelo escritório de arquitetura Invisible Studio, foi erguida com materiais que sobraram de outras obras e madeiras cultivadas localmente.
Ao custo de 20 mil libras esterlinas, cerca de 93 mil reais, a moradia é uma opção para quem busca uma acomodação utilizável, versátil e de custo baixo, facilmente transportada por meio de rodas, seja temporária ou permanente.
Com aparência de casa mesmo e design elegante, a casinha tem a fachada revestida em fibra de vidro e aço, o que facilita a entrada de muita luz natural. Já o interior, todo em madeira clara, tem um deck que pode ser usado como quarto. Esse espaço possui ainda uma “parede” de cordas.
Arquitetura
Um novo projeto de habitação reúne duas questões em andamento nos Estados Unidos, a crise dos sem-teto e o número recorde de fechamento de grandes lojas, como Macy’s, JC Penney e Sears.
Reutilizando esses locais algo autossustentável, com um misto de habitação transitória, a empresa internacional de arquitetura KTGY está propondo uma alternativa que aborda a crise dos sem-teto e, ao mesmo tempo, fornece uma solução criativa para espaços de varejo subutilizados.
No projeto, são quatro tipos de acomodação para dormir que oferecem aos residentes a opção de escolher entre uma acomodação com 20 camas, uma de 12 camas, um quarto de duas camas ou oito unidades de apartamento individuais. É o social unido à forma de utilizar espaços vazios com efetividade.
Arquitetura
Antigos armazéns de carvão, da Era Vitoriana (1837-1901), no distrito em Kings Cross, em Londres(Inglaterra), construídos em 1850, passaram por uma reforma enorme para serem abertos ao público nesta sexta-feira (26.10). O local contempla um design que celebra a história dos prédios industriais vitorianos em uma área de cerca de 10 mil metros quadrados, que vai abrigar lojas e espaços públicos.
O projeto do Heatherwick Studio, cuja construção começou no início de 2016, dá nova vida a área, que ao longo dos anos ficou parcialmente abandonada.
Agora, os dois antigos edifícios ferroviários vão abrigar cerca de 60 lojas, além de restaurantes, bares e cafés.
Via: Site RG