Geral
A França tem enfrentado problemas com os altos níveis de poluição atmosférica e já implementou o rodízio de veículos na capital Paris. Agora o país aprovou uma lei que obriga os prédios a terem telhados verdes ou placas solares. Nota-se com isso que as políticas sustentáveis estão ganhando espaço por lá.
A principal vantagem dos painéis solares é diminuir o uso de energia elétrica, pois utilizam a luz do sol para produzir energia para a população.
Já os telhados verdesformam um isolamento de calor e ruído, reduzindo a necessidade de aparelhos de refrigeração durante o calor e aquecimento para o inverno.
Além disso, bloqueiam as partículas de poeira, purificando o ar, e retêm água da chuva, reduzindo problemas de escoamento durante chuvas fortes.
Os ativistas ambientais franceses queriam que todos os prédios fossem obrigados a utilizar vegetação nos telhados, inclusive os residenciais. Mas os parlamentares concluíram que a medida seria muito cara para o consumidor residencial e criaram a lei do uso de painéis solares ou telhados verdes apenas para empresas e zonas comerciais.
Esses telhados, além de deixarem os lugares mais bonitos, são excelentes para aumentar as áreas verdes nas grandes metrópoles. O Brasil poderia se inspirar nesta ideia, não?