• Gastronomia

    Domingo, 03 de Março de 2013
    Domingo da Pizza

    Pizza! Palavra de cinco letras que ao ser pronunciada dá asas à imaginação, aguça os sentidos e faz até o estômago roncar.

    Dificilmente as redondas não vão agradar os bons de garfo. A preferida dos restaurantes italianos nasce de uma massa fermentada de farinha de trigo, regada com molho de tomates, que recebe cobertura de ingredientes a gosto do freguês.

    O segredo está no queijo!

    A origem da pizza é incerta, alguns acreditam ser herança egípcia, outros grega. O que sabemos mesmo é que toda pizza feita por italianos tem sabor incomparável. No sul da Itália, a "picea" era um alimento de pessoas humildes, principalmente na cidade de Nápoles, considerada o berço da pizza.

    Curiosamente em 1982, Antonio Pace fundou em Nápoles, a Associação da Verdadeira Pizza Napolitana com a missão de defender a tradição da pizza napolitana. Segundo a associação, a pizza deve ter uma consistência macia, bem assada, elástica e fácil de ser dobrada pela metade.

    A tradicional cobertura napolitana reúne tomate, azeite de oliva, orégano e alho.

    Foi no Brás, bairro paulistano dos imigrantes italianos, que as primeiras pizzas começaram a ser comercializadas aqui no Brasil.

    E se tudo acaba em pizza, a chegada dela fez com a criatividade do brasileiro surpreendesse a culinária italiana inventando coberturas diversificadas e inusitadas. Por aqui, a rodada de pizza não tem hora para acabar, depois das salgadas, há espaço para as doces.

    Marguerita, mozzarella, portuguesa, calabresa, toscana, pepperoni, quatro queijos, pomodoro ou alice? Escolha a sua redonda e saboreie o domingo com pizza.

    Comentários

    • Não há comentários para esta postagem.

    Deixe seu comentário, sobre esta matéria.

    (0) Comentarios
Loja Goiânia

(62) 3093 1717

Newsletter

Para receber as novidades da Aldeia, cadastre seu e-mail aqui: