• Geral

    Sexta-Feira, 27 de Março de 2015
    Os 100 anos de Miami Beach!

    Em 26 de março Miami Beach completou 100 anos! A cidade tem uma história não muito antiga, mas bem movimentada. Situada num longo banco de areia a leste de Miami e entre o Atlântico e a Biscayne Bay, Miami Beach inicialmente era quase desabitada, o solo ocupado por plantações de coqueiros e abacate – lugar onde moradores e visitantes de Miami passar o dia na praia.

    Rapidamente, empresários viram o atrativo de lazer da área à beira-mar, com clima ameno e águas cristalinas, e o potencial de se transformar em um balneário para os americanos ansiosos por escapar dos rigores do inverno.

    Assim, em 1915, mesmo ano em que o povoado virou oficialmente uma cidade, inaugurou-se o Hotel Brown, na Ocean Drive, dando início ao que se tornou a lucrativa indústria hoteleira que até hoje atrai investidores e é o principal fator de desenvolvimento para a economia da cidade.

    Em 1926, um furacão arrasou com muitos desses hotéis, abrindo caminho nos anos 1930 para um novo estilo de arquitetura que teria papel definitivo e relevante na imagem e história da cidade: foi a era do art déco, prédios e hotéis organizados em composições de volumes básicos, geometria clean, dinâmica, com elegantes elementos decorativos e inspiração de motivos náuticos. O estilo seguia a tendência da época, vinda de Nova York, mas Miami Beach desenvolveu uma versão toda própria, adicionando motivos tropicais e espaços mais iluminados.

    Mais tarde, o arquiteto modernista Morris Lapidus deu origem a um outro movimento também ligado ao espírito aventureiro de Miami Beach. Com ousadia geométrica moderna (com um sabor das curvas de Niemeyer) e toques historicistas kitsch, criou um ambiente de fantasia e luxo para o Hotel Fountainebleau.

    Outros projetos no mesmo estilo se seguiram. E a maneira livre que Lapidus brincava com os volumes e linhas influenciou o trabalho de outros arquitetos, dando origem a um estilo conhecido como Miami Modern (ou MiMo).

    No final dos anos 1970, passando por uma fase de declínio, e com alta criminalidade, vários edifícios dos tempos áureos do período art déco corriam risco de serem demolidos, mas graças a uma campanha grande parte de South Beach conseguiu ser protegida com a designação de patrimônio histórico.

    Aos poucos, muitos ganharam vida nova, pintados em cores vibrantes e com novos inquilinos, lojas vintage, cafés descolados e nightclubs atraindo uma nova geração a curtir Miami Beach.

    Hoje o desenvolvimento da cidade parece assegurado, com uma população local crescente e eventos anuais de prestígio, trazendo sempre novos visitantes, e garantindo que a área continuará sendo um grande destino para um archi-tour muito original.

    Comentários

    • Não há comentários para esta postagem.

    Deixe seu comentário, sobre esta matéria.

    (0) Comentarios
Loja Goiânia

(62) 3093 1717

Newsletter

Para receber as novidades da Aldeia, cadastre seu e-mail aqui: