• A Arte Contemporânea Brasileira em 10 Nomes

    Quarta-Feira, 24 de Julho de 2013
    Hélio Oiticica – A Arte Contemporânea Brasileira em 10 Nomes

    Hoje é dia de conhecer, admirar e sentir a arte de Hélio Oiticica, um dos 10 nomes da nossa série especial.

    Não é mera coincidência Oiticica (1937 - 1980) representar tanto para a arte contemporânea brasileira. O carioca é filho de José Oiticica Filho (1906-1964), um dos importantes fotógrafos brasileiros e neto de José Oiticica (1882-1957), conhecido intelectual filólogo, professor, escritor, anarquista e jornalista.

    Já com o dom artístico correndo em suas veias, em 1947, mudou-se com a família para os EUA e junto de seus irmãos foi matriculado na Thomson School. A aproximação com a arte se deu nessa época com o livre acesso às galerias de arte e museus.

    O artista é conhecido por participar ativamente no grupo neoconcreto, por não limitar o uso inovador de cores. O que, anos mais tarde, ele conceitou como "arte ambiental".

    Em suas primeiras pinturas explorou uma paleta de cores fortes e formas geométricas influenciadas por artistas como Piet Mondrian, Paul Klee e Kazimir Malevich. E então nos anos 60, passou a conceituar uma nova forma de trabalhar, fazendo uso de maneiras que rompiam com a idéia de contemplação estática da tela. Nesse momento, propôs uma maneira mais sensorial de apreciar sua arte, pelo tato, olfato, audição e paladar.

    Aproximou-se ainda da cultura popular e passou a frequentar a Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira. Tornou-se passista e passou a viveu na comunidade do morro. Dessa época nasceu uso da palavra "parangolé", que determinou as obras que estava trabalhando naquele momento.

    Os primeiros parangolés (acima) eram compostos de tenda, estandarte e bandeira e P4. A primeira capa para ser usada sobre o corpo.

    A carreira internacional do artista brindou exposições e intervenções em Londres, Nova York e Pamplona, a partir dos fins dos de 60 e início dos anos 70. Hoje é referência criativa, fonte de inspiração.

    Visite nossa galeria e contemple as obras contemporâneas - e atemporais - de Hélio Oiticica.

    Comentários

    • Não há comentários para esta postagem.

    Deixe seu comentário, sobre esta matéria.

    (0) Comentarios
Loja Goiânia

(62) 3093 1717

Newsletter

Para receber as novidades da Aldeia, cadastre seu e-mail aqui: