• Viagem

    Domingo, 15 de Julho de 2018

    A Copa do Mundo na Rússia, chega ao fim neste domingo (15) com a partida entre França e Croácia, no Estádio Luzhniki, em Moscou. Infelizmente nos despedimos precocemente, mas felizes por ela ter trazido tanta alegria e união em tempos difíceis! Foram momentos incríveis, imagens inesquecíveis, emoção a flor da pele... 

    Nenhum texto alternativo automático disponível.

     

    Em clima de despedida, vamos explorar um pouco mais a Rússia e sua arquitetura cheia de energia restauradora, que inspira criatividade e estimula novos começos.

     

    São Petersburgo é uma cidade da Rússia localizada às margens do rio Neva, na entrada do golfo da Finlândia. A cidade designou-se Leningrado de 1924 até 1991, e Petrogrado entre 1914 e 1924. A cidade possui canais que lembram Veneza, além de palácios maravilhosos, igrejas coloridas, lindos jardins, muita cultura, arte, ballets e grandes museus. A Igreja do Sangue Derramado, também conhecida como Igreja da Ressurreição, é dos cartões postais mais bonitos de St. Petersburg. Toda colorida, foi construída em 1881 em memória à Alexandre II. Na época soviética permaneceu fechada e na 2ª Guerra virou depósito de batatas.

     

    Valeu, Brasil! Valeu, Rússia!

     

    (0) Comentar
  • Exposições/ Mostras

    Quarta-Feira, 04 de Julho de 2018

    Enquanto a Copa do Mundo acontece na Rússia, por aqui a arte russa é recriada por brasileiros em exposição no Sesc!

    “Vkhutemas – O futuro da Construção 1918-2018”, apresenta projetos de arquitetura, maquetes, bandeiras de estamparias, roupas e mobiliários de artistas nacionais que se inspiraram na escola soviética criada na Rússia no começo do século passado. A escola surgiu em 1920 e se distanciava do movimento conhecido como “belas-artes”, funcionando como um espaço de experimentação, alinhada à vanguarda do pensamento estético, principalmente às correntes futuristas, suprematistas e construtivistas. Utilizando a arte como um instrumento educativo e de transformação social, os objetivos centrais da Vkhutemas eram democratizar o ensino, combater o analfabetismo e promover a emancipação feminina. A escola revolucionou a arquitetura da época, formando, em 1920, trinta mulheres na área – entre elas Liubov Zaliésskaia e Lidia Komárova. Ou seja, o ensino focava em artes, arquitetura e até moda… por isso, há que diga que ela foi a Bauhaus de Moscou! Muitas das propostas estavam alinhadas com o construtivismo.

    A escola soviética de artes Vkhutemas foi fechada em 1930 pelo regime stalinista. Dessa forma, uma das mais importantes revoluções artísticas do modernismo foi apagada. Pensando em mostrar a influência dessa escola e dos artistas que passaram por ela, o Sesc Pompeia realiza a exposição, com curadoria de Celso Lima e Neide Jallageas. A mostra estreiou dia 26 de junho e recria cerca de 300 projetos de 75 artistas, designers e arquitetos da Vkhutemas,  ficando exposta até dia 30 de setembro.

    Entre os projetos recriados para “Vkhutemas: O futuro em construção (1918 – 2018)”, estão obras de artistas como Ródtchenko, Tátlin, Kandinsky, Maliévitch, El Lissítzki, Zaliésskaia e Komaróva. "Oferecemos ao público uma seleção sintética da produção de grandes mestres, com destaque para as estruturas físicas e tridimensionais de gesso Arkhitekton, criadas por Kazimír Maliévitch, o projeto A Cidade Flutuante, do arquiteto Gueórgui Krútikov, as peças de roupas desenvolvidas por Liubov Popova e Várvara Stepánova", cita a pesquisadora de cultura russa e curadora da exposição, Neide Jallageas. 

    "A exposição se afasta de uma proposta museológica, ou seja, da apresentação de obras originais. Nossa intenção era realizar um resgate histórico da Vkhutemas, com a reconstrução material dos acervos, e promover uma discussão ampla sobre as pedagogias e os processos da escola, que revolucionaram as artes e o design modernos e até hoje reverberam nas mesas de criação por todo o mundo", explica Celso Lima, pesquisador da história do design e curador da mostra.

     

    Serviço

    “Vkhutemas – O futuro da Construção 1918-2018”
    De 3/07 a 30/09
    Sesc Pompéia: r. Clelia, 93, Pompeia, SP
    Entrada gratuita

    (0) Comentar
  • Geral

    Sexta-Feira, 15 de Junho de 2018

    A Copa do Mundo começou e para você se programar, aqui está o horário de funcionamento da Aldeia nos dias de jogos do Brasil! 

    Para a primeira rodada de jogos do Brasil teremos os seguintes horários:

    Dia 22/06 (sexta-feira) - Brasil X Costa Rica - 09:00h
    Horário de funcionamento - das 12:00h às 19:00h


    Dia 27/06 (quarta-feira) - Brasil X Sérvia - 15:00h
    Horário de funcionamento - das 08:00h às 14:30h

    Quem está otimista aí? 

    (0) Comentar
  • Viagem

    Quarta-Feira, 13 de Junho de 2018

    O maior cruzeiro do mundo está programado para sair de Londres em agosto de 2019 e escalado para passar por 6 continentes, 59 países e 113 portos em uma viagem de 254 dias – o que equivale a mais de 8 meses.

    (Divulgação/Viking Cruises)

    São esperados em torno de 1.000 passageiros para a aventura, que ficarão hospedados no Sun, navio de luxo mais recente da empresa Vikings, com 227 metros e 9 deques. A embarcação conta com duas piscinas, spa escandinavo, biblioteca, teatro e diversos lounges, bares e terraços que podem ser explorados pelos hóspedes. Além disso, são 8 opções de restaurantes dentro do navio e algumas das opções de cabines já estão esgotadas.

    (Divulgação/Viking Cruises)

    As tarifas vão de 92.900 até 269.960 mil libras (R$ 450 mil e R$ 1,3 milhão, respectivamente) e  cobrem excursões, alimentação e outros tipos de amenidades, vôos internacionais para chegar a Londres e transfers de carro até o navio, além de wi-fi durante toda a viagem. O cruzeiro contará com excursões em todos os portos e irá pernoitar em 22 cidades (Rio de Janeiro incluso!), permitindo que os viajantes conheçam também da vida noturna dos países.

    (Divulgação/Viking Cruises)

    Entre os locais visitados nesta grande volta ao mundo estão cidades conhecidas pelas suas belezas naturais, como Antigua, Bora Bora e também Ushuaia, na Argentina, o local mais extremo sul da América do Sul. Todos os pacotes já possuem incluso um passeio em cada porto visitado, o que garante que os viajantes aproveitem de fato 113 lugares diferentes do planeta.

     

    (0) Comentar
  • Viagem

    Segunda-Feira, 04 de Junho de 2018

    Se você está de passagem comprada para a Rússia e quer aproveitar para conhecer o melhor de Moscou entre um jogo de futebol e outro, fique atento: 

    Moscou é a capital da Rússia e a segunda cidade mais populosa da Europa. É também um importante centro político, econômico, cultural, científico, religioso, financeiro e educacional da Rússia e do continente. A capital também é a sede do Kremlin, uma antiga fortaleza que é hoje a residência do presidente russo e sede do poder Executivo do governo da Rússia. O Kremlin é também um dos vários Patrimônios da Humanidade na cidade.

    A Praça Vermelha é uma das principais atrações de Moscou, conhecida pelos desfiles militares soviéticos durante a era da União Soviética e onde acontecem shows. A Catedral de São Basílio, um dos cartões postais da cidade, foi erguida entre os anos de 1555 e 1561. Já o metrô de Moscou vai ser um capítulo à parte no Mundial. Ele abrange toda a cidade, do Kremlin a lugares mais distantes. Suas linhas são ordenadas por cores.

    Foto: Elena Rzhevskaya

    Há uma Moscou ao ar livre, com seus monumentos e prédios estatais imponentes, alguns beirando o Rio Moscou, e outra debaixo da terra, subterrânea, com as lindas e históricas estações de metrô e shoppings que afundam na terra. 

    Vale conferir!

    (0) Comentar
  • Arquitetura

    Sexta-Feira, 27 de Abril de 2018

    Existem casas com vistas incríveis, mas talvez nenhuma delas tenha uma tão incrível quanto essa construção na península de Malangen, Noruega. Criada pela Stinessen Arkitektur, o imóvel, ideal para uma família receber os amigos, possui janelas grandes para aproveitar a paisagem hipnotizante e incrível dos arredores.

     (Stinessen Arkitektur/Divulgação)

     

    Apesar da paisagem bastante fria e congelante, o uso de madeira e lareiras para ambientação faz do interior da casa um local aconchegante e quente. 

     (Stinessen Arkitektur/Divulgação)

     

     (Stinessen Arkitektur/Divulgação)

     

    Em uma outra sala, as paredes de concreto também abrem para uma lareira, e as janelas são, na verdade portas de correr que abrem para uma varanda, com direito a churrasqueira. Há também pequenos espaços entre os corredores, com janelões iguais aos das salas. Esses são ambientes em que você pode parar alguns minutos para observar a vista. A casa ainda possui uma sauna, com bancos de madeira e vista para a paisagem lá fora.

     (Stinessen Arkitektur/Divulgação)

     

     (Stinessen Arkitektur/Divulgação)

     

    (0) Comentar
  • Madeira

    Segunda-Feira, 16 de Abril de 2018

    Localizado na costa leste da Tasmânia, esse observatório reserva alguns pedaços lindos da paisagem australiana. Com esse transporte de madeira, os visitantes são convidados a explorar a vista de dentro e ao redor do Brown Brothers Winery! 
    Aqui na Aldeia também amamos madeira e ela sempre está presente nos ambientes mais especiais! Venham conferir os lançamentos durante a semana.

    (0) Comentar
  • Curiosidades

    Sábado, 03 de Março de 2018

    Cairo é a capital do Egito e da província homônima. É a maior cidade do mundo árabe e da África. As principais atrações da cidade são as Pirâmides de Gizé, situadas a uns 20 quilômetros ao sudoeste da capital. A Grande Pirâmide de Quéops é considerada como uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo.

    Foto: James Cruz

    A cidade é um museu aberto composto por uma mistura de antigo e moderno, que convivem nos bairros, ruas, ruelas e becos. Várias das principais atrações da cidade se aglomeram no denominado centro histórico, Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

     

    Fonte: Destinos Imperdíveis

    (0) Comentar
  • Curiosidades

    Sábado, 28 de Novembro de 2015

    Em comemoração aos 25 anos da Escolinha do professor Raimundo, a Globo e o Canal Viva gravaram episódios inéditos do humorístico comandado por Chico Anysio, falecido em 2012. Para o remake foram escalados atores e humoristas da atualidade e Bruno Mazzeo, filho de Chico, no papel principal.

    Grande sucesso das tardes da Globo nos anos 1990, a Escolinha da nova geração está no ar no Canal Viva desde a última segunda-feira (23/11). Todos os episódios serão exibidos na Globo a partir de 13 de dezembro. O remake da Escolinha faz parte dos projetos especiais do Canal Viva, que já apresentou novas edições do Globo de Ouro e do Sai de Baixo.

    O elenco da nova Escolinha conta com participações de Marcos Caruso, Otávio Müller, Mateus Solano, Marcelo Adnet, Dani Calabresa, Otaviano Costa, Fabiana Karla, Fernanda Souza, Kiko Mascarenhas Marcius Melhem, Ellen Rocche, Evandro Mesquita, Betty Goffman, Rodrigo Sant'Anna, Lúcio Mauro Filho, Ângelo Antônio, Marco Ricca, Maria Clara Gueiros e Fernanda de Freitas.

    Imagens: Divulgação.

    (0) Comentar
  • Curiosidades

    Segunda-Feira, 02 de Novembro de 2015

    Mais uma vez a arte urbana exerce um papel importantíssimo na revitalização de espaços públicos e áreas violentas das cidades.

    Em Sacavém, Portugal, o bairro Quinta do Mocho ganhou dezenas de murais coloridos nas empenas cegas de edifícios.

    Junto com as intervenções, novas possibilidades para moradores e visitantes.

    O projeto de ressignificação foi elaborado pelo “O Bairro i o Mundo” em parceria com a associação de teatro Ibisco, que transforma lugares degradados em verdadeiras galerias de arte a céu aberto.

    O festival “O Bairro i o Mundo” tem como objetivo abrir as portas do bairro ao mundo e apagar a imagem de um local inseguro.

    A nova atração tem visitas guiadas gratuitas organizadas pela Câmara de Loures e feitas pelos próprios moradores, que se envolvem diretamente no processo de mudança da região.

    A iniciativa visa ainda a qualificação artística dos edifícios, a reabilitação de equipamentos coletivos e a mobilização, com o intuito de aumentar o sentimento de apropriação comunitária.

    No bairro existem mais de 3.500 habitantes, em sua maioria de etnia cigana e imigrantes africanos.

    O que poderia ser um fator de exclusão e de problemas sociais acaba virando fonte de inspiração.

    Fotos: João Diogo Correia / Divulgação

    (0) Comentar
  • Posts anteriores
  • Loja Goiânia

    (62) 3093 1717

    Newsletter

    Para receber as novidades da Aldeia, cadastre seu e-mail aqui: