Cada vez mais os centros urbanos precisam de áreas verdes para amenizar os efeitos da poluição e estimular a relação entre a natureza e o homem.
Para aproveitar os espaços públicos, que muitas vezes são escassos em cidades populosas, os japoneses estão desenvolvendo hortas orgânicas nas superfícies dos metrôs, na capital Tóquio.
O projeto denominado “Soradofarms” possibilita que os passageiros do trem possam subir no telhado para apreciar as hortas e passar um momento agradável junto à natureza.
As hortas são abertas ao público geral e não é necessário comprar o bilhete do metrô para ir ao local. A iniciativa pretende aumentar as áreas verdes, melhorar a qualidade do ar e difundir a alimentação saudável entre a população.
Cada habitante pode contribuir com o projeto e arrendar 3 m² de terreno efetuando o pagamento de uma taxa anual. Assim, terá direito a assistência técnica, receberá ferramentas e poderá utilizar o espaço público para cultivo e plantio.
Os japoneses pretendem implementar o projeto em 282 estações da cidade. Uma ótima ideia para reproduzirmos por aqui, não é mesmo?