Exposições/ Mostras
Uma das mais importantes artistas brasileiras, Tarsila do Amaral (1886–1973) ganhou uma exoposição solo no Museum of Modern Art (MoMA), em Nova York. “A Tarsila do Amaral é uma figura fundacional da história do modernismo na América Latina”, o museu disse sobre a mostra, organizada em parceria com o também americano Art Institute of Chicago.
“Tarsila do Amaral: Inventing Modern Art in Brazil”, a primeira mostra nos Estados Unidos dedicada à artista, abriu no dia 11/02 com direito a uma superdivulgação na Times Square.
Os mais de 100 trabalhos expostos, traz como foco a produção da artista desde 1920, terminando com seus trabalhos do começo dos anos 30 e incluem pinturas, esboços, fotografias e desenhos que podem ser visitados até 3/06.
Se estiver de passagem por NY, vale conferir e prestigiar o trabalho do fruto da nossa terra!
Exposições/ Mostras
A Mostra Artefacto 2018 estará aberta para o público a partir de hoje, dia 10, e permanecerá o resto do ano em cartaz na capital paulista. Em sua 27ª edição, 11 arquitetos e designers se inspiram em momentos gloriosos de produções cinematográficas, traduzidos em lofts primorosamente montados. Filmes como La Dolce Vita, 007, Coco Chanel e O Diabo Veste Prada influenciaram na escolha dos detalhes de cada espaço – que apresentam, em diferentes estilos, interiores superelegantes.
Os profissionais envolvidos no projeto são Debora Aguiar, Denise Barretto, Erika Queiroz, Chris Hamoui, Fabio Morozini, João Armentano, Leo Maia, Marta de Sá, Mauricio Karam, Patricia Penna e Ricardo Pessuto cujo paisagismo complementa o espaço de Maurício Karam no rooftop. Além dos 10 ambientes, a arquiteta e diretora criativa da marca, Patricia Anastassiadis, assina o showroom com uma coleção de mobiliário inédita e exclusiva para a mostra. Confira os ambientes a seguir:
CHRIS HAMOUI - O DIABO VESTE PRADA
Inspirando-se no filme ‘O Diabo Veste Prada’ cuja protagonista, Meryl Streep, dispensa comentários, a designer de interiores Christina Hamoui criou um espaço que remete a uma mulher de personalidade marcante, independente e decidida, assim como a personagem interpretada pela atriz. O ambiente mescla elementos clássicos com outros mais modernos em tons terrosos, por exemplo. O uso de lustres em contraste com os móveis contemporâneos da Artefacto reflete esta proposta.
PATRICIA PENNA - LA DOCE VITA
'La Doce Vita', filme da década de 1960, período que trouxe consigo uma nova estética em que influencia o design e decor até os dias de hoje, foi eleito pela arquiteta Patricia Penna para a mostra. A filmagem em preto e branco inspirou Patricia na criação de seu espaço cuja elegância intrínseca à mistura de tais cores, não deixa dúvidas quanto à sua homenagem. A explosão de cores no estúdio retrata a inquietude e a paixão peculiar de Federico Fellini na construção de seus personagens e realidades.
MAURICIO KARAM - O GRANDE GATSBY
Um recanto para receber amigos em torno da lareira inspirado no grande salão da casa principal do musical ‘O Grande Gatsby’, foi o ponto de partida para a criação do arquiteto Mauricio Karam. Tanto as músicas quanto as cores, mas principalmente, a riqueza de detalhes e a beleza estética do filme, encantaram o profissional. Chama a atenção a grande sala ‘oval’ do espaço em que móveis brancos e em tons avermelhados se contrapõem, ao mesmo tempo em que conversam, com outros em tons de dourado.
LEONARDO MAIA - 007 CONTRA GOLDFINGER
‘007 contra Goldfinger’, homenagem do arquiteto Léo Maia, resgata o Bond vintage, trazendo o personagem da saga para um espaço sedutor, sofisticado e com um toque de mistério em torno de um ícone de estilo e charme. O ambiente é uma ode à masculinidade elegante e moderna que se conecta perfeitamente com o mobiliário Artefacto no qual o arquiteto selecionou uma variada paleta de tons sóbrios.
JOÃO ARMENTANO - SABRINA
A fim de retratar o equilíbrio entre a força da mulher e a sua delicadeza, o arquiteto João Armentano homenageia o clássico ‘Sabrina’, estrelado por Audrey Hepburn. “Um ambiente leve, pensado, primeiramente, para acalmar a alma e oferecer conforto”, segundo Armentano que utiliza elementos que se destacam como a escolha que fez para os revestimentos e acabamentos, e que, consequentemente, favorecem o bem-estar com um toque a mais de elegância e conforto.
FÁBIO MOROZINI - ANIMAIS NOTURNOS
Com o estilo sofisticado e cosmopolita, o ambiente de Fábio Morozini oferece uma estética apurada, atrelada ao bem viver cercado do belo e da arte inspirados no filme de Tom Ford, ‘Animais Noturnos’. O destaque fica por conta das escolhas dos utensílios, das obras de arte e dos materiais nobres que remetem aos aspectos cinematográficos do filme.
ERIKA QUEIROZ - UM BOM ANO
Um ambiente que refletisse a suavidade e os valores familiares do filme ‘Um Bom Ano’, foi o ponto de partida para a criação da arquiteta Erika Queiroz. O espaço traz como principal atração a combinação de tecidos nobres, além de uma composição de cores neutras. A exclusividade da marcenaria que destaca a iluminação direta e decorativa, assim como o emprego de materiais sofisticados e mobiliário contemporâneo, imprimem funcionalidade e aconchego ao ambiente.
DENISE BARRETO - E LA NAVE VA
Denise Barretto se dedicou à pesquisa do clássico italiano “E La Nave Va” do cineasta Federico Fellini. A inspiração se deu pela história que se passa em uma viagem de navio, no início do século XX, repleto de itens característicos da época. O veludo, formas arredondadas, luminárias pendentes em tons neutros, como cinza e branco, rementem ao clima de despedida em que a história do filme acontece. Nos 120 m² do loft, a arquiteta retrata de forma elegante a linguagem da época.
DEBORA AGUIAR - COCO CHANEL
Debora Aguiar cria o link entre a moda e a arte, uma vez que o design de interiores está totalmente vinculado a tais tendências, e homenageia o filme Coco Chanel. Eleito pela arquiteta por se tratar de um ícone e que eterniza a estilista como símbolo máximo de sofisticação, Coco Chanel inspirou Debora a criar um espaço elegante e atemporal em que trouxe tons de pérola, bege e preto, predominantes em inúmeras coleções statement de Chanel, com detalhes de alta-costura em pesponta, costuras, desfiados, franjas etc. Ao mesmo tempo, o ambiente é moderno e estilizado, simplificado de adereços exagerados, onde o menos é mais, com elementos como madeira clara, metais dourados, veludos e sedas off white e nudes. Couros e camurças em texturas variadas, como tampos em arraia também em tons de off white, puffs em crôco preto, mesas em mármore preto, entre outros elementos, compõem o cenário, típico de um filme de hollywood.
MARTA DE SÁ - INVASÃO DE PRIVACIDADE
Em homenagem ao filme ‘Invasão de Privacidade’, Marta de Sá criou um ambiente que não poderia ser mais intimo e privativo: uma sala de banho. Abrir este ambiente implica em expor o local onde somente a alma é testemunha. As cores cinza cobalto, urano, preto fosco, trazem referência de contemporaneidade, apresentada no principal cenário do filme. Já o verde musgo reflete a floresta em que as folhas e até o amarelo do tapete, “são a ‘invasão’ do olhar, do pensamento que voa, vai e vem, traz, sem te tirar do lugar”, nas palavras da profissional.
PAISAGISMO DE RICARDO PESSUTO
Exposições/ Mostras
Durante os próximos cinco meses, Paris, receberá um mix de loja e mostra que promete surpreender adultos e crianças. Se você está com viagem programada para lá, já pode marcar na agenda! O Marni Market estará funcionando até maio no número 231 da Rue Saint Honoré, com uma seleção de produtos exclusivos, com cores e grafismos típicos da marca, à venda por lá.
Para propor experiências diferentes para quem passar por lá, o evento é dividido em três fases diferentes. Com isso, ao longo desse período de cinco meses, o espaço sofrerá algumas mudanças. Em janeiro, as estrelas do pedaço serão as marionetes de madeira e resina, supercoloridas. As vendas serão revertidas para a instituição Piccolo Principe, que cuida de crianças de 0 a 5 anos em Milão. De fevereiro a abril, o foco são as brincadeiras. Em cena, objetos, mobiliários e brinquedos sob medida para admirar e despertar o lado lúdicos de adultos e crianças. Por fim, de abril a maio, os visitantes vão encontrar os móveis feitos de PVC, metal e madeira na Colômbia, que vêm fazendo sucesso no salão do Móvel de Milão.
Uma mostra do que os artesãos podem fazer no universo do design.
Exposições/ Mostras
Chega à 17ª edição o “Goiânia Mostra Curtas”! Os 16 anos de realização ininterrupta demonstra o reconhecimento do festival como um dos mais expressivos do país, responsável por atrair, nesse período, aproximadamente 260 mil espectadores para cerca de 1.600 obras do cinema nacional em curta-metragem.
Este ano o festival acontece entre os dias 03 e 08 de outubro, no Teatro Goiânia, trazendo 5 mostras competitivas, além da “Curta Mostra Especial”, e articulando uma programação paralela que transita por palestras, debates, lançamento literário, oficinas, homenagens, atividades voltadas para o público infantil e atividades de formação. Incrível!
A Aldeia, como todos os anos, apoia este projeto!
Exposições/ Mostras
Famoso por suas obras com madeiras e outros elementos da natureza, o artista Hugo França expõe até o dia 13 de agosto, no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, sua mais nova obra: “Um tronco para Exu”, em referência à experiência de França na Bahia, bem como à sua conexão com Exu, orixá que, segundo o artista, tem imenso poder transformador.
A escultura é feita a partir do reaproveitamento da raiz de um pequi-vinagreiro com 1200 anos de idade. Sustentada por quatro pés finos, que a fazem parecer flutuar no meio do pavilhão, a escultura, na realidade, pesa cerca de quatro toneladas.
Exibindo suas marcas, rugas, veios e buracos, o artista dá um ar imponente ao que restou da árvore típica do Sul da Bahia cuja a matéria prima é, há tempos, reverenciada por França.
Nascido em Porto Alegre, Hugo França morou 15 anos em Trancoso, onde descobriu a possibilidade de usar a madeira de descarte, especialmente a de pequi, e iniciou o trabalho com matérias-primas naturais, uma das grandes marcas de suas obras.
Com design que sempre prioriza as formas orgânicas, Hugo França está presente em lugares como o Instituto Cultural Inhotim, onde encontramos mais de 100 esculturas mobiliárias do artista, a maioria de dimensões gigantescas como a nova obra do MAC.
Fonte: http://casavogue.globo.com
Exposições/ Mostras
Está aberta ao público desde o dia 07 de julho a exposição “Grandes Artistas Goianos”.
Siron Franco
Com serigrafias e desenhos de Siron Franco, Ana Maria Pacheco, Marcelo Moscheta, Carlos Scliar, Pitágoras, Leonam Fleury, além de obras de Fernando Costa Filho, Juliano Moraes e Suelita Costa, a exposição tem entrada franca e segue até agosto.
Pitágoras
Segundo a curadora da mostra, por reunir obras de coleção, não há um foco dirigido a um período específico. O objetivo é agrupar propostas estéticas que, embora realizadas por artistas distintos em períodos diferentes, em algum momento trazem alguns elementos e denominadores comuns.
Ana Maria Pacheco
Grandes Artistas Goianos
Local: Winiká (Avenida T-13, nº 711, Edifício Santorini, Setor Bueno).
Entrada franca
Mais informações: 4018-4680.
Imagens: Divulgação / Reprodução.
Cinema
A Aldeia é fiel incentivadora de projetos que disseminam o conhecimento. É da nossa natureza investir em cultura e educação!
Assim, mais uma vez a Aldeia participou como patrocinadora do Festival Goiânia Mostra Curtas, que aconteceu de 06 a 11 de outubro.
Na noite de encerramento da 15ª edição da mostra, ocorrida no último domingo, fomos homenageados em reconhecimento pelo apoio ao longo da história do festival.
Ficamos honrados com o carinho da organização do evento e muito felizes por mais um ano de parceria!
Geral
A temporada da CASA COR GOIÁS 2015 entrou na sua reta final. Mas ainda dá tempo de conferir os 10 encantadores ambientes patrocinados pela ALDEIA!
Não percam!
Geral
A Casa Cor Goiás abre hoje suas portas para o público, a partir das 16h. A visitação vai até 24 de junho, de terça a sexta, das 16 às 22h, e aos sábados, domingos e feriados, das 12 às 22h, na Rua Mário Bittar, nº 181, no Setor Marista. Não percam!
Geral
Em outubro começa a nova edição da mostra de curtas de Goiânia, o 14° Goiânia Mostra Curtas acontece dos dias 07 a 14 de outubro de 2014. A Aldeia acredita muito no poder criativo do Brasil e é apoiadora do festival, que na 14° edição presta uma homenagem aos vídeos independentes da década de 80, e vem com o tema: “Brasil 1980: Revolução Criativa da TV Independente”, e apresentará 82 filmes de curtas metragem.
Durante a abertura, ainda haverá uma homenagem ao artista Tadeu Jungle, considerado um dos principais nomes do vídeo independente dos anos 80. O Festival conta com a participação de produções de 17 estados brasileiros, selecionados de um recorde de 960 curtas inscritos.
14ª Goiânia Mostra Curtas
Quando: de 07 a 14 de outubro
Onde: Teatro Goiânia
Quanto: entrada franca
Mais informações: www.facebook.com/goianiamostracurtas