• Gastronomia

    Domingo, 15 de Setembro de 2013
    Ambrosia, o manjar dos deuses

    Ambrosia, um doce para ser apreciado com cautela, saboreando devagar cada colherada que chega à boca. Sem pressa.

    Conhecida como o manjar dos deuses do Olimpo, a sobremesa deste domingo proporciona muito mais que prazer ao paladar, a iguaria distrai com as suposições de sua verdadeira origem.

    Segundo a mitologia grega, o doce era tão poderoso que se um mero mortal comesse, a sensação de felicidade extrema era conquistada e ele certamente ganharia a imortalidade. Ou ainda, se a pessoa já estivesse morta, poderia ressuscitar apenas se colocasse a ambrosia em sua boca.

    São as culinárias portuguesa e espanhola que até hoje asseguram sua origem, já que doces como a ambrosia surgiram durante o período colonial, no século XVI, devido a uma maior oferta de açúcar, especiarias e gemas que seriam desperdiçadas.

    No Brasil, a ambrosia é o doce mais antigo de Minas Gerais e especialmente popular nas terras gaúchas. A receita tradicional dos brasileiros é feita à base de ovos batidos cozidos em leite adocicado e perfumado com baunilha.

    Servir ambrosia pode ser muito divertido, são muitas opções, como em travessas diante de jantares para muitos convidados ou ainda oferecida em potinhos individuais, tornando a ocasião mais dinâmica.

    Que tal preparar uma ambrosia daquelas para hoje? É dos deuses.

    Comentários

    • Não há comentários para esta postagem.

    Deixe seu comentário, sobre esta matéria.

    (0) Comentarios
Loja Goiânia

(62) 3093 1717

Newsletter

Para receber as novidades da Aldeia, cadastre seu e-mail aqui: