• Geral

    Domingo, 25 de Janeiro de 2015
    O sabor da França que ganhou o mundo

    O macaron é um doce de receita centenária, já há tempos aclamado em toda a França como o símbolo da fantástica confeitaria do país. Depois de algum tempo fora de moda, voltou à cena e ganhou espaço em todo o mundo.

    Redondo, crocante por fora, úmido e macio por dentro, e com uma espécie de “espuminha” nas extremidades – também conhecida como saia, parece um mini-hambúrguer doce. Seu sucesso não é em vão e com o passar do tempo foram criadas misturas de sabores que atiçam o paladar de qualquer um.

    No entanto, a história indica que sua origem é, na verdade, italiana, o que explica seu nome. A primeira versão da receita era feita com merengue de amêndoas e se assemelhava ao Amarreti (biscoito italiano feito à base de amêndoas, açúcar e clara de ovos). Mas como acontece com muitos doces e pratos consagrados da gastronomia, a receita original passou por inúmeras modificações até chegar ao que é hoje.

    A iguaria chegou na França em 1533 pelas mãos dos chefs de confeitaria de Catherine de Medici, esposa do Rei Henri II, o Duque de Orleans. Porém a grande ideia do macaron que consumimos hoje em dia foi criada por Pierre Desfontaines Ladurée, que no início do século XX juntou os dois biscoitos de merengue preencheu com ganache de chocolate. As diversas cores que vemos hoje, elemento responsável por parte do sucesso do macaron, vêm da adição de um corante comestível.

    Quanto às receitas, a maioria é guardada a sete chaves, tendo em vista que para produzir um excelente macaron é preciso prestar atenção em detalhes como a temperatura do forno e a espuminha formada em suas extremidades, característica principal do pequeno biscoito.

    Mesmo em sua terra, não é em todos os lugares que se encontra um macaron de qualidade. Por ter virado uma grande moda e que deu certo, qualquer padaria ou café vende macaron, até mesmo uma rede americana de fast food.

    Comentários

    • Não há comentários para esta postagem.

    Deixe seu comentário, sobre esta matéria.

    (0) Comentarios
Loja Goiânia

(62) 3093 1717

Newsletter

Para receber as novidades da Aldeia, cadastre seu e-mail aqui: