• Curiosidades

    Domingo, 10 de Maio de 2015
    O irresistível sabor do profiterole!

    Também conhecido com choux à la crème e cream puff,o profiterole é uma sobremesa feita com uma massa açucarada, conhecida como choux, recheada com cremes, sorvete e calda.

    Cheia de meandros e de mitos exagerados, sua origem nunca foi estabelecida com precisão. Alguns estudiosos garantem que foi Popelini, chef da rainha da França, Catherine de Médici, quem resolveu rechear a massa choux com creme de confeiteiro – isso em meados de 1540.

    Outros defendem que Popelini não apenas recheou, mas também inventou a própria pâte a choux. Esse nome, aliás, refere-se ao formato arredondado da iguaria, que lembra um repolho (choux, em francês).

    A realidade é que por ser uma massa simples de fazer, possivelmente foi criada em diversos países, em diferentes épocas, por inúmeros cozinheiros criativos.

    Uma deliciosa carolina (que não é a menina, mas sim uma bolota de massa chouxbem macia), uma generosa bola de sorvete e uma brilhante calda de chocolate são os elementos necessários para compor o profiterole.

    A massa oca é perfeita para abrigar o recheio, que não precisa, necessariamente, ser gelato. Vale também brigadeiro, chantilly, creme de confeiteiro. A combinação de texturas é irresistível: exterior levemente crocante, interior aveludado, recheio cremoso, finalizado por uma cobertura delicada, porém pungente. Para acrescentar certa sofisticação, amêndoas laminadas arrematam o prato e o coração de quem saborear!

    Comentários

    • Não há comentários para esta postagem.

    Deixe seu comentário, sobre esta matéria.

    (0) Comentarios
Loja Goiânia

(62) 3093 1717

Newsletter

Para receber as novidades da Aldeia, cadastre seu e-mail aqui: