• Geral

    Domingo, 16 de Novembro de 2014
    As frutinhas que caíram na graça dos brasileiros

    As “berries” - gojiberry, goldenberry, cranberry e blueberry - caíram no gosto dos brasileiros que buscam uma alimentação saudável, saborosa e rica em nutrientes. Para além de modismos alimentares, essas pequenas frutinhas se revelaram alimentos poderosos, capazes de fortalecer o sistema imunológico e controlar os níveis de gordura no sangue. Confira as dicas abaixo de como consumi-las, preservando suas propriedades, e incremente sua dieta com esses “super alimentos”.

     

    Gojiberry

     

    A Gojiberry é originária do sul da Ásia, rica em minerais, ácidos graxos insaturados, antioxidantes e polissacarídeos. Cada 100g de gojiberry seca contêm 50 vezes mais vitamina C que uma laranja. Possui alta concentração de outras vitaminas, como B1, B2 e B6, cerca de 20 aminoácidos, potássio, selênio e cálcio. Além disso, é fonte de proteínas e oligoelementos, como zinco e ferro, deixa o metabolismo acelerado e queima calorias. Ajuda, também, na fertilização, no aumento do nível de energia, no desempenho atlético, na qualidade do sono, na concentração e na redução da fadiga e do estresse. Pode ser consumida pura, no iogurte, na salada de frutas, com cuscuz marroquino, na salada e em outros preparos. Uma colher de sopa da fruta seca tem aproximadamente 50 calorias.

    Goldenberry

    Nativa do Peru, Colômbia e Equador, a goldenberry é mais nova queridinha da família das berries, considerada um dos mais completos alimentos de origem vegetal por suas propriedades nutricionais. Cada 100g de goldenberry tem aproximadamente 49 calorias. A fruta pode ser usada em lanches, tortas, compotas, saladas e smothies. Ela se parece com uma uva passa, só que com sabor mais azedo. Possui diversas funcionalidades, indicada principalmente para adeptos da dieta vegetariana, por ser rico em proteínas e substituir a carne vermelha, embora tenha menos ferro que um pedaço de carne. Outra vantagem é que o fruto é livre de gorduras saturadas encontradas nas carnes de origem animal que, em excesso, aumentam as chances das doenças cardiovasculares. A goldenberry também é rica em aminoácidos, além de ajudar a acelerar o metabolismo e queimar calorias. Contém, ainda, vitaminas A e C, além de cálcio, ferro e fósforo.

    Cranberry

    Tal como as frutas vermelhas em geral e por ser rica em propriedades antioxidantes, a cranberry combate o envelhecimento precoce, reduz os riscos de doenças cardiovasculares e o câncer. Ajuda ainda a evitar infecção urinária e é rica em vitaminas A, C e D. Outra substância importante presente nessa fruta é o resveratrol, que ajuda a controlar os níveis de gordura no sangue, fazendo com que o coração fique protegido. A cranberry também é rica em fibras e possui frutose, que pode ser usada pelo organismo como fonte de vitamina. Cada 100g dessa fruta possuem somente 46 calorias e a melhor maneira de consumi-la é crua ou como suco feito na hora.

    Bleuberry

    Também conhecida como mirtilo, a blueberry não é apenas uma fruta saborosa: ela é rica em antocianos, substâncias com alto poder antioxidante que trabalham para neutralizar radicais livres que prejudicam o nosso sistema imunológico e que conduzem a muitas doenças degenerativas. Ajuda a combater o envelhecimento precoce e tem baixo índice glicêmico, contribuindo na regulação da glicemia (açúcar do sangue). É uma excelente alternativa para pessoas que apresentam diabetes ou intolerância à glicose. Cada 100g de bluberry possuem apenas 57 calorias e pode ser consumida pura, em suco, iogurte, geleias, tortas etc.

    Comentários

    • Não há comentários para esta postagem.

    Deixe seu comentário, sobre esta matéria.

    (0) Comentarios
Loja Goiânia

(62) 3093 1717

Newsletter

Para receber as novidades da Aldeia, cadastre seu e-mail aqui: