• A Arte Contemporânea Brasileira em 10 Nomes

    Quarta-Feira, 11 de Setembro de 2013
    Nelson Leirner - A Arte Contemporânea Brasileira em 10 Nomes

    Agora, é a vez do artista plástico Nelson Leirner receber a nossa homenagem na série que apresenta 10 talentos da arte contemporânea brasileira.

    Nascido na cidade de São Paulo, Leirner conviveu com a arte moderna desde a sua infância. Seus pais (a escultora Felícia Leirner e o empresário Isaí Leirner) ajudaram a fundar o Museu de Arte Moderna de São Paulo - MAM/SP e conviveram com boa parte da vanguarda brasileira.

    Mesmo com toda proximidade dos artistas, o despertar de Leirner para arte aconteceu somente nos anos 1950, estimulado por trabalhos de Paul Klee (1879-1940).

    O estilo de Leirner é pra lá de interessante, o artista cria obras que causam indagações nos expectadores utilizando objetos comuns do dia-a-dia tirando-os do contexto – e fazendo sua crítica ao próprio sistema do mercado cultural, ao consumismo e às questões sociais.

    Em 1967, um fato marcou sua trajetória. O artista enviou um Porco Empalhado para o 4º Salão de Arte Moderna de Brasília. O júri aceitou o trabalho e Leirner questionou o resultado, solicitando uma manifestação explicita dos critérios de admissão da mostra. Assim, criou polêmica com críticos como Mário Pedrosa e Frederico Morais, conhecida como "happening da crítica".

    Em parceria com a Absolut Vodka, Leirner e Senise foram os dois artistas brasileiros escolhidos para assinar o design de uma série limitada de garrafas. Veja que obras de arte.

    Mais da contemporaneidade de Leirner.

    Intitulada Quadro a Quadro: Cem Monas, a obra reúne peças impressas em seda pela técnica de silkscreen e emolduradas em caixas de acrílico. Durante oito meses, o artista criou uma centena de versões da mona lisa, carinhosamente chamadas de "As Monas de Leirner".

    O documentário “Assim é, Se lhe Parece”, mostra um pouco da vida e da realidade de Nelson: como encara a arte, sua busca por matéria-prima e a execução das obras. Assista ao trailer abaixo. http://youtu.be/M0bO6VtIzHQ Confira muito mais de Leirner em nossa galeria artística.

    Comentários

    • Não há comentários para esta postagem.

    Deixe seu comentário, sobre esta matéria.

    (0) Comentarios
Loja Goiânia

(62) 3093 1717

Newsletter

Para receber as novidades da Aldeia, cadastre seu e-mail aqui: