• Geral

    Quarta-Feira, 12 de Dezembro de 2018

    Em Portugal, o Jardim de cenas emolduradas expande a noção de arte para os habitantes da cidade. Situado no Parque Fontelo, a geometria externa do triângulo emerge dos caminhos do terreno, enquanto a geometria interna quadrada enquadra um teatro para apresentações coletivas.

    Inspirado pela técnica do pintor renascentista local Grão Vasco, de enquadrar e colapsar o ambiente do fundo na cena coletiva do primerio plano, o projeto usa uma série de aberturas emolduradas para recontextualizar o ambiente circundante.

    Dentro da peça, o primeiro plano e o plano de fundo são colapsados, mas enquadrados, enquanto a posição do público e do intérprete também é oscilante.

    Arquitetos: The Open Workshop

    Fotografia: Luis Belo

    Fonte: Arch Daily



     

    (0) Comentar
  • Curiosidades

    Sexta-Feira, 23 de Novembro de 2018

    Quem disse que arquitetura e urbanismo não é coisa de criança?  O livro: "Casacadabra: cidades para brincar" das autoras Bianca Antunes e Simone Sayegh explora a cidade como organismo vivo, que permite experimentá-la como refúgio, descobertas e diversão.

    Livro explica arquitetura e urbanismo para crianças (Foto: Divulgação)

    O intuito do livro é despertar o olhar curioso para que no futuro as crianças construam uma cidade mais humana e melhor. 

    Livro explica arquitetura e urbanismo para crianças (Foto: Divulgação)

    No primeiro volume da série, titulado "invenções para morar", focou-se na arquitetura e usando como critério o caráter lúdico e também a multiplicadade de conceitos trouxe para o universo das crianças clássicos como o Copan, localizado em São Paulo. Já no segundo volume, Lina e sua capivara Tiê partem em uma viagem por dez espaços públicos para descobrir os segredos da construção das cidades, onde são inseridos no universo infantil conceitos como sustentabilidade e gentrificação. 

    Livro explica arquitetura e urbanismo para crianças (Foto: Divulgação)

    Fonte: Casa Vogue

    (0) Comentar
  • Revestimentos

    Sexta-Feira, 16 de Novembro de 2018

    O trio de arquitetas Ana Flávia Freitas, Giovanna Cunha e Rafaelle Velasque criaram a Suíte da Mulher Moderna para a CASACOR Mato Grosso do Sul que trouxe acabamentos refinados e contemporâneos que conquistaram diversos admiradores, inclusive no nosso Instagram.

    2 CasaCor MS - Suíte da Mulher Moderna - Ana Flávia Freitas, Giovanna Cunha e Rafaelle Velasque - Revestimentos Decortiles Hexágono e bancada em porcelanato Calacatta - Fotos Rafael Lima

    Um dos destaques é o mix delicado do rosa com o cinza proposto pelos cimentícios Hexágono Rose Gold e Hexágono Cimento, além do azulejo Dot. Nos metais o Rose Gold também tem vez e deixa tudo ainda mais elegante.

    3 Suíte Feminina com revestimentos cimentícios Hexágono, Dot Rose Gold e Calacatta Decortiles

    4 CasaCor MS - Suíte da Mulher Moderna - Ana Flávia Freitas, Giovanna Cunha e Rafaelle Velasque - Revestimentos Decortiles - Fotos Rafael Lima

    O porcelanato marmorizado de grande formato reveste a área do box e a bancada. O Carrara também aparece no painel de TV que foi arrematado com os filetes Metal Fit.

    6 Suíte feminina - CasaCor MS - Suíte da Mulher Moderna - Ana Flávia Freitas, Giovanna Cunha e Rafaelle Velasque - Revestimentos Decortiles - Fotos Rafael Lima

    7 Painel de TV em porcelanato Calacatta arrematado com Metal Fit Decortiles

    Fotos: Rafael Lima

    Via Decortiles

    (0) Comentar
  • Cultura

    Domingo, 18 de Novembro de 2018

    O domingo é excelente para começar a ver novas séries e nós separamos 3 que estão disponíveis na Netflix para quem é apaixonado em arquitetura aprender um pouco mais sobre o assunto.

    1 - Minimalism: A documentary about the important things

    A série busca pessoas que adotaram esse estilo de vida e apresenta diferentes tipos de minimalismo.

    Resultado de imagem para Minimalism: A documentary about the important things

    2 - As casas mais extraordinárias do mundo

    A série acompanha o arquiteto Piers Taylor e a atriz Caroline Quentin em viagens ao redor do mundo em busca das casas mais diferentes e inusitadas já construídas.

    Resultado de imagem para série As casas mais extraordinárias do mundo

    3 - Secrets of Great British Castles

    O historiador Dan Jones faz uma viagem no tempo por construções britânicas emblemáticas, relembrando o dia a dia de quem viveu ali há séculos atrás.

    Resultado de imagem para Secrets of Great British Castles

    Prontos para começar a maratona?

    (0) Comentar
  • Arquitetura

    Quinta-Feira, 15 de Novembro de 2018

    A cada dia que passa mais pessoas têm se preocupado em criar um mundo mais sustentável e nós somos muito gratos por isso. O designer finlandês Robin Falck é um desses e criou uma cabana de 9m2, 100% sustentável e renovável, com zero emissões de poluentes. A cabine tem uma pequena cozinha e energia limpa: Do lado de fora foram instalados painéis solares fotovoltaicos.

    Designer finlandês cria cabana 100% sustentável e renovável

    Ela foi criada para ser usada em festivais ou eventos  e não precisa de pregos ou parafusos.

    Designer finlandês cria cabana 100% sustentável e renovável

    O designer finlandês Robin Falck criou a cabana Nolla a partir de soluções sustentáveis

    Designer finlandês cria cabana 100% sustentável e renovável

    O mais incrível é que a cabana localizada na ilha de Vallisaari, em Helsinki, está disponível para aluguel no Airbnb. 

    Fonte: Casa Claudia

     

    (0) Comentar
  • Arquitetura

    Quarta-Feira, 07 de Novembro de 2018

    Lançado em 1995 e reimpresso dois anos depois, a autobiografia do arquiteto e urbanista Lucio Costa (1902-1998), Registro de uma vivência, esgotou e desde então não teve nova edição.

    Autobiografia de Lucio Costa ganha nova edição (Foto: Reprodução)

    Costa foi um dos pioneiros da arquitetura moderna no país, responsável pelo Plano Piloto de Brasília. Também assinou projetos como o Parque Guinle e o plano urbanístico do bairro Barra da Tijuca, ambos no Rio de Janeiro

    O livro reúne textos, depoimentos, cartas, desenhos, croquis, projetos e fotografias que cobrem toda a trajetória do autor. Agora, mantendo o projeto gráfico da obra original, o livro será relançado pela Editora 34 (em coedição com Edições Sesc SP), com apresentação de Maria Elisa Costa, filha de Lucio.

    O evento de lançamento da obra será na Livraria Travessa de Ipanema, no Rio de Janeiro, hoje, quarta-feira (7), a partir das 19 horas.

    (0) Comentar
  • Sustentabilidade

    Quinta-Feira, 01 de Novembro de 2018

    Essa casa transportável, construída pelo escritório de arquitetura Invisible Studio, foi erguida com materiais que sobraram de outras obras e madeiras cultivadas localmente.

    Casinha transportável de baixo custo é feita a partir de materiais recuperados (Foto: Reprodução)

    Ao custo de 20 mil libras esterlinas, cerca de 93 mil reais, a moradia é uma opção para quem busca uma acomodação  utilizável, versátil e de custo baixo, facilmente transportada por meio de rodas, seja temporária ou permanente.

    Casinha transportável de baixo custo é feita a partir de materiais recuperados (Foto: Reprodução)

    Com aparência de casa mesmo e design elegante, a casinha tem a fachada revestida em fibra de vidro e aço, o que facilita a entrada de muita luz natural. Já o interior, todo em madeira clara, tem um deck que pode ser usado como quarto. Esse espaço possui ainda uma “parede” de cordas.

    Casinha transportável de baixo custo é feita a partir de materiais recuperados (Foto: Reprodução)

     

    (0) Comentar
  • Arquitetura

    Quarta-Feira, 31 de Outubro de 2018

    Um novo projeto de habitação reúne duas questões em andamento nos Estados Unidos, a crise dos sem-teto e o número recorde de fechamento de grandes lojas, como Macy’s, JC Penney e Sears.

    Reutilizando esses locais algo autossustentável, com um misto de habitação transitória, a empresa internacional de arquitetura KTGY está propondo uma alternativa que aborda a crise dos sem-teto e, ao mesmo tempo, fornece uma solução criativa para espaços de varejo subutilizados.

    No projeto, são quatro tipos de acomodação para dormir que oferecem aos residentes a opção de escolher entre uma acomodação com 20 camas, uma de 12 camas, um quarto de duas camas ou oito unidades de apartamento individuais. É o social unido à forma de utilizar espaços vazios com efetividade.

    (0) Comentar
  • Arquitetura

    Domingo, 28 de Outubro de 2018

    Antigos armazéns de carvão, da Era Vitoriana (1837-1901), no distrito em Kings Cross, em Londres(Inglaterra), construídos em 1850, passaram por uma reforma enorme para serem abertos ao público nesta sexta-feira (26.10). O local contempla um design que celebra a história dos prédios industriais vitorianos em uma área de cerca de 10 mil metros quadrados, que vai abrigar lojas e espaços públicos.

     

    O projeto do Heatherwick Studio, cuja construção começou no início de 2016, dá nova vida a área, que ao longo dos anos ficou parcialmente abandonada.

     

    Agora, os dois antigos edifícios ferroviários vão abrigar cerca de 60 lojas, além de restaurantes, bares e cafés.

     

    Via: Site RG

     

    (0) Comentar
  • Curiosidades

    Sábado, 20 de Outubro de 2018

    Após despontar como um dos principais cartões postais de Rondônia, a passarela do Novo Espaço Alternativo, em Porto Velho, concorrerá ao prêmio de melhor projeto de Arquitetura em uma das categorias da XXI Bienal Panamericana de Arquitetura de Quito, no Equador. O evento ocorrerá de 19 a 23 de novembro, sendo considerado um dos mais importantes do continente americano. Participam da Bienal países das Américas Central, Latina, do Norte e do Sul.

    Passarela do Espaço Alternativo concorrerá a prêmio na Bienal de Arquitetura, no Equador

    A passarela é parte do projeto do Novo Espaço Alternativo, construído pelo governo de Rondônia, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos, ao longo da avenida Jorge Teixeira, com a extensão de 2,5 quilômetros, no trecho entre o Hospital de Base e o Aeroporto Governador Jorge Teixeira.

    O arquiteto Lorenzo Max Gvozdanovic Villar, do DER, autor do projeto, foi quem o inscreveu na categoria Projeto Urbano e Design da Paisagem por entender que o Espaço Alternativo cumpriu seu papel social de espaço público ao agregar toda a comunidade de Porto Velho em torno dele. “É uma intervenção urbana de grande alcance onde a população despertou novamente seu orgulho para nossa terra de Rondônia, elevando sua auto estima e elegendo este espaço como representante do novo espírito da cidade”, afirmou.

    Ainda conforme o arquiteto, o sucesso da passarela com a aceitação popular foi o maior incentivo para inscrevê-la na Bienal. Ressaltou que o ambiente é um dos principais pontos de encontro da cidade, no qual estima-se que cerca 50 mil pessoas visitam o local aos finais de semana para a prática de atividades esportivas, além de encontros, passeios e comemorações.

    Para o diretor-geral do DER, Luiz Carlos Katatal, a Bienal será oportunidade de mostrar Rondônia para o mundo, em especial a cidade de Porto Velho. “Críticos de arquitetura, autores, profissionais e academias estarão analisando o projeto da passarela que atendeu as exigências dos organizadores do evento e ficará exposta ao universo da arquitetura americana.

     

    Via: Rondoniagora

    (0) Comentar
  • Posts anteriores
  • Loja Goiânia

    (62) 3093 1717

    Newsletter

    Para receber as novidades da Aldeia, cadastre seu e-mail aqui: