• Curiosidades

    Domingo, 13 de Abril de 2014
    Pequi, delícia brasileira

    O pequi é uma deliciosa fruta tipicamente brasileira, muito utilizada na cozinha nordestina, do centro-oeste e norte de Minas Gerais. Para saber quando o pequi está maduro não basta olhar para sua casca, pois a mesma permanece sempre na mesma cor, é necessário então apalpar a fruta, se estiver mole é porque está madura.

    O pequizeiro possui grandes flores brancas-amareladas, vistosas e bastante decorativas.

    Muito usado para se cozinhar com arroz ou outros pratos salgados, das mais variadas formas como cozido, no arroz, no frango, com macarrão, com peixe, com carnes, no leite, e na forma de um dos mais apreciados licores de Goiás.

    Confira no vídeo como prepara uma das deliciosas receitas que levam esse fruto, o “Arroz com Pequi”. http://www.youtube.com/watch?v=RyLdluy-420

    Rico em vitaminas A e C, os benefícios desse fruto vão além do sabor, a amêndoa ou castanha é além comestível e muito saborosa, utilizada na indústria de cosméticos para a produção de sabonetes e cremes. O óleo da polpa tem efeito tonificante, sendo usado contra bronquites, gripes, resfriados e controle de tumores. E ainda o chá das folhas é tido como regulador menstrual, combatendo também enfermidades dos rins e bexiga.

    Comentários

    • Não há comentários para esta postagem.

    Deixe seu comentário, sobre esta matéria.

    (0) Comentarios
Loja Goiânia

(62) 3093 1717

Newsletter

Para receber as novidades da Aldeia, cadastre seu e-mail aqui: