• Geral

    Domingo, 02 de Novembro de 2014
    A origem do "brigadeiro"

    O brigadeiro ‚ é um doce típico da culinária brasileira. É muito comum em todo o país e está presente em praticamente todas as festas de aniversário.

    Seus ingredientes mais usuais são leite condensado, chocolate em pó, manteiga e chocolate granulado para a cobertura, podendo ser feito no fogão e também no micro-ondas, seguindo o estilo de vida mais "moderno".

    A origem da denominação é controversa, não estando claro se o nome "negrinho", usado do Rio Grande do Sul, antecede ou não o nome brigadeiro.

    Segundo alguns historiadores, o nome do docinho pode estar associado ao Brigadeiro (patente militar) Eduardo Gomes, que se candidatou à presidência pela UDN contra Eurico Gaspar Dutra, em 1946. O candidato conquistou um grupo de fãs do Pacaembu, bairro de São Paulo, que organizaram festas para promover sua candidatura. A guloseima à época feita de leite, ovos, manteiga, açúcar e chocolate tanto agradou que, numa das festas de campanha, foi feito o doce para arrecadar fundos.

    Há outras versões bastante similares a essa sobre a origem do nome do doce: mulheres do Rio de Janeiro, engajadas na candidatura de Gomes, faziam "negrinhos", que vendiam para ajudar o fundo de campanha; outros diziam que Heloísa Nabuco, de tradicional família carioca que apoiava o brigadeiro, criou um tipo de doce, ligeiramente diferente da versão atual, e o denominou com a patente do candidato preferido.

    Como as festas dos correligionários e cabos eleitorais eram muito disputadas pela população, estes logo começaram a chamar os amigos para irem comer o "docinho do Brigadeiro". Com o tempo o nome de "brigadeiro" teria sido dado ao doce (mais tarde feito com leite condensado). Apesar do apoio recebido, a eleição foi vencida pelo então General Eurico Gaspar Dutra.

    De qualquer forma, fato é que a sobremesa se tornou uma paixão nacional e hoje pode ser encontrada em diversas versões, como "de colher", com cobertura crocante, com frutas, recheado etc.

    Comentários

    • Não há comentários para esta postagem.

    Deixe seu comentário, sobre esta matéria.

    (0) Comentarios
Loja Goiânia

(62) 3093 1717

Newsletter

Para receber as novidades da Aldeia, cadastre seu e-mail aqui: