• Geral

    Domingo, 24 de Maio de 2015
    Uma delícia tipicamente gaúcha!

    O arroz carreteiro, ou arroz de carreteiro, é um delicioso prato típico da culinária brasileira, originário do Rio Grande do Sul. A receita surgiu quando mercadores ambulantes atravessavam a região em carretas puxadas por bois.

    O carreteiro valia-se muito da carne de sol em seu cardápio, que no sul do país é conhecida como charque, pois além de abundante na época, ela se mantinha conservada durante os muitos dias das viagens.

    O prato nasceu da necessidade. Os carreteiros que atravessavam o sul do Brasil precisavam de alimentação prática, fácil de elaborar e bastante nutritiva para repôr a energia. Para isso, coziam em panela de ferro uma mistura de charque picada (guisado) com arroz.

    Por ser uma receita absolutamente deliciosa, caiu no gosto popular e se transformou em um ícone da culinária regional. Atualmente os gaúchos preparam arroz com carne moída ou sobras de churrasco e chamam de carreteiro em alusão ao nome original “arroz carreteiro”.

    O prato foi incorporado à cozinha brasileira e hoje é comum saboreá-lo em todo o país. Nas regiões Centro-Oeste e Nordeste do Brasil é também conhecido como Maria Isabel, e preparado com carne de sol.

    Comentários

    • Não há comentários para esta postagem.

    Deixe seu comentário, sobre esta matéria.

    (0) Comentarios
Loja Goiânia

(62) 3093 1717

Newsletter

Para receber as novidades da Aldeia, cadastre seu e-mail aqui: