Paisagismo
O ano novo finalmente chegou e podemos dizer que teremos muitas alegrias, mas também muito trabalho e possivelmente estresses no dia a dia. Cuidar de plantas pode ser uma ótima alternativa para acalmar em meio a rotina agitada, por isso separamos uma dica fácil para que você comece a trazer mais vida e calmaria para casa!
Caracterizada por partes carnudas que ajudam a reter a água em climas áridos, as plantas suculentas exigem solos arenosos e escorregadios bem drenados, muito pouca água e muita luz solar. Além disso, eles se propagam com muita facilidade. Uma folha ou corte arrancado de uma planta suculenta vai enraizar e se tornar uma nova planta, o que significa que você pode compartilhar e trocar plantas entre seus amigos ou em comunidades.
Suculentas podem ser facilmente reproduzidas com um corte de folhas. Simplesmente parta uma folha do caule principal, assegurando-se de que haja uma quebra limpa e sem muitos danos, depois deixe por alguns dias para curar e formar o seu próprio caule. Coloque a folha na superfície do solo e pulverize com água a cada poucos dias. As raízes aparecerão à medida que a folha for buscar por água, e novos nós de folha se formarão. Neste ponto, você pode plantar seu bebê e vê-lo se transformar em uma suculenta madura.
Via Casa e Jardim
Paisagismo
Os terrários comprovam: seja qual for o tamanho da sua casa, sempre cabe um pouco de verde! Para criar o seu, basta seguir o passo a passo e dar vida a este arranjo de minissuculentas. Além de enfeitar e trazer vida ao ambiente, são uma ótima opção de presente para as casas novas de pessoas queridas!
Você vai precisar de:
Recipiente de vidro ou acrílico (usamos um aquário com 18 cm de altura)
Minissuculentas (nossa seleção inclui carpete-dourado, aortia, orelha-de-gato, planta-pérola e echevéria)
Pedriscos
Terra vegetal
Pá de jardinagem
Comece formando uma camada de pedriscos no fundo do recipiente.
Coloque terra vegetal suficiente para cobrir todos os torrões das mudas.
Plante as minissuculentas deixando intervalos de 2 cm entre elas. Tome cuidado para não danificar as raízes. A fim de montar uma bela composição, a dica é combinar espécies de diferentes tamanhos e formatos.
Se algum cantinho precisar de mais terra, acrescente um punhado delicadamente.
Finalize com mais pedriscos. Para a manutenção, bastam algumas colheradas de água, duas vezes por semana, pois as suculentas pedem pouca rega.
Fonte: http://minhacasa.uol.com.br