• Geral

    Domingo, 26 de Abril de 2015
    Leave the gun, take the cannoli!

    Após ter ficado conhecido mundialmente na década de 70 com a famosa frase do personagem Peter Clemenza, do filme O Poderoso Chefão, o cannoli ganhou também o paladar dos brasileiros.

    A sua principal característica está no contraste da crocância da casca com a cremosidade do recheio. Hoje em dia, são usados cilindros metálicos para dar o formato de canudo, mas, originalmente, era usada cana-de-açúcar e até bambu para dar a forma de “pequeno tubo” ao fritar.

    O sabor clássico é composto de creme de ricota, frutas cristalizadas e aromatizado com raspas de limão ou água de flor de laranjeira, mas por aqui o doce já ganhou muitas versões.

    Os recheios variam dos mais suaves e tradicionais, como o de creme de baunilha, aos mais inusitados e brasileiros, entre os quais podemos destacar o romeu e julieta. Essas delícias sicilianas fazem parte do que hoje se chama comfort food, comidas que nos trazem memórias e são capazes de nos remeterem, por meio do paladar, para outras épocas, confortar e despertar emoções.

    A História nos conta que o doce era feito durante o carnaval, em Palermo, na região da Sicília, antes da dominação árabe e simbolizava a fertilidade. Atualmente, o cannoli é encontrado na Itália em todas as épocas do ano e, graças à imigração, em muitas outras cidades espalhadas pelo mundo. Em Nova York, por exemplo, os canudos fazem grande sucesso e podem ser encontrados nas docerias em diversos sabores.

    Comentários

    • Não há comentários para esta postagem.

    Deixe seu comentário, sobre esta matéria.

    (0) Comentarios
Loja Goiânia

(62) 3093 1717

Newsletter

Para receber as novidades da Aldeia, cadastre seu e-mail aqui: