• Arquitetura

    Sexta-Feira, 19 de Julho de 2013
    Residência Tomie Ohtake: um presente para arquitetura moderna

    Considerada um dos clássicos da arquitetura moderna, a residência da mãe de Ruy Ohtake contempla o traçado curvilíneo característico e premiado do arquiteto.

    Tomie Ohtake, renomada artista plástica, mora neste ícone arquitetônico localizado no bairro Campo Belo, em São Paulo, há 38 anos. Lá também está seu ateliê, onde ela mandou instalar uma cama ao lado de suas telas.
    A residência teve seu projeto inicial em 1966, mas foram feitas algumas reformas nos anos de 1984, 1994 e 1996. Mesmo assim, até hoje mantém o terreno original em formato de "L".

    Vigas transversais a cada 1,20 centímetros apoiadas nas paredes laterais, transformaram os ambientes internos com amplitude e os deixaram livres de obstáculos. Não é de se inspirar todos os dias? O mestre do concreto, apelido dado por Oscar Niemeyer, também enfatizou a sua intimidade com as cores. Tudo sempre muito alegre com a proposta de destacar as raízes da cultura do povo brasileiro. Pudera, filho de uma artista inquestionável, não poderia ser diferente.

    A iluminação natural que adentra a residência realça o contraste dos materiais escolhidos: concreto, vidro, madeira e as cores primárias: azul, amarelo e vermelho.

    São mil metros quadrados de cores, texturas e traços curvos para compreender que o talento de Ohtake é único. Ou mais do que isso, é arte funcional.

    Comentários

    • Não há comentários para esta postagem.

    Deixe seu comentário, sobre esta matéria.

    (0) Comentarios
Loja Goiânia

(62) 3093 1717

Newsletter

Para receber as novidades da Aldeia, cadastre seu e-mail aqui: