• Geral

    Domingo, 05 de Abril de 2015
    Boeuf Bourguignon: a simplicidade do requinte francês!

    O Boeuf Bourguignon é um prato que utiliza ingredientes simples, estilo um picadinho ou carne de panela, com a diferença da complexidade aromática e de sabores do prato. Na verdade cada um tem a sua receita, em geral, receitas de família. É considerado um prato popular na França.

    Como todo bom prato clássico, existem divergências sobre sua origem, mas a maioria das referências citam a região de Borgonha, na França, como berço da iguaria, e os vinhos da região eram utilizados no preparo.

    A receita foi inventada para utilizar cortes de carne mais duros, que precisam de um longo período de cozimento para ficarem macios. Além disso, eram acrescentados vinho e elementos aromáticos para esconder sabores desagradáveis que poderiam existir pela má conservação dos produtos.

    Uma referência que chama a atenção, e não deixa de ser possível pela história, é que no século XV, durante a Renascença, a nobreza italiana vivenciou uma grande mudança nos hábitos alimentares. A comida que antes era servida de maneira rudimentar passa a receber um tratamento especial.

    Grandes descobertas gastronômicas permitiram que os temperos fossem usados de maneira correta, realçando o gosto dos alimentos. Além disso, começaram a se preocupar com a apresentação dos pratos. Em resumo, as refeições passaram a ter outro sentido na vida das pessoas, proporcionando momentos de prazer e entretenimento.

    Esse novo conceito de alimentação foi levado para a França por Catarina de Médici, que se casou com o Rei Henry II e se tornou rainha da França. Sua comitiva incluía cozinheiros de Florença com vasto conhecimento e habilidades, fato que mudou drasticamente a história da gastronomia francesa.

    Comentários

    • Não há comentários para esta postagem.

    Deixe seu comentário, sobre esta matéria.

    (0) Comentarios
Loja Goiânia

(62) 3093 1717

Newsletter

Para receber as novidades da Aldeia, cadastre seu e-mail aqui: