Gastronomia
Pizza! Palavra de cinco letras que ao ser pronunciada dá asas à imaginação, aguça os sentidos e faz até o estômago roncar.
Dificilmente as redondas não vão agradar os bons de garfo. A preferida dos restaurantes italianos nasce de uma massa fermentada de farinha de trigo, regada com molho de tomates, que recebe cobertura de ingredientes a gosto do freguês.
O segredo está no queijo!
A origem da pizza é incerta, alguns acreditam ser herança egípcia, outros grega. O que sabemos mesmo é que toda pizza feita por italianos tem sabor incomparável. No sul da Itália, a "picea" era um alimento de pessoas humildes, principalmente na cidade de Nápoles, considerada o berço da pizza.
Curiosamente em 1982, Antonio Pace fundou em Nápoles, a Associação da Verdadeira Pizza Napolitana com a missão de defender a tradição da pizza napolitana. Segundo a associação, a pizza deve ter uma consistência macia, bem assada, elástica e fácil de ser dobrada pela metade.
A tradicional cobertura napolitana reúne tomate, azeite de oliva, orégano e alho.
Foi no Brás, bairro paulistano dos imigrantes italianos, que as primeiras pizzas começaram a ser comercializadas aqui no Brasil.
E se tudo acaba em pizza, a chegada dela fez com a criatividade do brasileiro surpreendesse a culinária italiana inventando coberturas diversificadas e inusitadas. Por aqui, a rodada de pizza não tem hora para acabar, depois das salgadas, há espaço para as doces.
Marguerita, mozzarella, portuguesa, calabresa, toscana, pepperoni, quatro queijos, pomodoro ou alice? Escolha a sua redonda e saboreie o domingo com pizza.