• Geral

    Domingo, 26 de Outubro de 2014

    Fungo subterrâneo com forma de tubérculo constituído de uma massa carnosa, o tartufo é uma iguaria muito apreciada por harmonizar diversos pratos. Vários são os tipos de tartufo: Bianco, Nero, Bianchetto, Scorzone e Invernale.

    Ele se desenvolve nas proximidades das raízes das árvores e pode ser considerado um parasita. Vive em simbiose com a planta que o acomoda. Sua coloração, seu aroma e seu sabor dependem diretamente do tipo de árvore onde ele nasce e cresce.

    A colheita é feita com ajuda de um cães farejadores, treinado especialmente para encontrá-los. 

    É um fruto que não se pode cultivar, mas que aparece todos os anos como um generoso presente da natureza.

    O tartufo é conhecido desde o fim da antiguidade e é tão apreciado que aparece citado em textos da Babilônia do século XVII a.C. e em textos gregos e romanos. No começo do século XVIII, ele era famoso em todas as cortes europeias e foi usado como presente diplomático dos turineses.

    Sobre esse assunto, não podemos deixar de mencionar Giacomo Morra - a ele se deve o nome "Tartufo d'Alba": foi dele a ideia de presentear a atriz Rita Haywort, em 1949, com o maior tartufo coletado durante aquele ano. Desde aquela data, grandes personalidades mundiais são presenteadas com os maiores tartufos brancos encontrados no Vale do Langhe, o que fez com que o Tartufo Bianco d'Alba ficasse conhecido ao redor do mundo.

    O tartufo deve reinar de forma soberana em qualquer prato. Ele pode estar acompanhado de outros ingredientes, mas estes não podem sobressair ao perfume e ao seu sabor. A mesma regra vale para sua harmonização com vinho: seja ele branco ou tinto, deve ter aroma intenso e ser persistente, mas ter pouca estrutura.

    A mesma regra vale para sua harmonização com vinho: seja ele branco ou tinto, deve ter aroma intenso e ser persistente, mas ter pouca estrutura.

     

    (0) Comentar
Loja Goiânia

(62) 3093 1717

Newsletter

Para receber as novidades da Aldeia, cadastre seu e-mail aqui: