• A Arte Contemporânea Brasileira em 10 Nomes

    Quarta-Feira, 28 de Agosto de 2013
    Tomie Ohtake - A Arte Contemporânea Brasileira em 10 Nomes

    Ela conquistou o que pouquíssimos artistas conseguiram. Além de um centenário de vida, Tomie Ohtake é protagonista de grandes momentos da arte contemporânea brasileira.

    Nascida em Kyoto, no Japão, a artista veio para o Brasil aos 23 anos visitar seu irmão. Na época, o mundo vivia o caos da Segunda Guerra Mundial e Ohtake prolongou sua permanência por aqui. Casou-se com um engenheiro agrônomo e construiu sua vida no Brasil.

    Se integrou à arte por volta dos quarenta anos, quando passou a integrar o Grupo Seibi, do qual também fazia parte Manabu Mabe.

    Ao longo de quase cinco décadas, Tomie criou admiráveis gravuras, pinturas e esculturas, inspirando-se em suas experiências e muitas vezes em sua própria arte.

    Curiosamente, no início dos anos 1960, desenvolveu a série de “pinturas cegas”, na qual pintava com os olhos vendados e pretendia se contrapor ao excesso de visualidade e racionalidade da arte produzida naquele momento.

    Com a descoberta e domínio de técnicas, bem como, sob influencia de sua personalidade fundamentada pela origem nipônica, o estilo multifacetado de Ohtake ficou conhecido por suas telas abstratas, em grande formato, com pré-disposição aos cromáticos, dimensões e transparências.

    A veia artística de Ohtake foi passada adiante. Tomie é a mãe do mestre do concreto, o arquiteto Ruy Ohtake. Como iniciativa de mãe e filho, nasceu o Instituto Tomie Ohtake, um espaço para difundir e refletir através de manifestações artísticas, as grandes transformações ocorridas desde os anos 50 até aquelas que estão em curso hoje.

    O empreendimento fica em São Paulo e contempla a arte de Ohtake em sua essência. Antes de ir conferir com os próprios olhos, acesse nossa galeria abaixo.

    Comentários

    • Não há comentários para esta postagem.

    Deixe seu comentário, sobre esta matéria.

    (0) Comentarios
Loja Goiânia

(62) 3093 1717

Newsletter

Para receber as novidades da Aldeia, cadastre seu e-mail aqui: