• Arquitetura

    Terça-Feira, 03 de Julho de 2018

    O sistema construtivo mais rápido e limpo vem conquistando o mercado e se firmando como alternativa para a construção residencial.

     

    Concluída em três meses graças ao uso do light steel frame, esta casa térrea de 123 m² se apoia em fundação de concreto. As linhas retas, os cobogós e o tom amarronzado imprimem uma estética arrojada ao projeto. (Edgard César/Divulgação)

     

    Antes de penetrar as paredes para investigar o light steel frame, que aos poucos vem rompendo preconceitos e ganhando mercado no Brasil, vale a pena conhecer um pouco da sua história. “Esse sistema teve início nos anos 30, na Alemanha, é usado massivamente nos Estados Unidos desde a década de 50, chegou aqui há 15 anos e começou a ficar mais conhecido nos últimos cinco anos”, conta Henrique Alfonsi, da Alfonsi Steel Frame. Também é preciso entender a diferença entre o steel frame, formado por perfis de aço pesado, muito comum em pontes, e o light steel frame. “Ele emprega perfis de aço feitos a frio, obtidos com o dobramento e perfilamento de tiras de aço galvanizado, que por fim se tornam elementos bem leves, entre 0,8 mm e 0,2 mm de espessura”, resume a arquiteta Heloisa Pomaro, sócia da Micura Steel Frame e vice-presidente da Associação Brasileira da Construção Metálica (ABCEM). Em resumo, esse método no qual se monta uma malha metálica para ser depois envelopada por diferentes tipos de painéis, lajes e coberturas oferece um controle máximo do projeto e do consumo de material, mas exige cálculo estrutural e mão de obra especializados. “No Brasil, 5% das construções usam light steel frame diante de cerca de 45% do Chile”, diz Heloisa. “Sempre o apresento como uma opção à alvenaria estrutural. Muitos clientes acreditam que esse sistema desvaloriza o imóvel na hora da venda, mas não é verdade”, defende o arquiteto Frederico Zanelato, um entusiasta.

    FORA DA CAIXA: O anseio por uma morada erguida em pouco tempo e sem desperdício de materiais levou os jovens proprietários deste terreno em Brasília a encomendarem ao escritório 1:1 Arquitetura:design um projeto com light steel frame. Primeiro, os profissionais venceram o declive fazendo fundação, pilotis e a laje do piso de concreto, depois ergueram toda a casa térrea de 123 m² com estrutura metálica. “Da fundação ao fim da obra, foram três meses”, celebra o arquiteto Eduardo Sáinz. Nessa versão do sistema, o arcabouço de aço teve as paredes vedadas com placas de fibrocimento, depois pinceladas externamente com textura acrílica (Terracor na cor Corten). (Edgard César/Divulgação)

     

    PROPOSTA MISTA: Com pressa de ver a casa pronta, os proprietários chegaram ao arquiteto Frederico Zanelato já com a ideia de construir em Cotia, SP, usando o light steel frame. Executado pela BR Steel Frame, o imóvel de três pavimentos e 400 m² foi concluído em um ano, sendo apenas seis meses de obra. “Na garagem – parte dela serve de muro de arrimo, há um vão de 8 m e uma piscina –, optamos pela alvenaria comum, mais indicada nessa situação”, comenta Frederico. No fechamento externo, as placas de OSB impermeabilizadas receberam argamassa e pintura hidrorrepelente. Por dentro, as paredes levam drywall. (Bebete Viêgas/Divulgação)

     

    100% METÁLICO: Foram necessários apenas 25 dias para que o café de 100 m², da mostra Campinas Decor, no interior paulista, ficasse pronto. “Além da agilidade, o light steel frame tem menor impacto ambiental, pois há pouca sujeira e desperdício”, conta o arquiteto Gustavo Pigatto, que assina o projeto com Daniela Antunes. A dupla fez questão de deixar o esqueleto do forro – as treliças – aparente em contraste com o piso de pastilhas de porcelana (Cerâmica Atlas). No fechamento das paredes, eles adotaram placas de OSB e cimentícias, no lado externo, e drywall, internamente. Execução da Inalt Engenharia (Favaro Jr./Divulgação)

     

    Repost: Arquitetura e Construção

    (0) Comentar
  • Louças e metais

    Quinta-Feira, 24 de Maio de 2018

    A Docol produz torneiras de alta qualidade, que economizam água e com design que valoriza os ambientes e toda sua casa. Aqui na Aldeia temos novidades nas cores das torneiras Docol! Confira:

    Qual combina mais com o seu projeto?

    Venha ao nosso showroom e conheça esse e outros produtos que você encontra com exclusividade aqui na Aldeia Acabamentos!

    (0) Comentar
  • Geral

    Quinta-Feira, 23 de Abril de 2015

    Com 90 anos de tradição, a espanhola ROCA hoje atua em duas unidades de negócios: REVESTIMENTOS CERÂMICOS e LOUÇAS SANITÁRIAS e METAIS. Sua presença global permite que se mantenha conectada às TENDÊNCIAS MUNDIAIS e aos DIFERENTES ESTILOS DE VIDA. Mais do que SOLUÇÕES, a Roca oferece OUSADIA e amplia a CAPACIDADE CRIATIVA das composições, expressando a PERSONALIDADE de cada projeto. Este ano, no mês de março, a marca apresentou na EXPO REVESTIR diversas NOVIDADES no que se refere a revestimentos cerâmicos, e seus produtos arrancaram suspiros de quem esteve na feira.

    Linha Cubit

     

    Um bom exemplo da beleza e da tecnologia das peças Roca é o porcelanato da LINHA CUBIT, produzido com IMPRESSÃO DIGITAL, o que dá um EFEITO TRIDIMENSIONAL aos PADRÕES GEOMÉTRICOS típicos de LADRILHOS HIDRÁULICOS.

    Linha Hive

    Já o porcelanato da LINHA HIVE traz DESENHOS GEOMÉTRICOS e CORES DESTONALIZADAS, com placas de 80 x 80 cm, conferindo um AR VINTAGE ao piso.

    Venha até a Aldeia e surpreenda-se com os produtos Roca!

    (0) Comentar
  • Geral

    Quarta-Feira, 15 de Abril de 2015

    A PORTOBELLO lançou em 2015 a coleção “Habitat Natural. Uma paixão.”, cuja inspiração veio das PAIXÕES vivenciadas no dia a dia: paixão pela HISTÓRIA, pelos MOMENTOS e por tudo mais que desperta SENTIMENTOS para toda a VIDA.

    Em meio a tantas NOVIDADES e a tanta BELEZA vem a LINHA BRIT, que tem muito para contar, pois os TIJOLINHOS de cerâmica são usados desde a ANTIGUIDADE na arquitetura, sendo que o TIJOLO INGLÊS destaca-se dos demais.

    MATERIAL TRADICIONAL na Inglaterra, os tijolinhos seguem normas e padrões que definem suas características e formatos. Uma visita a Londres é uma exposição de fachadas com tijolinhos de diferentes cores e formatos, dos mais CLÁSSICO e históricos até os atuais, que mantém a PERSONALIDADE, mas em uma VERSÃO CONTEMPORÂNEA.

    Com esse olhar, que percorre o tijolinho inglês através do tempo, foi concebida uma interpretação contemporânea da beleza desse material em PORCELANATO, para REVESTIMENTO DE INTERIOIRES e FACHADAS.

    Venha até a Aldeia e conheça mais sobre a Linha Brit!

    (0) Comentar
  • Geral

    Quinta-Feira, 26 de Março de 2015

    PASTILHAS COLORIDAS feitas de diversos materiais foram alguns dos DESTAQUES da EXPO REVESTIR 2015, a Fashion Week da Arquitetura e Construção, que aconteceu em São Paulo no início do mês de março.

    As peças, antes bastante utilizadas em ambientes externos, passaram a ganhar mais espaço nos cômodos internos e enfeitam salas, cozinhas e banheiros, tornando o ambiente mais CONTEMPORÂNEA, ao mesmo tempo em que foge do uso convencional das pastilhas.

    De olho no mundo da moda, a Colormix apresentou várias novidades na feira, inspiradas principalmente no mundo da moda, com uma personalidade jovem e descolada.

    As peças produzidas a partir de diferentes matérias-primas, como vidro, inox, alumínio, mármore e cerâmica, formam estampas interessantes, interagem com a luz e, por isso, dependendo do projeto de iluminação, podem refletir tons diferentes.

    Venha até a Aldeia e surpreenda-se com os produtos Colormix!

    (0) Comentar
  • Geral

    Quarta-Feira, 25 de Março de 2015

    Durante a EXPO REVESTIR 2015, a LEPRI, pioneira na produção de PISOS e REVESTIMENTOS cerâmicos ECOLOGICAMENTE CORRETOS, apresentou seus LANÇAMENTOS desenvolvidos para otimizar a aplicação, diminuir a mão de obra, facilitar o assentamento e decorar os ambientes com estilo.

    De tudo que foi apresentado na mostra, merecem destaque as Linhas BRICK MATTONE, BRICK CONTEMPORÂNEO, BRICK ANTICATTO, BRICK FÓSSIL, BRICK ITALIANO e BRICK QUEBRATTO.

     

    Linha Brick Mattone

    Uma cerâmica com DESIGN ESPECIAL, que reproduz a aparência de TIJOLOS DE DEMOLIÇÃO e é ideal para destacar a decoração de PAREDES de AMBIENTES INTERNOS e EXTERNOS, além de tornar o local mais ACONCHEGANTE e acrescentar TOQUES RÚSTICOS ao espaço.

     

    Linha Brick Contemporâneo

    Inspirado nos TIJOLOS INGLESES e NORTE-AMERICANOS, este revestimento cerâmico reproduz a aparência dos tijolos e permite um TOQUE RÚSTICO e ÚNICO ao ambiente. De FÁCIL APLICAÇÃO, seu assentamento pode ser feito EM AMARRAÇÃO, ALINHAMENTO ou ESCAMA DE PEIXE e SEM REJUNTE.

     

    Linha Brick Anticatto

    Com bordas de acabamento ARREDONDADAS pelo processo de ENVELHECIMENTO e TEXTURA LISA, esta cerâmica pode ser aplicada em PISOS e PAREDES de ÁREAS INTERNAS ou EXTERNAS, que necessitam de um PRODUTO RESISTENTE, ATÉRMICO e de FÁCIL MANUTENÇÃO e com um TOQUE AVELUDADO.

     

    Linha Brick Fóssil

    A Lepri criou um exclusivo processo de fabricação para dar origem a um novo revestimento que tem APARÊNCIA DE TRONCO CORTADO, com VEIOS como os do PAU-FERRO. Chamada de Brick Fóssil, a linha oferece CONTRASTE à decoração e ACONCHEGO ao ambiente.

     

    Linha Brick Italiano

    Com bordas de acabamento BOLEADAS e TEXTURA LISA, essa nova linha de bricks é de FÁCIL APLICAÇÃO e MANUTENÇÃO no dia a dia. Ideal para PAREDES de ÁREAS INTERNAS ou EXTERNAS, sua COR CLARA e SUAVE em TOM PASTEL proporciona infinitas combinações na arte de decorar.

     

    Linha Brick Quebratto

    Revestimento cerâmico com BORDAS IRREGULARES que reproduz a APARÊNCIA DE TIJOLOS e confere um AR DIFERENCIADO ao ambiente. PRODUZIDO ARTEZANALMENTE, é RESISTENTE e de FÁCIL MANUTENÇÃO. Indicado para PAREDES de ÁREAS INTERNAS ou EXTERNAS, como paredes de home theater ou de destaque, fachadas residenciais e comerciais.

    Venha para a Aldeia e conheça mais os produtos Lepri!

    (0) Comentar
  • Geral

    Terça-Feira, 24 de Março de 2015

    Já há algum tempo o DOURADO voltou com força total e os fabricantes de louças e metais têm buscado maneiras para valorizar o acabamento. A DECA é uma delas: apostou no DOURADO FOSCO nas peças lançadas na 13ª edição da EXPO REVESTIR, a maior feira de revestimentos da América Latina que aconteceu no início do mês de março em São Paulo.

    A LINHA CHAMPAGNE, por exemplo, tem a estética DELICADA do acabamento e torna a decoração mais ELEGANTE. O consumidor não quer apenas louças brancas com metais cromados; ele busca mais opções e muita PERSONALIDADE. Daí o investimento em variações como a ESTÉTICA DOURADA.

    O acabamento dourado fosco das novas peças foi conseguido por meio de um processo a VÁCUO, em que os vapores de metal se impregnam nas superfícies.

    Venha até a Aldeia e conheça mais dos produtos dourados Deca!

    (0) Comentar
  • Geral

    Quinta-Feira, 19 de Março de 2015

    No universo da MODA, Resort é a coleção que é LANÇADA FORA do CALENDÁRIO OFICIAL, chegando nas FÉRIAS DE VERÃO no HEMISFÉRIO SUL com um espírito mais INFORMAL, LEVE e bastante DESPOJADO. Bem alinhada ao lifestyle de FÉRIAS e FESTAS, onde o espírito é sentir-se bem, a Coleção Resort vai da PASSARELA para a RUA, ou melhor, para a PRAIA, sem precisar da adaptação das peças de desfile.

    Inspirada nesse movimento, a PORTOBELLO concebeu RESORT, criada para levar a atmosfera ACONCHEGANTE e DESPRETENSIOSA para AMBIENTES CHARMOSOS, ACOLHEDORES e DESCONTRAÍDOS. FORMATOS IRREVERENTES e um mix de ESTAMPAS CONTEMPORÂNEAS garantem a PERSONALIDADE e a VIVACIDADE da proposta.

    Venha até a Aldeia e conheça mais sobre a Linha Resort!

    (0) Comentar
  • Geral

    Terça-Feira, 17 de Março de 2015

    A NEOBAMBU, empresa que desde 2006 oferece produtos em bambu para substituir o uso da madeira em PISOS e REVESTIMENTOS, apresentou NOVIDADES e tendências em REVESTIMENTOS SUSTENTÁVEIS na 13ª edição EXPO REVESTIR 2015. A feira Internacional de revestimentos aconteceu entre os dias 3 e 6 de março, em São Paulo.

    A marca trouxe NOVAS ESTAMPARIAS, VOLUMES TRIDIMENSIONAIS em placas iluminadas e NOVO FORMATO em piso de bambu. O grande destaque é a opção de revestimentos para áreas externas e fachadas, nunca antes produzidos pela empresa.

     

    Maxibambu

    Seguindo as tendências internacionais dos GRANDES FORMATOS, a Neobambu inovou ao trazer para o Brasil réguas mais largas e alongadas. As fibras do bambu são fundidas em alta pressão o que o torna ideal para residências e áreas de alto tráfego. A cor castanha do produto o deixa ainda mais VERSÁTIL e os acabamentos matte e demolição imprimem mais OPÇÕES no uso.

     

    Neoteca

    Os decks de teca são ideais para ÁREAS INTERNAS e EXTERNAS. A novidade fica por conta do ACABAMENTO EMM VERNIZ 360, que garante proteção ao deck em todos os lados. Além disso, a Coleção Neoteca é DUPLA FACE, ou seja, pode ser utilizada tanto com o acabamento liso, quanto canelado. Disponível em quatro cores, é simples para instalar, pois é entregue com presilhas de plástico que se encaixam no acabamento ‘fêmea’ da peça e ainda aumenta a durabilidade do deck por não haver a necessidade de furar a madeira, evitando a oxidação do material.

     

    Neoprint

    A Coleção Neoprint ganha um novo desenho em 2015. Inspirada nas FORMAS GEOMÉTRICAS da arquitetura e arte brasileira, a Neobambu apresenta o Wind. Trabalhado em preto e cinza, o desenho pode ser impresso em réguas da coleção clássica, na Linha Maxibambu e nas folhas de bambu para mobiliário. A TINTA RESISTENTE possibilita o uso em locais de médio tráfego, assim como permite que o produto seja colocado em pisos residenciais.

     

    Walldesign

    VOLUMES e FORMAS trazem mais identidade para a arquitetura. Desenvolvidas com as folhas de bambu, as peças tridimensionais da Coleção Walldesign extravasam a arte de construir. As placas, que podem receber ILUMINAÇÃO interna, foram produzidas em peças que medem 30 X 30 cm de AÇO GALVANIZADO e revestidas de bambu.

    Venha até a Aldeia e conheça mais dos produtos Neobambu!

    (0) Comentar
  • Quinta-Feira, 12 de Março de 2015

    A Cerâmica PORTINARI sempre levou muito a sério sua missão, que é “Proporcionar soluções de revestimentos com INOVAÇÃO e valor adequado, superando as expectativas de nossos clientes, profissionais, acionistas e fornecedores”.

    Com o firme objetivo de desenvolver e produzir revestimentos cerâmicos que proporcionem EXPERIÊNCIAS ÚNICAS a nossos clientes, inspirando a todos os que formam parte do processo de VALORIZAÇÃO de ambientes, a marca arrancou suspiros dos visitantes da 13ª EXPO REVESTIR, ocorrida no início deste mês de março em São Paulo, ao apresentar, de um jeito diferente, seus LANÇAMENTOS.

    Separando ambientes encantadores por locais – INTERNOS, EXTERNOS ou PAREDES, a Cerâmica Portinari trouxe NOVOS PRODUTOS que uma vez mais enchem os olhos de que os vê e proporcionam uma INFINIDADE DE OPÇÕES.

    Um bom exemplo de tudo isso é a COLEÇÃO FREEDOM HD, que enfatiza VOLUMES e TEXTURAS – a tendência da vez para revestimentos cerâmicos. A ILUMINAÇÃO projetada na superfície com relevos permite a criação de um fascinante JOGO DE LUZ E SOMBRAS. Esses efeitos tornam o ambiente mais interessante e diferenciado.

    Perfeita para realçar fachadas e paredes internas, a coleção Freedom HD atende desde o estilo rústico ao moderno, com muita BELEZA, REQUINTE e ESTILO.

    Venha até a Aldeia e deslumbre-se com os lançamentos 2015 da Cerâmica Portinari!

    (0) Comentar
  • Posts anteriores
  • Loja Goiânia

    (62) 3093 1717

    Newsletter

    Para receber as novidades da Aldeia, cadastre seu e-mail aqui: