• Geral

    Sexta-Feira, 13 de Fevereiro de 2015
    Um sistema simples que reaproveita a água desperdiçada no banho

    O recurso natural mais abundante do planeta se tornou motivo de preocupação há alguns meses; economizar água deixou de ser uma teoria para se tornar um hábito no dia a dia da população. Para tentar auxiliar as pessoas nessa mudança de comportamento e buscando alternativas, o designer húngaro Alberto Vasquez desenvolveu um sistema para reaproveitamento da água residual dos chuveiros, também chamada de água cinza. Apelidado de Gris, o equipamento possui baixa tecnologia, é simples e eficiente. 

    Composto por quatro compartimentos/reservatórios interligados, o sistema deve ser usado como um pequeno tablado sob os pés das pessoas enquanto tomam banho. Como a parte central é inclinada para baixo, os compartimentos vão armazenando a água residual sucessivamente. Para evitar acidentes, ele também possui uma superfície granular antiderrapante. 

    Depois o usuário pode descarregar cada reservatório separadamente, utilizando a água cinza na limpeza, descarga e até para regar as plantas, por exemplo. Assim, podem ser economizados pelo menos 72 litros de água ao dia por pessoa. Em cada compartimento cabem 10 litros, a mesma capacidade de um balde médio, logo, as pessoas não terão a dificuldade de carregar muito peso. No entanto, o Gris é mais eficiente porque coleta até 90% da água de um banho, enquanto o uso de bacias e baldes reaproveita apenas 30%. 

    O designer passou grande parte de sua infância em aldeias sul-americanas (é filho de pai húngaro e mãe colombiana) e presenciou a falta de água nas comunidades na Colômbia, em que pessoas morriam por carência de água potável e alimentos. Pensando nisso, criou o projeto para incentivar o reuso da água e evitar desperdícios. O protótipo já está pronto e será produzido em larga escala em breve. O produto será vendido a preços acessíveis, entre US$ 20 e US$ 40. 

    Porém, mesmo com esta alternativa, as pessoas ainda devem tomar banhos rápidos e, de preferência, fechando o registro ao se ensaboar. Um banho de 15 minutos gasta 135 litros de água em uma casa e 243 litros em apartamento. Já em um banho de cinco minutos e com o registro fechado, esse consumo cai para 45 e 81 litros, respectivamente. No caso do chuveiro elétrico, são usados 45 litros em residências e 144 em apartamentos durante 15 minutos e, com a redução do tempo, o gasto cai para 15 litros em casa e 48 em apartamento. 

    Comentários

    • Não há comentários para esta postagem.

    Deixe seu comentário, sobre esta matéria.

    (0) Comentarios
Loja Goiânia

(62) 3093 1717

Newsletter

Para receber as novidades da Aldeia, cadastre seu e-mail aqui: