• Gastronomia

    Domingo, 29 de Setembro de 2013
    Os sabores irresistíveis das tapiocas

    Que tal ir pra cozinha preparar um delicioso beiju de lenço? Assim é conhecida a tradicional tapioca, iguaria de origem tupi-guarani, bastante conhecida no Nordeste brasileiro.

    A tapioca é feita com a fécula extraída da mandioca, encontrada nos supermercados também como polvilho ou polvilho doce.

    Preparar tapioca é simples! O primeiro passo é borrifar água sobre a goma da tapioca e o sal, mexendo a mistura com os dedos até que ela solte das mãos. Em seguida, aquecemos uma frigideira ou chapa para fritar a goma e aplica-se o recheio em base consistente.

    O recheio mais comum das tapiocas é manteiga com coco fresco ralado ou queijo, mas algumas levam também leite condensado, goiabada com queijo, chocolate, brigadeiro, doce de leite, morango, entre outros salgados como frango com catupiry, pizza ou mussarela e calabresa. Em Goiânia, a carne de sol não falta no menu dos tapioqueiros.

    A história define muito bem a origem da tapioca, revela que os índios tupis-guaranis utilizavam a fécula da mandioca como alimento antes da colonização pelos portugueses e, a partir deles o consumo popularizou. A especialidade indígena então passou a ser consumida no litoral da costa leste do Brasil, chegando a outras tribos, como os cariris.

    A praticidade do prato é um dos motivos que fez a galera da academia inserir a tapioca em seu cardápio. O paladar é criativo e pra lá de saboroso, abusa de recheios com proteínas magras, frutas como banana e morango e ainda combinações como cottage com mel ou ricota com geleia de frutas, sem açúcar.

    No vídeo abaixo, você aprende como preparar a verdadeira tapioca. Bom apetite!

    http://youtu.be/jnQm1KV8y_A

    Comentários

    • Não há comentários para esta postagem.

    Deixe seu comentário, sobre esta matéria.

    (0) Comentarios
Loja Goiânia

(62) 3093 1717

Newsletter

Para receber as novidades da Aldeia, cadastre seu e-mail aqui: