• Gastronomia

    Domingo, 28 de Junho de 2015
    Delícias juninas: Pamonha!

    O mês de junho já está no fim. Mas não podíamos finalizar a série sobre as “Delícias Juninas” sem falar de uma das paixões do goiano: a pamonha!

    Em Goiás, assim como em São Paulo, e Minas e em vários Estados do Nordeste, é possível encontrar pamonha o ano inteiro em pamonharias, padarias ou até mesmo com vendedores ambulantes que passam de carros pelas ruas anunciando “Olha a pamonha!”.

    Além dos sabores tradicionais – de sal e de doce – hoje existem outros tantos que chegam a surpreender: à moda (com linguiça e pimenta), de queijo, de coco ralado, de linguiça, de frango.

    Inovação é o que não falta, mas a massa básica do seu preparo é a mesma em qualquer lugar: milho verde ralado, misturado ao leite, sal ou açúcar. Essa massa é colocada em um “saquinho” feito com a própria casca do milho.

    A origem da pamonha é controversa. Muitos defendem que a iguaria é a mistura das tradições indígenas – que dominavam o cultivo do milho (a palavra pamonha vem do tupi Pa'muña, que significa pegajoso), dos portugueses – que teriam trazido para o Brasil algo muito semelhante, e dos escravos africanos – que teriam feito as adaptações até chegar à pamonha que conhecemos hoje.

    Confira a receita dessa delícia!

    Ingredientes:

    8 espigas de milho verde com palha

    1colher (sopa) de manteiga

    1 e ½ xícara (chá) de açúcar

    ½ xícara (chá) de leite

    1 pitada de sal

    Modo de Preparo:

    Em uma panela, leve ao fogo o leite (que pode ser de coco, se preferir) e a manteiga até derreter. Reserve. Com uma faca, retire os grãos das espigas. Bata os grãos no liquidificador até obter um creme. Adicione essa mistura ao leite reservado, acrescente o açúcar, o sal e mexa bem. Separe duas palhas para cada pamonha. Pegue uma delas, dobre as laterais e a ponta, formando um saquinho. Encha o saquinho com o creme e cubra com a outra palha, dobrando as laterais e a ponta. Amarre as extremidades, de canto a canto, com um barbante. Coloque as pamonhas em uma panela com água. Mantenha no fogo por uma hora ou até a palha ficar bem amarelada.

    Comentários

    • Não há comentários para esta postagem.

    Deixe seu comentário, sobre esta matéria.

    (0) Comentarios
Loja Goiânia

(62) 3093 1717

Newsletter

Para receber as novidades da Aldeia, cadastre seu e-mail aqui: