• 10 Grandes Nomes do Lighting Design

    Sexta-Feira, 15 de Fevereiro de 2013
    Gasper - 10 Grandes Nomes do Lighting Design

    Abrimos um capítulo extra para a série especial dos 10 Grandes Nomes do Lighting Design, encerrada na última quarta-feira aqui no blog. A exceção tem um nome de peso, Peter Gasper, um dos pioneiros do lighting design brasileiro.

    Alemão de Chemnitz, Peter Manhardt chegou ao Brasil com apenas 11 anos acompanhado de sua família que deixava para trás os tempos severos da Segunda Guerra Mundial.

    Petrópolis, no Rio de Janeiro, foi a cidade escolhida para começar uma vida mais tranquila. Lá, os parentes Gasper acomodaram toda a família e emprestaram o sobrenome artístico ao designer.

    Estudou Arquitetura na Universidade Federal do Rio de Janeiro, instituição vizinha da emissora TV Tupi, onde conseguiu um emprego na cenografia para se manter.

    Formado e com experiência no meio TV, Gasper voltou à Alemanha para aperfeiçoar seus conhecimentos em tecnologia de tv em cores, uma tendência que logo revolucionaria a comunicação brasileira. Para o arquiteto com alma de artista impressionar o mundo não demorou muito. Gasper substituiu os técnicos em iluminação por mão de obra artística.

    Em 1983, Gasper conheceu Niemeyer na construção do sambódromo carioca. O designer projetou as luzes ao lado do maior arquiteto modernista brasileiro.

    Gasper comenta em entrevista ao portal Arcoweb sobre a iluminação das obras arquitetônicas de Niemeyer:

    "A arquitetura escultural de Oscar fala bastante, é muito plástica, e para um artista como eu é até fácil iluminá-la. Talvez também ele tenha percebido que eu tinha essa visão plástica, não como iluminador, mas como cenógrafo".

    Visite a galeria de Gasper aqui no blog Aldeia:

    Comentários

    • Não há comentários para esta postagem.

    Deixe seu comentário, sobre esta matéria.

    (0) Comentarios
Loja Goiânia

(62) 3093 1717

Newsletter

Para receber as novidades da Aldeia, cadastre seu e-mail aqui: