• A Arte Contemporânea Brasileira em 10 Nomes

    Quarta-Feira, 18 de Setembro de 2013
    Siron Franco - A Arte Contemporânea Brasileira em 10 Nomes

    A série especial que retratou a Arte Contemporânea Brasileira através do talento de dez artistas é encerrada hoje, especialmente por um conterrâneo da marca Aldeia.

    O pintor, desenhista e escultor Siron Franco nasceu em Goiás Velho, em 1947. Passou sua infância e adolescência em Goiânia, tendo sua primeira orientação de pintura com D.J. Oliveira e Cleber Gouveia.

    A primeira manifestação de arte foi desenhando, seguindo esboços extravagantes e irreais que tinha em mente. Dali em diante, não parou mais.

    Morou na capital paulista e conheceu muita gente importante do meio artístico. Frequentou os ateliês de Bernardo Cid e Walter Levi e ainda integrou o grupo que fez a exposição Surrealismo e Arte Fantástica, na Galeria Seta.

    O drama de Franco tornou-se a característica mais marcante do seu estilo de fazer arte. Uma técnica que foi aperfeiçoada ao longo do tempo com a escolha de tons escuros, cinza e marrom.

    O "Monumento às Nações Indígenas" é uma das mais expressivas obras do artista plástico Siron Franco e um dos maiores monumentos brasileiros. Construído em Aparecida de Goiânia, no Jardim Buriti Sereno Garden, na Avenida Brasil em frente às quadras 30 e 31, a obra é um testemunho da presença da cultura indígena transplantada no coração da América Latina. Visite !

    Mais de 3 mil peças e instalações do artista rodaram o mundo em uma centena de exposições coletivas, inclusive os mais desejados salões e bienais.

    Siron já recebeu muitos prêmios por contribuir para a arte contemporânea brasileira. Inclusive, foi reconhecido pelo Prêmio Mário Pedrosa como o Artista Contemporâneo do Ano de 2000.

    Aproveite o último post da série navegando em nossa galeria dedicada ao trabalho deste artista brilhante.

    Comentários

    • Não há comentários para esta postagem.

    Deixe seu comentário, sobre esta matéria.

    (0) Comentarios
Loja Goiânia

(62) 3093 1717

Newsletter

Para receber as novidades da Aldeia, cadastre seu e-mail aqui: