• Paisagismo

    Segunda-Feira, 16 de Maio de 2016

    Encravado em uma região de muita riqueza natural, um hotel localizado no Amazonas, às margens do Rio Negro, foi um daqueles desafios profissionais enriquecedores para a paisagista Clariça Lima.

    Parceira do escritório de arquitetura Atelier O. Reilly, responsável pelo projeto arquitetônico, Clariça foi convidada por eles para orquestrar a área verde do empreendimento.

    Foram utilizadas plantas tropicais e árvores frutíferas, valorizando o que existia na região, para envolver os sete lofts/suítes erguidos com madeira de lei em forma de barco invertido.

    Também foi preservada a permeabilidade do terreno ao optar por caminhos elevados entre as edificações, em sistema de deque.

    Outra boa sacada da profissional foi utilizar plantas altas no entorno das construções, o que garantiu a camuflagem de fiações e equipamentos como o ar-condicionado. Os jardins verticais também ganharam destaque e até surpreenderam os trabalhadores locais.

    Entre as plantas usadas estão buriti, ipê-amarelo, helicônias, maranta-zebrina, lírio-do-brejo, orquídea-da-terra, dicorisandra e monstera-do-amazonas, conhecida localmente como trajá.

    Imagens: Thaís Antunes / Divulgação.

    (0) Comentar
  • Paisagismo

    Sexta-Feira, 20 de Novembro de 2015

    Quem chega a essa residência, localizada em São Paulo, tem logo a certeza de que seu projeto de paisagismo tem estilo clássico, inspirado na sobriedade, na imponência e na simetria dos tradicionais jardins franceses.

    Não há nada de errado nessa constatação, e até mesmo Gilberto Elkis, o autor da obra, confirma tal referência.

    Um olhar mais demorado, no entanto, revela intervenções contemporâneas pontuais, capazes de confundir os olhos e trazer autenticidade.

    Na área externa Gilberto Elkis quis refletir o estilo neoclássico da residência e, ao mesmo tempo, adicionar ousadia em alguns pontos.

    Os responsáveis pela quebra da estética clássica são os paineis espelhados, que ampliam e multiplicam a visão.

    Em meio à harmonia e à simetria premeditadas para o jardim, os espelhos generosos brincam sutilmente com os olhos ao refletir a paisagem verdejante. A ideia era ampliar visualmente o local e atribuir um ar mais contemporâneo ao jardim.

    A piscina serviu como ponto de partida. Ela foi moldada como uma escultura, em posição de destaque e elevada 40 cm do chão. Depois, chegaram as plantas para emoldurá-la. E voilà: eis que a criação enche os olhos de quem aprecia!

    Fotos: Renato Elkis / Divulgação.

    (0) Comentar
  • Geral

    Quinta-Feira, 30 de Abril de 2015

    A edição 2015 da Casa Cor Goiás está chegando! A versão goianiense da mais completa mostra de arquitetura, decoração e paisagismo acontecerá de 15 de maio a 24 de junho, na Rua Mário Bittar, nº 181, Setor Marista, em Goiânia. As obras estão a todo vapor na área de 3.500 m² de uma antiga residência tradicional da Capital.

    O tema central da mostra será Brasilidade, valorizando a arte, o design e a cultura do nosso país, além do enfoque na tendência menor e melhor, para despertar o desejo de leveza e paz frente aos excessos do mundo de hoje, e o compartilhar, engrandecendo os espaços de convivência.

    Neste ano a Aldeia estará mais uma vez presente como patrocinadora nos ambientes dos mais renomados profissionais do segmento. Aguardem!

    (0) Comentar
  • Geral

    Segunda-Feira, 23 de Fevereiro de 2015

    Com a expertise de quem sabe construir mais do que JARDINS, a DP Architects mostra que até nas metrópoles é possível VIVER em meio ao VERDE. Neste projeto, especificamente, intitulado Jardin, há VIDA AO AR LIVRE, mesmo residindo em um EDIFÍCIO de dez andares em plena CINGAPURA. O jardim sobe literalmente de andar em andar rumo ao céu. 

    O conceito foca na QUALIDADE DE VIDA e no BEM-ESTAR dos moradores. Um JARDIM VERTICAL, um modo de viver à francesa (que significa viver bem) e SOLUÇÕES ARQUITETÔNICAS estratégicas. Tudo possibilitando um AMBIENTE MODERNO, mas que eleva o jardim ao patamar de prioridade no dia a dia das pessoas. 

    Em cada nível do edifício, AMPLAS ÁREAS VERDES se espalham por todos os apartamentos, criando tanto um canto individual quanto um espaço compartilhado. Isso porque as varandas se transformam em cobertura para as unidades abaixo. 

    Há, ainda, alternância de pé-direito duplo com os simples, para proporcionar ESPAÇOS VERDES a todas as moradas e distintas versões de plantas.

    Essas ideias e conceitos empregados foram inspirados nas práticas desenvolvidas pelo arquiteto e urbanista inglês Gordon Cullen (1914-1994), uma referência quando o assunto é PAISAGEM URBANA e que influenciou o campo do planejamento urbano ao desenvolver o termo que deu origem ao livro homônimo, Paisagem Urbana (1961), considerado um dos trabalhos mais originais sobre o PLANEJAMENTO das cidades. 

    Este projeto é uma forma diferenciada que o escritório DP Architects encontrou para erguer mais do que simplesmente apartamentos em condomínios, mas disponibilizar para as pessoas mais QUALIDADE de vida ao ESTILO CONTEMPORÂNEO: uma verdadeira EXPERIÊNCIA SENSORIAL que desafia as noções CONVENCIONAIS de paisagismo residencial. 

    (0) Comentar
  • Geral

    Sexta-Feira, 03 de Outubro de 2014

    O design tem em sua essência uma busca por algo inovador, algo de novo e de diferente, que agrade aos olhos dos mais variados públicos e um escritório de arquitetura e design em Vancouver, Canadá, conseguiu um projeto que chamou bastante atenção.

    A casa vista de fora, parece bastante comum, mas um detalhe transformou todo o projeto e rendeu o prêmio do American Institute of Architects. Trata-se de uma piscina no teto, não no telhado como já foi visto outras vezes.

    O que mais me chamou atenção nessa ideia foi a luz caustica e difusa que a água causa no ambiente. Realmente um efeito muito bacana.

    Para quem olha pela área externa, esta casa em Vancouver parece comum: o tanque ocupa uma faixa que se estende pela lateral da construção. O inusitado aparece quando o observador está no interior, ao passar pelo corredor, dá para enxergar o fundo da piscina, que também ajuda a trazer iluminação natural para o ambiente.

    Além da piscina olímpica, a casa de 285 m² conta com um living de paredes de vidro, quartos, cozinha, escritório e até uma sala de música, divididos em três níveis. A estrutura é feita basicamente de concreto armado, com o objetivo de resistir a terremotos, recorrentes na região.

    (0) Comentar
  • Geral

    Sexta-Feira, 26 de Setembro de 2014

    Jardins verticais são como um oásis em alguns casos, um pouco de verde onde quase não há mais espaço para ele. Além de embelezar os ambientes e de trazer originalidade, os jardins verticais ajudam a diminuir os efeitos da emissão de gás carbônico presente na atmosfera.

    Também são capazes de diminuir a temperatura do ambiente. Nas casas, por exemplo, ajudam até na economia de energia elétrica, pois diminuem o uso de equipamentos eletrônicos para controle de temperatura.

    Para proporcionar todas essas vantagens e encher o dia de alegria, os jardins verticais necessitam de alguns cuidados especiais, principalmente com o sistema de irrigação, que deve ser semanal ou diário dependendo de cada caso, e drenagem dos vasinhos, também existe o cuidado com a terra e os adubos. No inverno, especialmente, vale a pena utilizar produto orgânicos para cuidar das plantas.

    (0) Comentar
  • Geral

    Quarta-Feira, 20 de Agosto de 2014

    Encerrando a série dos “Dez restaurantes com arquitetura fascinante”, o restaurante L’Angolino, criado pelo Studio Geneto, vencedor do prêmio Architizer A+ Awards 2014, vem trazer para nós um estilo único e inovador.

    Projetado para criar uma nova identidade para a cidade de Tatebayashi, Japão, o L’Angolino foi feito a partir da auto-construção, que permitiu mais liberdade e possibilidades de combinações estéticas.

    A construção do bloco consiste em uma armação estrutural de placas de madeira, o exterior é coberto com um tratamento impermeável FRP. A parede fina transporta a atmosfera do interior para o exterior com luz, som e cheiro. Para evitar a conexão direta entre o interior e o exterior, foi desenhado pequenas janelas triangulares.

    A cozinha e a sala estão projetadas para criar um espaço único e vivo, possibilitando a interação espacial entre cozinheiro e cliente. A estrutura é o resultado das habilidades de auto-construção levadas ao seu limite.

    (0) Comentar
  • Geral

    Segunda-Feira, 18 de Agosto de 2014

    Com bastante criatividade alguns artistas transformam escadarias a céu aberto em verdadeiras obras de arte.

    Em todo o mundo, escadas sofrem intervenções artísticas e passam a compor um cenário muito mais agradável ao cotidiano urbano.

    Listamos algumas das escadarias mais legais ao redor do mundo:

    Rio de Janeiro, Brasil Rio de Janeiro, Brasil Sicília, Itália Seul, na Coréia do Sul Museu de Arte da Filadélfia São Francisco, Califórnia Valparaiso, Chile Escada da Paz, Síria Istambul, Turquia Mais colorido para a segunda-feira! Inspire-se.

    (0) Comentar
  • Aldeia

    Segunda-Feira, 23 de Junho de 2014

    Nos Estados Unidos, os artistas canadenses da Moisaiculture Internacional of Montreal transformaram o Atlanta Botanical Garden em um “zoológico de plantas”.

    Grandes e impressionantes esculturas feitas de plantas estão dispostas no jardim norte americano.

    Entre as criações têm gorilas, orangotangos, sapos, cobras e até seres mitológicos, como unicórnios e ogros.

    Com um total de 28 esculturas, os artistas prometem usar cerca de 200 milhões de plantas em todas a exposição.

    Apenas mais uma forma de mostrar a beleza da natureza.

    (0) Comentar
  • Geral

    Terça-Feira, 10 de Junho de 2014

    A Casa Cor Goiás 2014 está chegando ao fim. E nesses dois últimos dias a mostra realiza o Special Sale, onde são comercializados todos os produtos vendáveis disponíveis nos 47 ambientes da mostra. Os produtos incluem mobiliário, objetos, obras de arte, gravuras, esculturas, eletroeletrônicos e acessórios diversos, que serão vendidos com descontos que variam entre 30% e 70%.

    (0) Comentar
  • Próximos posts
  • Posts anteriores
  • Loja Goiânia

    (62) 3093 1717

    Newsletter

    Para receber as novidades da Aldeia, cadastre seu e-mail aqui: