• Arquitetura

    Sexta-Feira, 09 de Dezembro de 2016

    A Itália é conhecida pela excelência de seus vinhos. Mas o que nem todo mundo sabe é que algumas das vinícolas do país foram projetadas e construídas por famosos arquitetos, que deram aos locais um ar próprio, moderno e impressionante. Conheça, então, 5 vinícolas que movimentam o turismo enológico não apenas pelo vinho, mas também pela arquitetura!

    Distilleria Nardini

    O renomado arquiteto italiano Massimiliano Fuskas deu vida, em 2004, a uma vinícola bem criativa composta em parte por duas gigantes esferas de vidro suspensas. Localizada em Bassano del Grappa, na província de Vicenza, a Distilleria Nardini se transformou em um espaço de pesquisa e onde a cultura da grapa pode ser ensinada em vistas guiadas, eventos e degustações.

    Cantina Petra

    Na pequena Suvereto, na província de Livorno, a vinícola Cantina Petra impressiona pela sua construção geométrica que faz uma leitura futurística dos antigos templos pré-colombianos. Com mármore de Verona, o arquiteto suíço Mario Botta projetou em 2003 a cantina na encosta de uma colina verdejante, entre maquis, oliveiras e bosques de cortiça.

    Tenuta Castelbuono

    A vinícola mais famosa da Úmbria é a Tenuta Castelbuono, uma das três cantinas da família Lunelli. Localizado em Berugna, na província de Perugia, o local é famoso pelo seu vinho quanto e pelo edifício/escultura em formato de cúpula, criado em 2012 pelo arquiteto e artista Arnaldo Pomodoro. O espaço lembra uma tartaruga, onde o casco com rachaduras representa os sulcos da terra e as pernas vermelhas são um símbolo de longevidade e de união entre o céu e a terra.

    Cantina Tramin

    A pequena Termeno sulla Strada del Vino, na província de Bolzano, é a cidade de origem de um grande vinho, o Gewürztramine, e de sua respectiva vinícola, a Cantina Tramin Kellerei. No extremo norte da Itália, o espaço foi projetado pelo arquiteto Werner Tscholl em uma eterna harmonia com o meio ambiente e com a natureza. Por isso, o edifício principal parece ser cercado por uma enorme rede metálica verde, que representa os vinhedos.

    Feudi di San Gregorio

    Inovadora e experimental, a vinícola Feudi di San Gregorio é extremamente ligada ao seu território, a histórica área da Irpinia, na região da Campânia. Construída em 2004 pelos arquitetos Hikaru Mori e Maurizio Zito e pelos designers Lella e Massimo Vignelli, a estrutura do local tem linhas simples, dando importância para a natureza com pequenos lagos, jardins e roseirais.

    Fonte: http://comidasebebidas.uol.com.br

    (0) Comentar
  • Sustentabilidade

    Segunda-Feira, 05 de Dezembro de 2016

    O arquiteto francês Maison Edouard François acredita que os edifícios podem ser usados como ferramenta para recuperar a biodiversidade local. Por isso, ele planejou um prédio capaz de espalhar sementes de plantas nativas pela cidade de Paris.

    O projeto foi apelidado de M6B2 Tower of Biodiversity e consiste em um prédio de uso misto, que abriga apartamentos residenciais, um centro comercial, creche e jardins. Enquanto a capital francesa segue uma tendência de ter prédios mais baixos, François planejou um edifício que fica, intencionalmente, bem acima dos demais.

    O M6B2 possui 50 metros de altura, que abrigam 16 andares. O desenho foi pensado justamente para facilitar a dispersão das sementes. Toda a estrutura é coberta foi uma tela de aço, que permite que as plantas se entrelacem e cubram o prédio. Como elas não estão juntas da parede e o prédio está em um nível acima dos demais, isso facilita a passagem do vento, que leva as sementes com ele.

    De acordo com o arquiteto, as espécies escolhidas para a composição são todas nativas, com o intuito de resgatar a vegetação rasteiras original e também atrair pássaros e outros animais para a cidade. Todos os andares possuem enormes varandas que contornam todo o edifício e o terraço é coberto com um enorme jardim.

    O prédio ainda conta com grandes janelas, que maximizam a entrada da luminosidade e ventilação naturais, reduzindo o uso de sistemas artificiais de refrigeração e iluminação.

    Fonte: http://ciclovivo.com.br

    (0) Comentar
  • Arquitetura

    Sexta-Feira, 02 de Dezembro de 2016

    Após anos de pesquisa de campo, o arquiteto canadense Siamak Hariri encontrou perto de Santiago, Chile, o espaço perfeito para construir o nono e último templo Bahá’í. Símbolo da fé monoteísta, que enfatiza a união de todas as pessoas, independente da religião, raça e gênero, a construção ganhou forma a partir do desafio de criar algo que não fizesse referência a nenhum outro ambiente religioso já conhecido.

    Seguindo a doutrina Bahá’í, Hariri projetou algo que também fosse universal. A área pertencia a uma escola local e foi modificada para garantir a livre circulação dos visitantes e o aproveitamento da natureza.

    A única exigência Bahá’í para a construção de seus templos é em relação ao formato. Um eneágono com, portanto, nove entradas, simbolizando a chegada de pessoas por todas as direções do globo, para meditar, rezar ou apenas conhecer.

    Tendo isso em mãos, Hariri trouxe das formas orgânicas inspiração para desenvolver a estética externa do templo. A luz natural entrou como protagonista nas projeções da extensão do local, que acabou como uma espiral ovalada.

    Visto de fora, o templo mergulha na paisagem dos Andes. Porém, no seu interior, a sensação é outra: ao olhar para o teto, a sensação é de elevação, em direção a luz, aos céus. Um verdadeiro escape, principalmente dos roteiros convencionais do Chile.

    Fonte: http://casavogue.globo.com

    (0) Comentar
  • Geral

    Quinta-Feira, 01 de Dezembro de 2016

    Hoje esteve no nosso showroom a turma do curso de Design de Interiores da PUC, comandada pela professora arquiteta Marília Teixeira!

    Muito curiosas e interessadas, as alunas participaram com entusiasmo das nossas explicações técnicas. Até a professora aproveitou para se inteirar do  que há de mais atual no mercado!

    É sempre uma alegria e uma grande honra poder contribuir com o aprendizado dos novos profissionais.

    Afinal, conhecimento nunca é demais.

    Sejam sempre bem-vindas à nossa casa!

    (0) Comentar
  • Revestimentos

    Quarta-Feira, 07 de Dezembro de 2016

    Cada lugar revela uma forma especial de beleza. Os cenários URBANOS são marcantes em sua imponência, originalidade e sobriedade. As paisagens BUCÓLICAS e silvestres são pura exuberância. A arte e a HISTÓRIA, presentes em cada canto do mundo, traduzem sentimentos únicos. Essas foram as inspirações da CERÂMICA PORTINARI nas suas mais novas coleções!

     

    Alameda Be

    Caminhar em um dia ensolarado por uma rua ladeada por floridos Ipês traz a calma da vida simples do campo para as grandes cidades. As avenidas de Brasília, com o colorido dos Ipês amarelos, brancos e roxos, foram a base para a criação desta coleção: um porcelanato que reproduz a MADEIRA clara característica dos Ipês, em um tom quente de mel.

     

    Brooklyn

    O estilo do BROOKLYN inspirou os três tons e o design de metal desta coleção. Após o crescimento industrial do período pós-guerra, as pessoas foram viver nos galpões das fábricas – espaços amplos, altos e com tubulações e materiais aparentes, que se popularizaram como lofts nos anos 80 e fizeram com que as indústrias se tornassem lares funcionais e elegantes. Esse estilo de vida e de decoração conquistou o mundo e está presente nesta coleção.

     

    Cosmopolitan

    O efeito estético ousado do cimento bruto foi explorado no design dessa coleção, que buscou inspiração nas cidades COSMOPOLITAS espalhadas pelo mundo. A particularidade desse cimento está na sua aparência nua e crua, com pedras, areias e marcas de madeira aparente.

     

    Detroit

    O visual do cimento presente nos centros urbanos desponta como um elemento-chave na decoração. O aspecto rústico contrasta com uma elegância minimalista no design dessa coleção, que foi inspirada nas cenas urbanas de DETROIT, cidade que foi berço da indústria automobilística. Esse grande polo industrial dá vida a essa coleção de porcelanato cimentício em três diferentes tons.

     

    Metalli

    O visual do METAL é tendência na arquitetura moderna. Essa coleção é inspirada em uma chapa de metal nova, que ainda expõe marcas de óleo e um leve brilho. O estilo industrial é trazido ao porcelanato em dois tons de cinza e mais uma peça decorada com formas geométricas e contínuas em um relevo baixo. A criatividade é que vai determinar o diferencial para esta coleção, que pode ser explorada em todo o ambiente ou em pontos de destaque.

     

    Patagônia

    Uma das regiões mais selvagens e belas do Planeta, a PATAGÔNIA Chilena é o palco principal da Catedral de Mármore, localizada no Lago Carreira. As belas cavernas de mármore formam uma paisagem única em contraste com as águas azuis do lago. O vento e a água poliram a pedra ao longo dos anos e deixam à vista os veios fortes e marcantes. Esse visual deslumbrante foi trazido para a superfície do porcelanato em um fundo neutro.

    Venha até a Aldeia e permita-se encantar pelos produtos da Cerâmica Portinari!

    Fonte: Cerâmica Portinari.

    (0) Comentar
  • Revestimentos

    Quarta-Feira, 30 de Novembro de 2016

    O passado, o presente e o futuro se encontram na MOSARTE. Inspirações que transcendem o tempo e o espaço são traduzidas para as mais belas criações. Na busca por referências, a Mosarte foi à Escócia do século XIII, à Op-art dos anos 1960 e até ao brilho da luz que envolve os planetas. O resultado? Um universo de possibilidades!

     

    Tartan

    Símbolo dos clãs escoceses no século XVIII, o tecido tartã ficou conhecido mundialmente nos anos 1960, quando o piloto de Fórmula 1 Jackie Stewart trouxe a característica estampa geométrica para seu capacete de corrida. Referências como essas são provas de que o clássico desenho geométrico é eterno. O TARTAN é uma releitura da padronagem QUADRICULAR e une história e contemporaneidade em um Mosarte singular.

     

    Quadratto Semplice

    Com muita personalidade, o descontraído QUADRATTO SEMPLICE usufrui da geometria com desenhos cheios e vazados para oferecer novas possibilidades a cada paginação.

     

    Rattan Semplice

    O RATTAN SEMPLICE transformou a beleza das tramas indianas em um Mosarte versátil e de fácil aplicação. Como o produto é espelhado, ele pode ser fixado dos dois lados de uma estrutura de vidro para formar divisórias. Para deixar a imaginação fluir.

     

    Linea 77 Nero

    Este produto foi criado pela renomada arquiteta Vivian Coser para compor seu ambiente na Casa Cor São Paulo 2016, o lounge da Baccarat, grife de luxo francesa conhecida pela estética clássica. Em seu projeto a arquiteta optou por linhas minimalistas e atemporais para receber as peças da marca. Além do desenho do produto, Vivian Coser também o batizou de LINEA, por conta das listras e 77 por ser seu número da sorte.

     

    Luce Grigio

    Com um círculo perfeito em seu centro, o BRILHO dos astros e seus mistérios encantam há séculos. Esse fascínio foi a inspiração do Mosarte apelidado de “luz”, perfeito para quem busca mais requinte em seu dia a dia.

     

    Ópus Plissê

    ÓPUS foi projetado para captar a intensidade da luz em ângulos diferentes, criando efeitos variados conforme a posição de seu espectador. O sucesso desse produto abriu portas para outras formas e novas sensações.

    Venha até a Aldeia e surpreenda-se com os produtos Mosarte!

    Fonte: Mosarte.

    (0) Comentar
  • Sustentabilidade

    Segunda-Feira, 28 de Novembro de 2016

    Em um trecho exuberante de praia no México, ao norte de Acapulco, existe um resort sustentável chamado Playa Viva.

    O resort recentemente inaugurou uma casa na árvore de dois andares, projetada pelo escritório Deture Culsign, que fica em Chicago.

    Feita de bambu, a construção cilíndrica movida a energia solar oferece uma vista fantástica do Oceano Pacífico. Completamente sustentável, com uma paisagem paradisíaca de brinde.

    Com 65 metros quadrados, a construção foi feita para “intrigar visualmente e chamar a atenção para estratégias sustentáveis capazes de entregar uma experiência natural imersiva para os visitantes”, conforme o site da Deture Culsign afirma.

    A casa na árvore fica a quase dois metros do chão em meio a palmeiras, que funcionam como piers naturais.

    A construção possui um quarto com cama king, área de descanso, rede instalada no piso e banheiro privativo.

    A execução da obra ficou por conta da empresa californiana ArtisTree.

    Fonte: http://canhotices.com.br

    (0) Comentar
  • Arquitetura

    Sexta-Feira, 25 de Novembro de 2016

    Os europeus adoram um retrofit, principalmente quando ele resgata construções antigas, em ruínas e traz as características originais de um espaço a uma forma melhor. É o caso desta casa, que era um moinho abandonado.

    O escritório inglês Rural Design, especializado em obras de fazenda, recuperou as paredes antigas e fez adições modernas, que a trouxeram ao século 21.

    O projeto, localizado em Lochussie, no Reino Unido, já recebeu quatro prêmios, muitos deles devidos à arquitetura que faz um passeio interessante entre o passado e o presente.

    Um novo volume se integra à obra de pedras, e o resultado é uma residência bem iluminada, por meio de panos de vidro.

    Dos quartos, vê-se a paisagem mais ampla da região.

    Um pátio interno é o foco da casa, de generosos 350 m².

    No entorno, um agradável jardim com degraus, seguindo a irregularidade do terreno, é o arremate perfeito para as temporadas de descanso no campo.

    Fonte: http://casavogue.globo.com

    (0) Comentar
  • Louças e metais

    Quarta-Feira, 23 de Novembro de 2016

    Nascida em Nova York entre 1950 e 1970, a estética INDUSTRIALveio para transformar grandes galpões em lofts e ateliês. Caracterizada por concreto, vigas, conduítes metálicos, colunas e tubulações expostas, o estilo que valoriza o aspecto bruto e NATURAL fica mais completo com o lançamento da Linha Industrial, da DOCOL.

    O mix é composto por torneira e misturador para cozinha e lavatório, além de acabamento para válvula de descarga e registro.

    As peças de cor latão são montadas na forma bruta, num processo quase ARTESANAL e a parte externa não recebe tratamentos posteriores, mantendo a originalidade e destacando a beleza da imperfeição.

    Apartamentos, escritórios, restaurantes e uma série de ambientes residenciais e comerciais com estilo industrial podem incorporar os produtos da linha.

    No interior das peças, componentes que garantem ECONOMIA de água e conforto: o cartucho cerâmico ¼ de volta, mais resistente e prático; e o arejador que evita os desconfortáveis respingos e ainda economiza água. Os itens também possuem a Garantia Toda Vida, que atesta a qualidade e confiança dos produtos Docol.

    Venha até a Aldeia e conheça mais sobre a Linha Industrial, da Docol!

    Fonte: Docol.

    (0) Comentar
  • Revestimentos

    Quinta-Feira, 17 de Novembro de 2016

    Destaque no segmento de pisos e revestimentos cimentícios, a CASTELATTO oferece uma linha completa de produtos premium para revestir pisos e paredes, com grande variedade de formatos, cores e texturas, com as mais INOVADORAS soluções para todos os ambientes e estilos.

    Atenta às tendências de DESIGN, seus produtos imprimem um visual exclusivo aos espaços e permitem a personalização dos ambientes com incontáveis paginações.

    Prova disso é a linha PACIFIC, que tem como diferencial a presença de conchas marinhas na composição, trazendo agradáveis evocações do MAR.

    Trata-se de um revestimento com visual INUSITADO que pode ser explorado pelas diferentes composições do mosaico. Atende diferentes estilos arquitetônicos, sendo um produto VERSÁTIL e ELEGANTE.

    Venha até a Aldeia e saiba mais sobre os produtos Castelatto.

    Fonte: Castelatto.

    (0) Comentar
  • Posts anteriores
  • Loja Goiânia

    (62) 3093 1717

    Newsletter

    Para receber as novidades da Aldeia, cadastre seu e-mail aqui: