Geral
É em Bali, na Indonésia, que se localiza um verdadeiro palácio sustentável: feita de bambu em sua maior parte, a casa Sharma Springs é um verdadeiro refúgio em meio à natureza.
Encomendada pela família Sharma e projetada pela Ibuku, especialista em construções sustentáveis, a estrutura artesanal foi pensada para integrar o meio ambiente, respeitando a vida ao ar livre.
Com seis andares e dividida em várias torres, a casa de 750 metros quadrados une técnicas tradicionais utilizadas pelos artesãos locais e engenharia civil moderna, sendo que todo o mobiliário também foi desenvolvido pela construtora.
Ao todo, possui quatro quartos temáticos com uma vista deslumbrante para o vale do Rio Ayung e a Green Village, além de uma casa de hóspedes, onde é possível passar as férias.
Logo na entrada, um túnel de 15 metros de comprimento recebe a família e seus convidados, que vão direto para os arredores da cozinha e sala jantar. SPA, biblioteca, piscina e um jardim para permacultura são os demais atrativos do refúgio.
O design foi inspirado numa flor de lótus, o que é bastante perceptível quando observada de cima. O bambu é um tipo de material com capacidade de sequestração de carbono e desempenho mecânico excepcional, tendo grande durabilidade e ainda grande quantidade na região.
O núcleo da casa é formado por 12 pilares de bambu com 18 metros de comprimento, que se estendem até o último andar, de onde se avista toda a paisagem de uma maneira única.