Viagem
Amsterdã, capital da Holanda, recebe o apelido de “Veneza do Norte” devido aos seus mais de 100 quilômetros de canais tombados como patrimônio histórico mundial. Próximo à capital, é possível encontrar o pequeno vilarejo de Giethoorn, que não possui estradas devido aos canais que se integram a cidade.
Localizado na província de Overijssel, o vilarejo foi fundado no início do século XIII, por um grupo de fugitivos que vieram do Mediterrâneo em busca de locais tranquilos para se viver.
A vila ganhou prestígio somente em 1958, com a gravação de um filme dirigido pelo cineasta holandês Bert Haanstra. O sucesso repercutiu no estilo de vida dos moradores, que não ficaram felizes com a transformação da cidade tranquila em um verdadeiro destino turístico conhecido internacionalmente.
O acesso a “Giet” só ocorre por meio de embarcações, tornando-se impossível a circulação de carros ou qualquer outro tipo de automóvel terrestre. O passeio fica por conta da contratação de guias e do aluguel de embarcações a motor, remo ou até mesmo as do tipo gôndola, que se movem com o auxílio de varas usadas para empurrar o barco pelo leito do canal.
Diversas casas de Giethoorn, ainda conservam o design do século XVIII. São propriedades com telhados feitos de palha e que exibem os mais belos jardins, repletos de flores das mais variadas cores e formas.
O mais interessante é que além de ser uma atração no verão, o vilarejo recebe muitos turistas no período de inverno, em busca da diversão sobre as águas congeladas do canal, atividade que transforma a visita em um passeio ainda mais interessante.
Fonte: http://www.megacurioso.com.br