• Casa Cor

    Quarta-Feira, 18 de Abril de 2018

    A CASACOR 2018 está quase aí e para esquentar vamos relembrar alguns ambientes em que a Aldeia Acabamentos esteve presente! 


    Detalhes do Refúgio do Mato de Ednara Braga e Flávio Paragassú! 
    Foto: Munir Al Rubaie

    (0) Comentar
  • Arquitetura

    Quarta-Feira, 14 de Março de 2018

    O ano de 2017 foi repleto de mudanças (tanto econômicas, quanto políticas e sociais). É claro que a arquitetura não iria passar ilesa por tantas transformações, por isso, o portal Archdaily separou 9 desafios, tendências e discussões que devem estar na pauta dos profissionais da área.

    1.Entender como a geração millennial utiliza o espaço

     (Reprodução Archdaily/CASACOR)

     

     

    A tão falada geração millennial deixou claro para todos que seu estilo de vida é muito distinto. Os casais têm filhos mais tarde, quando sequer os têm. Vivendo em grandes cidades e exigindo praticidade a todo tempo, os millennials trouxeram novas formas de entender e ocupar o espaço. Residências compactas, para uma ou duas pessoas, práticas e multifuncionais se tornaram o objeto de desejo dos jovens. Esse tipo de construção permite que um mesmo ambiente receba várias atividades, uma flexibilidade muito característica da geração.

     

    2.Arquitetos encarando a construção de seus próprios trabalhos: a necessidade de estar no sítio

    (Reprodução/CASACOR)

     

    Ainda que as universidades possam oferecer teorias, muito do conhecimento que determina o profissional vem da experiência e da prática. Estar presente nos sítios em construção é o desafio que define a arquitetura.

     

    3.A dificuldade da arquitetura contemporânea de se aproximar do contexto rural

     (Reprodução Archdaily/CASACOR)

     

    Por décadas o trabalho dos arquitetos se concentrou nas cidades. Só que a área urbana compõe apenas 2% da superfície do planeta, isso significa que achar formas de atender as áreas rurais, incorporando suas técnicas, necessidades e tradições culturais é urgente.

     

    4.A arquitetura social está vendo o retorno do pêndulo

     (Reprodução Archdaily/CASACOR)

     

    Quando Alejandro Aravena ganhou o Pritzker em 2016, foi a consagração da chamada “arquitetura social”. Nos anos que se seguiram, os projetos se tornaram conhecidos e louvados por suas histórias de fundo emocionais ao invés da qualidade arquitetônica. A mudança do pêndulo é algo natural a qualquer vanguarda. Após algum tempo, ela se esvazia de ideais e cai no mainstream.

     

    5.A era pós-digital entra na linha do tempo da representação gráfica arquitetônica

     (Reprodução Archdaily/CASACOR)

     

    Assim como o caminho das artes visuais – da figuração à abstração – as representações gráficas na arquitetura também evoluem. Ainda que a disponibilidade de novas ferramentas para criar maquetes realistas, renders, e até vídeos em 360º, muitos profissionais contemporâneos optam por mesclar técnicas antigas com atuais, para criar imagens visualmente mais ricas.

     

    6.As mulheres na arquitetura

     (Reprodução Archdaily/CASACOR)

     

    O ano de 2017 foi marcado por movimentos de equidade de gênero. A desigualdade de condições e direitos de trabalho é um fato e nenhuma profissão se exclui dele. Na arquitetura, as profissionais se mobilizaram para colocar suas demandas no holofote e empoderar suas colegas de carreira.

     

    7.Aprender com o Bambu

     (Divulgação/CASACOR)

     

    O bambu é um material construtivo milenar. Das regiões tropicais às gélidas, ele era escolhido por sua versatilidade e facilidade de trabalho. Lentamente, o bambu vem deixando de ser associado à pobreza e louvado por sua sustentabilidade e beleza.

     

    8.Um lampejo da direção da arquitetura pós-terremoto

     (Reprodução Archdaily/CASACOR)

     

    Em 2014, o arquiteto japonês Shigeru Ban ganhou o Pritzker por seu trabalho em criar e construir (com materiais não convencionais, como papel) casas para pessoas desalojadas por catástrofes naturais. No ano passado, um projeto de reconstrução em Guangming da Universidade de Hong Kong e da Universidade de Kunming foi eleito o prédio do ano pela e World Architecture Festival (WAF). No México, projetos de restauro e habitação após o terremoto ocorrido em setembro de 2017 receberam honrarias. Mesmo que esse movimento não deva ser chamado de “tendência”, já que seria uma denominação muito superficial, essas construções mostram uma direção na arquitetura que aponta para esforços em locais de extrema necessidade.

     

    9.Arquitetura política: a criatividade como enfrentamento

    Nas cidades do mundo “subdesenvolvido”, cabe ao arquiteto assumir seu papel de ativista político cuja arma é a criatividade. Por meio das construções inventivas é possível driblar contextos socioeconômicos desfavoráveis e criar cidades mais igualitárias.

     

     

    Fonte: www.casacor.abril.com.br

    (0) Comentar
  • Prêmio Jovem Profissional

    Quarta-Feira, 28 de Fevereiro de 2018

    Já foram escolhidos os finalistas do Prêmio Jovem Profissional 2018 que a Aldeia Acabamentos realiza há 4 edições em parceria com a CASACOR GO! 

     

    Os jurados passaram uma tarde discutindo e avaliando todos os projetos!

     

    Os três que finalistas são:

     

    Paola e Lorrane Vasconcelos Albernaz: Água, luz... Perspectiva

     

    Marcos Lula: Memória Viva

     

    Dimi Kurok, Larissa Nahas e Paulo Gomes: Somos todos iguais

     

    Parabéns a todos que participaram! 

    O vencedor será divulgado amanhã, quinta-feira, na reunião operacional no Castros Park! 

     

    (0) Comentar
  • Revestimentos

    Sábado, 03 de Fevereiro de 2018

    Primeiro sábado de fevereiro já está pedindo um ambiente que nos transporta à praia imediatamente, né? Para criar seu ambiente na CASACOR RS, a Espaço 3 Arquitetura, se inspirou na essência do viver litorâneo no estado, levando o melhor da praia para o ano inteiro! Que tal? 

    Foto: Marcelo Donadussi | Projeto: Espaço 3 Arquitetura

     

    A Morada da Praia, ambiente de 93 metros quadrados que o escritório de Lajeado levou à CASACOR RS de  2017, serve de suporte às atividades que todos adoram fazer no litoral – descansar, interagir socialmente, entreter, cozinhar. O aspecto rústico e a riqueza em texturas criam um ambiente praiano confortável e sofisticado, que remetem ao aconchego desejado no dia a dia junto ao mar.

    Foto: Malu, blog Detalhes Mágicos | Projeto: Espaço 3 Arquitetura

     

    Os arquitetos responsáveis pelo projeto procuraram explorar de forma diferenciada detalhes dos revestimentos, materiais, mobiliários, marmorarias e objetos de decoração. Um exemplo foi a escolha do Revestimento Conect #aldeiatem!

    Foto: Marcelo Donadussi | Projeto: Espaço 3 Arquitetura

    (0) Comentar
  • Eventos

    Segunda-Feira, 29 de Janeiro de 2018

    2018 começando com tudo aqui na Aldeia Acabamentos! Na última semana, tivemos a honra de receber o Pedro Ariel Santana para o lançamento de seu segundo livro: A Grande Beleza. A edição conta com o olhar apurado do jornalista, arquiteto e diretor de conteúdo da CasaCor sobre o belo. Além disso, tivemos também nesta noite especial o pré-lançamento da CasaCor Goiás 2018. É sempre um prazer e uma alegria imensa recebê-los em nossa casa. 

     

    (0) Comentar
  • Piscinas

    Segunda-Feira, 20 de Novembro de 2017

    Neste ano de 2017, todas as edições da CASACOR, a maior mostra de arquitetura e decoração da América Latina, tiveram como tema o “Foco no essencial”. Com o objetivo de valorizar o que realmente importa nos projetos de décor e paisagismo, os profissionais criaram ambientes únicos e sofisticados. As piscinas roubaram a cena nas diferentes edições da mostra. Seja na área de lazer e relaxamento, pensada com design autêntico, ou  para a prática de esportes aquáticos e recreação!

     

    Inspire-se com estes projetos de piscinas que que fizeram sucesso na CASACOR 2017:

     

    1- Piscina do Jardim, de Fernando Rocha e Marcos Malamut, para a CASACOR Bahia:

    O espaço homenagea a artista plástica Eliana Kertész com uma galeria de arte ao ar livre, com obras importantes de artistas contemporâneos da Bahia. Foram usados amplos decks de convivência e espaços de estar dentro d’água e um jardim tropical exuberante. 

     

    2- SPA da Família, de Eliane Gomes e Michelle Costa, para a CASACOR Mato Grosso:

    A piscina aquecida logo chama a atenção, mas aos poucos o olhar percorre um aconchegante deck e encontra a generosa poltrona de balanço, entre outros recantos criados em 100 m². A proposta é de um luxo sóbrio, com poucas interferências de cores: apenas pinceladas de verde nas plantas e no pastilhado da piscina, somadas ao amarelo dos cobogós. Outro elemento que atualiza o SPA é a parede com revestimento 3D. 

     

    3- Solarium & Piscina, de Daniela Avancini e Henrique Gasparini, para a CASACOR Espírito Santo: 

    A sustentabilidade é a máxima do ambiente que conta com um loft instalado em um contêiner integrado à área gourmet, deck e uma piscina com vista para o Porto. A construção é caracterizada por ser versátil, sendo desmontada e remontada com facilidade.

     

    4- Deck da Piscina, de Fred Mota e Renata Berenguer, para a CASACOR Pernambuco:

     

    No espaço, os profissionais acrescentaram às duas esculturas neoclássicas, já presentes no casarão, uma base de madeira reciclada e uma piscina executada especialmente para o ambiente. O mobiliário moderno, em tons que vão do claro até o amarelo e o turquesa, junto do projeto luminotécnico feito pelo paisagista Luciano Lacerda criam uma atmosfera única, relaxante e tropical. 

     

    5- O espaço Quatro Elementos, assinado pelos profissionais Ângela Dorascenzi, Estela Martins, Mônica Costa e Yuri Miranda para a CASACOR Franca:

    Uma área de lazer e relaxamento, pensada com design sofisticado e clássico. Contudo, isso não impediu os arquitetos de inovarem, acrescentando uma piscina raia que pode ser “removida e renovada para outro ambiente sem perder a estrutura”, como coloca Estela, uma piscina itinerante. Com 12 m de comprimento e 3 m de largura, a raia é perfeita para a prática de esportes aquáticos e recreação. Sua estrutura pré-fabricada é composta inteiramente por placas polímeras o que permite seu deslocamento em menos de uma semana. Além da estética, a raia possui tecnologia sustentável, com piso drenante e deck feito de madeira de reflorestamento. O tratamento da água é feito com ozônio, dispensando o uso excessivo de químicos e diminuindo o risco de alergias.

     

    (0) Comentar
  • Casa Cor

    Sábado, 28 de Outubro de 2017

    Spa Deca na CASACOR Rio. Quem não gostaria de um lugar assim pra descansar o corpo e a mente?

    Projeto: Paola Ribeiro Arquitetura e Interiores

     

    (0) Comentar
  • Casa Cor

    Quinta-Feira, 22 de Junho de 2017

    Um ambiente que alia o design brasileiro à natureza, com materiais tratados e rústicos, a exemplo da madeira natural, do mármore e um jardim plantado em vasos. Esta é a proposta da arquiteta Ninfa Canedo e da designer Angélica Freitas para a edição 2017 da CASACOR Goiás, que em um espaço de 18 metros quadrados retrata uma LOJA CONCEITO, uma boutique de objetos de decoração pensada a partir de um estúdio.

    Além do binômio design-natureza, o ambiente traz móveis e luminárias assinados, como o móvel bar de Paulo Alves, as luminárias de Cristina Bertolucci e a poltrona do Studio Ninho.

    O ambiente mescla arte e design nacionais e mobiliário que remete a uma atmosfera retrô, além de trazer peças criadas especialmente para a mostra goiana, como uma mesa de trabalho em mármore nacional tipo exportação, de traçado slim e bastante funcional.

    Também chama a atenção o piso em porcelanato concreto e as paredes revestidas de mosaico em madeira natural, em tons de verde e cru. A cartela de cores também abarca o cor de rosa, que traz suavidade e poesia ao ambiente. Um belo jardim de tuias plantadas em vasos complementa o espaço.

    Produtos Aldeia presentes nesse ambiente: Porcelanato Loft AC 60x120 Eliane; Pastilha 5x5 Rústica Prata Oca Brasil; Rodapé 70 3461 Black 15x240cm Santa Luzia; Argamassa e Rejunte Portokoll.

    Fonte: CASACOR Goiás / Fotos: Jomar Bragança

    (0) Comentar
  • Casa Cor

    Quarta-Feira, 21 de Junho de 2017

    As arquitetas NATÁLIA MACIEL e RACHEL BORGES assinam o FOYER BILHETERIA da CASACOR Goiás 2017.

    Em homenagem à edificação que sedia a mostra neste ano, os espaços têm como inspiração o estilo art déco, reproduzido em forma de releitura, lançando mão de muita repetição geométrica, do dourado e de formas menos rebuscadas. O resultado é uma proposta dotada de leveza com muita modernidade e bom humor.

    Revestidas em tecido camurça, as paredes recebem várias esculturas da série Vermelho – Ramificações do Sensível, da artista plástica Fabiana Queiroga. A bilheteria, abrigada por um contêiner, reforça a ideia de uma arquitetura minimalista e sustentável.

    Produtos Aldeia presentes nesse ambiente: Revestimento Polygon Paris BrancoCastelatto; Pastilha Hexagonal Preto M 4337 Atlas; Rodapé 3454 Ouro 10x240cm Santa Luzia; Guarnição 3454 Ouro 10x240cm Santa Luzia; Rodameio 466 Branco 3x240cm Santa Luzia; Argamassa e Rejunte Portokoll.

    Fonte: CASACOR Goiás / Fotos: Jomar Bragança

    (0) Comentar
  • Casa Cor

    Sábado, 17 de Junho de 2017

    Em sua oitava participação na CASACOR Goiás, NANDO NUNES assina o REFÚGIO DA PÉRGOLA, um espaço onde arquitetura, design e funcionalidade criam um conjunto primoroso e harmônico.

    Nando utilizou estrutura metálica que, aliada aos brises de madeira de demolição, resulta em uma obra contemporânea e arrojada, predominando os tons de cinza e preto.

    Na sala de estar com uma belíssima mesa de jantar, o destaque são as cadeiras do designer Andrea Borgoni. A varanda gourmet abriga uma adega com uma bancada de pedra que dá continuidade para o lado externo e se transforma também na bancada do banheiro.

    Seixos soltos cobrem o chão do SPA com uma banheira no quartzito negresco. Destaque para a estante na cor louro freijó, projetada especialmente para o ambiente. A clássica poltrona Mole, de Sérgio Rodrigues, também foi uma das escolhas do profissional.

    Na mesa de jantar, a proposta é um pendente que faz uma linha retrô, o Zig Zag, articulado e com iluminação ais focada. Já a iluminação geral é composta por luminárias discretas, com forma slim e luminosidade intensa com boa reprodução de cor.

    Produtos Aldeia presentes nesse ambiente: Porcelanato Gotham Pier NA 90x90 Portobello; Revestimento Apparente Cinza75x8cm Castelatto; Revestimento Apparente Cinza 120x12cm Castelatto; Revestimento Apparente Cinza com Botão120x12cm Castelatto; Seixo Solto Preto M Palimanan; Argamassa e Rejunte Portokoll.

    Fonte: CASACOR Goiás / Fotos: Jomar Bragança

    (0) Comentar
  • Posts anteriores
  • Loja Goiânia

    (62) 3093 1717

    Newsletter

    Para receber as novidades da Aldeia, cadastre seu e-mail aqui: