• Arquitetura

    Quinta-Feira, 07 de Junho de 2018

    O Brasil terá em 2020, o 1º prédio feito de madeira. O projeto assinado pela Triptyque, um conceituado escritório de arquitetura franco-brasileiro, foi apresentado durante a Bienal de Veneza. 

    Floresta Urbana - Triptyqye (Foto: Divulgação)

    Foto: Divulgação

     

    A ideia é construir um edifício inteiro, em um terreno de 1.025 m² na Vila Madalena, em São Paulo, com a base feita de CLT, material laminado de madeira pinus de reaproveitamento bem famoso na Alemanha, na região escandinava e no Japão, mas que ainda é novidade no mercado brasileiro. Além de ser uma escolha mais sustentável de construção, a vantagem está no tempo médio de obra reduzido de três anos para menos de um ano, se comparado com o nosso conhecido tijolo de alvenaria.

    Os sócios do Triptyque Gui Sibaud, Olivier Rafaelli, Carol Bueno e Greg Bousquet (Foto: Divulgação)

    Foto: Divulgação - Sócios do Triptyque
     
    Intitulado Amata, mesmo nome da empresa de florestamento que colaborou com o projeto, o edifício foi pensado para que “os espaços comum e privado interajam com a cidade e com o meio-ambiente. Vamos ter reaproveitamento de energia solar, controle térmico e peças de reuso de água. Trabalhamos com o conceito de biofilia, onde tudo é integrado de forma eficiente. O térreo, por exemplo, poderá ser acessado por duas ruas diferentes.”, explica  o arquiteto Sávio Jobim. O empreendimento Floresta Urbana prevê uma torre de 13 andares composta por espaços múltiplos divididos entre residência, coworking, lojas e até restaurante.  
    Floresta Urbana - Triptyqye (Foto: Divulgação)
    Foto: Divulgação

     

    (0) Comentar
  • Madeira

    Quarta-Feira, 06 de Junho de 2018

    Ainda dá tempo de visitar os ambientes na CASACOR Góias e conferir todos os produtos da Aldeia que fazem parte da mostra! 
    Nas imagens, a seguir, o Studio do Golfista de Kerley de Melo com piso de madeira Quaruba Atelier!

    Como sempre, um ambiente aconchegante, feito para estar e ficar. 

    (0) Comentar
  • Madeira

    Terça-Feira, 15 de Maio de 2018

    A linda Duju Pâtisserie projetada pelo arquiteto Eduardo Medeiros com piso unique chamonix da Aldeia.

    Seus desenhos contínuos e réguas mais largas, além de emendas invisíveis deixam o ambiente com um visual elegante e aconchegante. Tudo isto graças à inovadora tecnologia Endless Beauty.

    A linha de pisos Durafloor resgata os longos e nobres assoalhos de madeira e mostra uma interpretação moderna da espinha de peixe. Ao ser combinada com elementos que variam do moderno ao vintage, cria contrastes interessantes, permitindo a personalização do espaço. Seu desenho é ideal para quem deseja criar a sensação de movimento e dinâmica.

     

    Neste ambiente de tons pastéis da CASACOR Góias, há também vários elementos arquitetônicos que remetem ao U da logomarca. Ele é citado no acesso em formato de arco, nas mesinhas laterais e até no revestimento em madeira que percorre paredes e o teto. 

    Visite a CASACOR Góias e não deixe de conferir esse e outros ambientes em que a Aldeia está presente!

    (0) Comentar
  • Madeira

    Segunda-Feira, 16 de Abril de 2018

    Localizado na costa leste da Tasmânia, esse observatório reserva alguns pedaços lindos da paisagem australiana. Com esse transporte de madeira, os visitantes são convidados a explorar a vista de dentro e ao redor do Brown Brothers Winery! 
    Aqui na Aldeia também amamos madeira e ela sempre está presente nos ambientes mais especiais! Venham conferir os lançamentos durante a semana.

    (0) Comentar
  • Revestimentos

    Quinta-Feira, 05 de Abril de 2018

    Revestimentos originais, como mármore, granito, madeira e cimento, têm seu público cativo. Por outro lado, demandam um investimento mais alto e nem sempre são práticos de limpar e manter. Pensando nessa economia e funcionalidade facilitada, diversas marcas criam revestimentos para pisos e paredes que imitam os materiais nobres e que não ficam devendo nada em termos de fidelidade às características originais dos produtos. Inspirada em uma antiga técnica japonesa com o objetivo de proteger a madeira por meio da queima de suas camadas superficiais, a linha Shou Sugi Ban, da Castelatto, retrata com fidelidade esta prática. Seja no padrão, textura e tonalidade das placas, causando um efeito único no concreto arquitetônico.

    Detalhe da linha Shou Sugi Ban da Castelatto, que imita madeira. (Castelatto/Reprodução)

     

    Nós adoramos! Inspire-se:

    Linha Shou Sugi Ban da Castelatto. Foto: Favaro Jr./Divulgação

    .

    (0) Comentar
  • Exclusividade

    Domingo, 25 de Fevereiro de 2018

    Quem também quer aproveitar o domingo para descansar? Um ótimo dia a todos com o painel de madeira #produtoexclusivoAldeia neste quarto lindo projetado por Dileia Bezerra!

     

    (0) Comentar
  • Madeira

    Segunda-Feira, 19 de Fevereiro de 2018

    As arquitetas do Studio Pikaplus, Jana Hladnik Tratnik e Tina Lipovž criaram um refúgio de 82 m² nas colinas próximas ao município de Idrija, na Eslovênia. O clima adverso da região pedia um abrigo que garantisse conforto térmico e integração com a natureza ao redor. Por isso, paredes e fachada foram revestidas de madeira, material que garante a atmosfera macia e quente, ajudando também a fundir casa e entorno. Em prol ainda do mínimo impacto, a implantação se deu numa clareira, medida que não perturbou a paisagem. E endossando as soluções de efeito térmico, os painéis de vidro laminado duplo criaram quadros de apreciação da vista.

     (Miha Bratina/Divulgação)

     

    “Queríamos desfocar a linha entre dentro e fora, criando ao mesmo tempo um ambiente interno que replicasse a sensação de estar ao ar livre”, contam. Até a posição do sofá foi pensada para mirar lá fora.

     (Miha Bratina/Divulgação)

     

    Compacta, a casa tem apenas os ambientes essenciais, com o térreo integrando áreas de refeição e de estar. Mesmo do mezanino, onde estão os quartos, com guarda-corpo de vidro, é possível apreciar a paisagem sem obstruções.

     (Miha Bratina/Divulgação)

     

    Com a estrutura de metal camuflada pelo acabamento de madeira clara, o projeto assume a inclinação de chalé da cobertura, encaixando as camas dos dois quartos existentes ao longo do pé-direito.

     (Miha Bratina/Divulgação)

    (0) Comentar
  • Pisos

    Terça-Feira, 13 de Fevereiro de 2018

    Alguém querendo relaxar nesse carnaval? Uma linda inspiração com piso Madeyra Vecchia Tabacco! 


    Projeto: Débora Aguiar

    (0) Comentar
  • Pisos

    Quinta-Feira, 01 de Fevereiro de 2018

    Adora o aspecto de madeira, mas não quer investir no material? Você pode aderir ao porcelanato com o mesmo aspecto!

    O porcelanato amadeirado é mais barato, mais resistente e muito mais fácil de limpar, isso tudo sem perder o ar de aconchego que a madeira traz quando reveste o chão e paredes. O revestimento que imita madeira normalmente é utilizado em pisos pela boa durabilidade, mas também pode servir como revestimento para as paredes de quase qualquer cômodo da casa (incluindo área externa, banheiros e cozinhas, já que as peças aguentam água). Além disso, ele é adaptável a todos os estilos de decoração – os que são mais fiéis a cor natural da madeira ficam ótimos em ambientes mais rústicos, enquanto os acinzentados, por exemplo, conferem um tom mais moderno ao cômodo.

    Foto: MeuApartamentinho

     

    Gostou? Aqui na Aldeia Acabamentos temos lindas opções, venham conhecer! 

    (0) Comentar
  • Design

    Terça-Feira, 23 de Janeiro de 2018

    O estúdio de design sueco Stoft Studio lançou uma coleção de gabinetes, inspirada no comportamento natural da madeira, que está causando alvoroço mundo afora. Desenhada para a exposição What’s your DNA durante o Dutch Design WeekWhittle Away, que significa talhar em tradução livre, consiste em dois armários que parecem descascar-se.

     

    A exposição reuniu trabalhos de 9 estúdios de design suecos, todos do Condado de Escânia, no sul da Suécia, visando mostrar os talentos emergentes presentes nessa área. Com isso em mente, Stoft produziu algo que realmente passasse a essência, o DNA do estúdio, que fabrica suas peças manualmente com técnicas passadas de geração para geração. 

     

     

    Os armários foram feitos de madeira de pinho e cobertos por uma camada de cera dura que forma uma espiral quando cortada da árvore, revelando uma superfície completamente nova por trás de seu casco. A primeira camada de madeira se retorce, como se estivesse de fato descascada, revelando os painéis pintados à mão em laranja, rosa e cinza com tintura natural de algas.

     

    (0) Comentar
  • Posts anteriores
  • Loja Goiânia

    (62) 3093 1717

    Newsletter

    Para receber as novidades da Aldeia, cadastre seu e-mail aqui: