• 10 Personalidades do Design Mobiliário Brasileiro

    Quarta-Feira, 06 de Março de 2013
    Bernardo Figueiredo - 10 Personalidades do Design Mobiliário Brasileiro

    Bernardo Figueiredo, o designer conhecido por ter desenhado os móveis do Palácio do Itamaraty é claro que é uma das 10 Personalidades do Design Mobiliário Brasileiro.

    O carioca Bernardo Figueiredo começou a desenhar móveis cedo, quando ainda estava estudava na Faculdade Nacional de Arquitetura (atual Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ).

    No início de sua carreira, o designer criou projetos arquitetônicos ao lado de Sergio Rodrigues, mas não demorou muito até investir em sua própria linha de móveis. Com a influência de Joaquim Tenreiro, ele desenvolveu 80 peças em menos de 6 anos.

    Figueiredo representa o design nacional explorando a excelência da matéria-prima brasileira em suas peças. A madeira e a palha se destacam em suas criações.

    A poltrona Rio é a preferida de seu colega Sergio Rodrigues e sua admiradora Claudia Moreira Salles. A peça aproveita o conforto da madeira para traçar a tradição moderna.

    O período de auge do seu trabalho aconteceu nos anos 60, quando Figueiredo se dedicou ao desenho de móveis modernos para casas e escritórios e também para os salões do Palácio do Itamaraty, em Brasília.

    Bernardo Figueiredo faleceu em 2012 e deixou o design brasileiro órfão de sua vanguarda, personalidade e bom humor. Navegue em nossa galeria para reviver as obras do designer.

    Comentários

    • Não há comentários para esta postagem.

    Deixe seu comentário, sobre esta matéria.

    (0) Comentarios
Loja Goiânia

(62) 3093 1717

Newsletter

Para receber as novidades da Aldeia, cadastre seu e-mail aqui: