• Sustentabilidade

    Terça-Feira, 26 de Junho de 2018

    Londres  é um dos muitos no mundo que desejam cumprir os tratados de energia do Acordo de Paris. Para isso, o órgão regulador da cidade anunciou planos para obter 100% de sua energia elétrica de fontes renováveis até outubro de 2018 e eventualmente tornar a capital uma cidade com zero emissões de carbono até 2050.

    (Divulgação/Divulgação)

    Segundo o governo, a cidade planeja instalar painéis solares em construções locais, investir mais em energia solar e eólica e também comprar energia limpa.  A iniciativa faz parte de um programa maior chamado “Energy for Londoners Programme”, cujo investimento pode chegar a £34 milhões para transformar casas e espaços de trabalho em locais mais eficientes. “Terceirização 100% de energia renovável nos fará mais limpo e mais verde, reduzindo a nossa dependência da rede convencional”, disse o presidente da Câmara Municipal de Política de Londres e Comitê de Recursos Catherine McGuinness em um comunicado . “Estamos sempre olhando para o impacto ambiental do nosso trabalho e espero que possamos ser um farol para outras organizações seguirem o exemplo.”

     

    (0) Comentar
  • Design

    Quarta-Feira, 02 de Maio de 2018

    A linha Panch, assinada pelo designer Francois Chambardançada e lançada durante o Salão do Móvel de Milão 2018, é uma série de móveis capazes de gerar sua própria energia. São três gabinetes e uma cortina de arame todos munidos de baterias que duram até 24 horas e são carregadas através de painéis solares fixados em um banco outdoor - também assinado pelo estúdio.

    Designer cria linha de móveis capaz de gerar energia (Foto: Divulgação)
     
    Assim, cada peça de mobiliário funciona como sua própria rede elétrica e alimenta de forma autonôma todos seus dispositivos internos, como espelhos giratórios, sensores de iluminação, caixas de som e pontos de carregadores.  
     
    Designer cria linha de móveis capaz de gerar energia (Foto: Divulgação)
     
    Designer cria linha de móveis capaz de gerar energia (Foto: Divulgação)

    Com uma abordagem lúdica e prática, os móveis da linha Patch ainda consegue, ao menos segundo os designers do UM Project, gerar e armazenar enegia suficiente para alimentar um micro-apartamento. Resta saber aonde ficariam os painéis solares neste caso!

     

    (0) Comentar
  • Curiosidades

    Sexta-Feira, 01 de Agosto de 2014

    O Estado de Schleswig-Holstein, no norte da Alemanha, vai utilizar somente energias renováveis em 2014 e tem como objetivo, gerar 300% de energia verde, o que conseguirá suprir por completo suas necessidades.

    A evolução quanto aos meios ecológicos e sustentáveis de manutenção da vida atual ainda está engatinhando, mas a Alemanha já é um grande exemplo a ser seguido. O país quebrou recordes importantes nos últimos tempos, como o abastecimento de 74% de energia limpa no país todo durante o meio do dia.

    Este trabalho começou há mais de 25 anos em Schleswig-Holstein. Agricultores e moradores começaram a investir bilhões de euros para descentralizar a produção de energia, e aos poucos foram conquistando seus objetivos, até chegar ao surpreendente resultado que vemos hoje.

    Há oito anos atrás, a energia eólica gerada era de apenas 30%. Já em 2011, a cidade de Wildpoldsried, em Baviera, atingiu surpreendentes 321% de energia renovável gerada, faturando 4 milhões de euros com a venda para o restante do país.

    E o mais motivante nisso tudo é que esse trabalho ainda está no começo, os alemães projetam que até 2030 a capacidade eólica marítima pode chegar até 25.000 MW e em terra poderia ter até 6.000 MW.

    (0) Comentar
Loja Goiânia

(62) 3093 1717

Newsletter

Para receber as novidades da Aldeia, cadastre seu e-mail aqui: