• Geral

    Segunda-Feira, 03 de Novembro de 2014
    Arquitetura brasileira no design lusitano

    Quando os designers Artur Miranda e Jacques Bec voltaram da cidade de São Paulo, levaram na mente e no coração as obras brutalistas dos arquitetos Lúcio Costa, Salvador Candia, Paulo Mendes da Rocha e Lina Bo Bardi. Já na cidade portuguesa do Porto, onde fica o estúdio Oitoemponto, pelo qual são responsáveis, acabaram transformando a verdade estrutural das edificações que tanto os deslumbrou em uma linha de móveis que esbanja brasilidade. Assim nasceu a Nossabossanova.

     

    A coleção limitada de mobília couture criada pela dupla franco-portuguesa faz um mix harmônico de uma infinidade de materiais - dentre jacarandá, couro, laca e metal - para traduzir o espírito brasileiro em forma de sofás, mesas laterais, luminárias e espelhos. Além da referência brutalista, o clima tropical e o exotismo do país se mesclaram para originar, em tons de verde, preto e branco, uma luxuriante combinação de padrões geométricos cheia de bossa.

     

    Para completar a homenagem, as peças foram batizadas com nomes de referências e de arquitetos brasileiríssimos. Lúcio se tornou uma sofisticada e minimalista mesa lateral feita de aço, carvalho e laca, Salvador virou um armário que combina machetaria, jacarandá, teca africana e couro, e Paulo deu origem a um aparador de linhas retas. Na coleção Nossabossanova ainda surgem nomes como Copacabana, Oscar, Burle e Oswaldo e padronagens típicas como o tradicional calçamento de São Paulo e uma versão desconstruída do calçadão carioca.

    Comentários

    • Não há comentários para esta postagem.

    Deixe seu comentário, sobre esta matéria.

    (0) Comentarios
Loja Goiânia

(62) 3093 1717

Newsletter

Para receber as novidades da Aldeia, cadastre seu e-mail aqui: