• Geral

    Domingo, 12 de Abril de 2015
    Crème Brûlée: a sofisticada sobremesa que se popularizou pelo mundo afora!

    O termo crème brûlée vem do francês e significa creme queimado. Esta clássica iguaria tem como principal característica uma superfície caramelizada, gratinada com açúcar pouco antes de ser servido.

    O caramelo deve ser duro o suficiente para rachar quando sofrer o impacto de uma colher. O segredo está em endurecer e escurecer o açúcar sem cozinhar demais o creme. Para isso, usa-se um maçarico ou coloca-se o prato sob um gratinador.

    A origem do crème brûlée é um pouco controversa. Para os espanhóis, é uma variação da “crema catalana”, que dizem ter surgido no século XVII. Para os ingleses, é uma variação do “burnt cream”, que traduzido para o francês virou “crème brûlée”, que chegou na França no século XIX e ficou mundialmente famoso como uma invenção francesa. Em Portugal, chama-se leite-creme.

    Considerado uma sobremesa sofisticada, ele oferece infinitas possibilidades de sabor, tais como café, chocolate, doce de leite, limão, bebidas alcoólicas, entre outras. Todas elas partem da receita base, o creme anglaise: gemas, leite, creme de leite e açúcar.

    Comentários

    • Não há comentários para esta postagem.

    Deixe seu comentário, sobre esta matéria.

    (0) Comentarios
Loja Goiânia

(62) 3093 1717

Newsletter

Para receber as novidades da Aldeia, cadastre seu e-mail aqui: