• Curiosidades

    Sábado, 16 de Agosto de 2014
    Museu de Arte de Goiânia apresenta a Exposição de Waldomiro de Deus

    Nascido no interior da Bahia, em 12 de junho de 1944, Waldomiro não demorou a perceber que a cidade de Itagibá seria pequena para ele e então, aos 12 anos, fugiu da cidade natal e passou a andar pelo Brasil, chegando primeiro ao interior de Minas Gerais, onde dormiu na rua e ganhava algum dinheiro carregando malas na estação.

    Foi em 1958 que Waldomiro chegou em São Paulo vindo de carona em um pau-de-arara. Em São Paulo também viveu como menino de rua, dormindo em praças e sobrevivendo até o dia em que um sargento da guarda civil o levou para sua casa em Osasco, lhe deu uma caixa de engraxate.

    Passado algum tempo, Waldomiro se sentia insatisfeito e resolveu se mudar novamente andou por Catanduva e Presidente Vanceslau, mas retornou a Osasco. Já com 17 anos, conseguiu emprego como jardineiro. "No fundo da casa, encontrei tintas, pincéis e cartolina. Comecei a pintar de noite e a dormir durante o serviço", conta.

    Foi demitido, juntou seus desenhos e foi até o Viaduto do Chá. Colocou tudo no chão e conseguiu vender duas delas para um americano, obtendo dinheiro suficiente para alugar um quarto para dormir. Começou aí sua carreira como pintor.

    Waldomiro ainda conheceria dois personagens importantíssimos para sua carreira, primeiro o Marquês Terry Della Stuffa que lhe deu roupas e estrutura para poder pintar, o segundo era um crítico de arte chamado Mário Schemberg. “Ele lia minhas obras como se fossem um livro", agradece o pintor.

    A partir de 1966, Waldomiro viveu na Europa, expondo na França, Itália, Bélgica e Holanda. Conheceu ainda celebridades, como Salvador Dali. "Ele me deu um beijo surrealista, com aqueles bigodes que pareciam duas antenonas". De volta ao Brasil, em 1975, o pintor mora em São Paulo e tem atelier também em Goiânia.

    Conheça mais sobre a arte de Waldomiro de Deus e sua história no Museu de Arte de Goiânia. Exposição Waldomiro de Deus, visitação de terça a sexta-feira das 9hs às 17hs e sábados, domingos e feriados das 10hs às 17hs.

    Comentários

    • Não há comentários para esta postagem.

    Deixe seu comentário, sobre esta matéria.

    (0) Comentarios
Loja Goiânia

(62) 3093 1717

Newsletter

Para receber as novidades da Aldeia, cadastre seu e-mail aqui: