• Aldeia

    Domingo, 13 de Julho de 2014
    Alex Atala resgata a culinária brasileira

    O brasileiro Atala faz parte de uma geração de homens que usaram a cozinha para transformar o seu país.

    O Chef através de seu trabalho de recuperação de ingredientes brasileiros e principalmente da Amazônia, começou a criar um identidade, fazendo com que dizer Atala é dizer Amazônia.

    “Uma das palavras mais conhecidas do mundo é Coca-Cola. O mundo inteiro conhece a garrafa, o mundo inteiro tem a memória de um sabor. Palavra tão conhecida como essa é Amazónia. O mundo inteiro tem uma imagem, ninguém conhece o sabor. Eu tinha um elemento internacional para trabalhar e usei. O Brasil, mais uma vez, pegou e olhou só lá de fora, e depois trouxe aqui para dentro. Foi o Brasil que se esqueceu de falar do próprio Brasil.” Diz o chef.

    Porém essa identidade muitas vezes faz com que as pessoas cometam equívocos. “Uma das primeiras frutas que trabalhei neste restaurante, e que ficaram famosas, chama-se ‘cambuci’. As pessoas falavam ‘nossa, essa é uma fruta da Amazónia’. Mas nós temos um largo em São Paulo que se chama Largo do Cambuci. Essa fruta é daqui, de São Paulo.”

    Alex Atala para conquistar o nome que possui hoje, começou primeiro revelando o Brasil para o mundo a fora, e somente depois revelou o Brasil para ele mesmo.

    “... a gastronomia é orgânica, é humana, é natural, tem o tempo dela.”

    Comentários

    • Não há comentários para esta postagem.

    Deixe seu comentário, sobre esta matéria.

    (0) Comentarios
Loja Goiânia

(62) 3093 1717

Newsletter

Para receber as novidades da Aldeia, cadastre seu e-mail aqui: