• Viagem

    Domingo, 15 de Julho de 2018

    A Copa do Mundo na Rússia, chega ao fim neste domingo (15) com a partida entre França e Croácia, no Estádio Luzhniki, em Moscou. Infelizmente nos despedimos precocemente, mas felizes por ela ter trazido tanta alegria e união em tempos difíceis! Foram momentos incríveis, imagens inesquecíveis, emoção a flor da pele... 

    Nenhum texto alternativo automático disponível.

     

    Em clima de despedida, vamos explorar um pouco mais a Rússia e sua arquitetura cheia de energia restauradora, que inspira criatividade e estimula novos começos.

     

    São Petersburgo é uma cidade da Rússia localizada às margens do rio Neva, na entrada do golfo da Finlândia. A cidade designou-se Leningrado de 1924 até 1991, e Petrogrado entre 1914 e 1924. A cidade possui canais que lembram Veneza, além de palácios maravilhosos, igrejas coloridas, lindos jardins, muita cultura, arte, ballets e grandes museus. A Igreja do Sangue Derramado, também conhecida como Igreja da Ressurreição, é dos cartões postais mais bonitos de St. Petersburg. Toda colorida, foi construída em 1881 em memória à Alexandre II. Na época soviética permaneceu fechada e na 2ª Guerra virou depósito de batatas.

     

    Valeu, Brasil! Valeu, Rússia!

     

    (0) Comentar
  • Geral

    Sexta-Feira, 06 de Julho de 2018

    Se liga no nosso horário de funcionamento hoje, porque tem jogo do Brasil: Fecharemos às 14h, mas antes te esperamos aqui para conferirem todas as novidades!

    A imagem pode conter: texto

    (0) Comentar
  • Exposições/ Mostras

    Quarta-Feira, 04 de Julho de 2018

    Enquanto a Copa do Mundo acontece na Rússia, por aqui a arte russa é recriada por brasileiros em exposição no Sesc!

    “Vkhutemas – O futuro da Construção 1918-2018”, apresenta projetos de arquitetura, maquetes, bandeiras de estamparias, roupas e mobiliários de artistas nacionais que se inspiraram na escola soviética criada na Rússia no começo do século passado. A escola surgiu em 1920 e se distanciava do movimento conhecido como “belas-artes”, funcionando como um espaço de experimentação, alinhada à vanguarda do pensamento estético, principalmente às correntes futuristas, suprematistas e construtivistas. Utilizando a arte como um instrumento educativo e de transformação social, os objetivos centrais da Vkhutemas eram democratizar o ensino, combater o analfabetismo e promover a emancipação feminina. A escola revolucionou a arquitetura da época, formando, em 1920, trinta mulheres na área – entre elas Liubov Zaliésskaia e Lidia Komárova. Ou seja, o ensino focava em artes, arquitetura e até moda… por isso, há que diga que ela foi a Bauhaus de Moscou! Muitas das propostas estavam alinhadas com o construtivismo.

    A escola soviética de artes Vkhutemas foi fechada em 1930 pelo regime stalinista. Dessa forma, uma das mais importantes revoluções artísticas do modernismo foi apagada. Pensando em mostrar a influência dessa escola e dos artistas que passaram por ela, o Sesc Pompeia realiza a exposição, com curadoria de Celso Lima e Neide Jallageas. A mostra estreiou dia 26 de junho e recria cerca de 300 projetos de 75 artistas, designers e arquitetos da Vkhutemas,  ficando exposta até dia 30 de setembro.

    Entre os projetos recriados para “Vkhutemas: O futuro em construção (1918 – 2018)”, estão obras de artistas como Ródtchenko, Tátlin, Kandinsky, Maliévitch, El Lissítzki, Zaliésskaia e Komaróva. "Oferecemos ao público uma seleção sintética da produção de grandes mestres, com destaque para as estruturas físicas e tridimensionais de gesso Arkhitekton, criadas por Kazimír Maliévitch, o projeto A Cidade Flutuante, do arquiteto Gueórgui Krútikov, as peças de roupas desenvolvidas por Liubov Popova e Várvara Stepánova", cita a pesquisadora de cultura russa e curadora da exposição, Neide Jallageas. 

    "A exposição se afasta de uma proposta museológica, ou seja, da apresentação de obras originais. Nossa intenção era realizar um resgate histórico da Vkhutemas, com a reconstrução material dos acervos, e promover uma discussão ampla sobre as pedagogias e os processos da escola, que revolucionaram as artes e o design modernos e até hoje reverberam nas mesas de criação por todo o mundo", explica Celso Lima, pesquisador da história do design e curador da mostra.

     

    Serviço

    “Vkhutemas – O futuro da Construção 1918-2018”
    De 3/07 a 30/09
    Sesc Pompéia: r. Clelia, 93, Pompeia, SP
    Entrada gratuita

    (0) Comentar
  • Geral

    Quarta-Feira, 27 de Junho de 2018

    O Brasil continua nos dando alegria no futebol e estamos todos torcendo juntos para o hexa vir! Por isso, se liga nos horários de funcionamento da ALDEIA durante os jogos da seleção! 

    A imagem pode conter: texto

    Dia 27/06 (quarta-feira) - Brasil X Sérvia - 15:00h
    Horário de funcionamento - das 08:00h às 14:30h.

    (0) Comentar
  • Casa Aldeia

    Quinta-Feira, 21 de Junho de 2018

    Amanhã nossa seleção entra em campo mais uma vez! O time Aldeia já está preparado para torcer para o Brasil! Quem mais está otimista aí?A imagem pode conter: 17 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e atividades ao ar livre

    É dia de reunir os amigos e preparar o almoço após o jogo. Para isso, anote a dica aí: monte uma mesa com as cores da seleção e deixe tudo mais alegre com a linha Aldeia Casa!

    A imagem pode conter: mesa e área interna

    E se liga nos horários de funcionamento da Aldeia durante os jogos para não perder nenhuma chance  de ter os melhores produtos para sua casa! 
    Para a primeira rodada de jogos do Brasil teremos os seguintes horários:
    Dia 22/06 (sexta-feira) - Brasil X Costa Rica - 09:00h
    Horário de funcionamento - das 12:00h às 19:00h

    Dia 27/06 (quarta-feira) - Brasil X Sérvia - 15:00h
    Horário de funcionamento - das 08:00h às 14:30h

    A imagem pode conter: texto

    Somos Aldeia, somos Brasil! 

    (0) Comentar
  • Geral

    Sexta-Feira, 15 de Junho de 2018

    A Copa do Mundo começou e para você se programar, aqui está o horário de funcionamento da Aldeia nos dias de jogos do Brasil! 

    Para a primeira rodada de jogos do Brasil teremos os seguintes horários:

    Dia 22/06 (sexta-feira) - Brasil X Costa Rica - 09:00h
    Horário de funcionamento - das 12:00h às 19:00h


    Dia 27/06 (quarta-feira) - Brasil X Sérvia - 15:00h
    Horário de funcionamento - das 08:00h às 14:30h

    Quem está otimista aí? 

    (0) Comentar
  • Viagem

    Segunda-Feira, 04 de Junho de 2018

    Se você está de passagem comprada para a Rússia e quer aproveitar para conhecer o melhor de Moscou entre um jogo de futebol e outro, fique atento: 

    Moscou é a capital da Rússia e a segunda cidade mais populosa da Europa. É também um importante centro político, econômico, cultural, científico, religioso, financeiro e educacional da Rússia e do continente. A capital também é a sede do Kremlin, uma antiga fortaleza que é hoje a residência do presidente russo e sede do poder Executivo do governo da Rússia. O Kremlin é também um dos vários Patrimônios da Humanidade na cidade.

    A Praça Vermelha é uma das principais atrações de Moscou, conhecida pelos desfiles militares soviéticos durante a era da União Soviética e onde acontecem shows. A Catedral de São Basílio, um dos cartões postais da cidade, foi erguida entre os anos de 1555 e 1561. Já o metrô de Moscou vai ser um capítulo à parte no Mundial. Ele abrange toda a cidade, do Kremlin a lugares mais distantes. Suas linhas são ordenadas por cores.

    Foto: Elena Rzhevskaya

    Há uma Moscou ao ar livre, com seus monumentos e prédios estatais imponentes, alguns beirando o Rio Moscou, e outra debaixo da terra, subterrânea, com as lindas e históricas estações de metrô e shoppings que afundam na terra. 

    Vale conferir!

    (0) Comentar
  • Aldeia

    Quinta-Feira, 12 de Junho de 2014

    O Brasil é o nosso PAÍS!

    (0) Comentar
Loja Goiânia

(62) 3093 1717

Newsletter

Para receber as novidades da Aldeia, cadastre seu e-mail aqui: