• Gastronomia

    Domingo, 02 de Agosto de 2015
    Tiramisù: o mais famoso “dolce” italiano!

    Originário da Itália, tiramisù significa literalmente “puxa-me para cima” ou “eleva-me”, uma vez que essa deliciosa sobremesa italiana nos fiz subir aos céus com seu paladar irresistível.

    Na realidade, devido ao fato de que seus ingredientes possuírem um valor energético considerável (ovos, açúcar, café e queijo mascarpone), é muito compreensível o significado deste nome.

    Seu principal ingrediente é o creme de mascarpone, um queijo italiano suave, de sabor delicado, bastante cremoso e de cor branca, proveniente da região da Lombardia, ao norte da Itália.

    A iguariaé composta por um pavê com creme de mascarpone, vinho marsala, biscoito de champagne molhado no café, cacau em pó e/ou chocolate em barra, tudo disposto em camadas.

    São inúmeras as histórias de sua origem, mas segundo uma delas, o tiramisù foi criado nos finais do século XVI para homenagear o Duque da Toscana, Cosme III de Médicis, quando da sua chegada a Siena, para que guardasse uma boa recordação da cidade.

    Os doceiros da cidade prepararam para a ocasião uma sobremesa com ovos, leite e vinho marsala, e por isso foi chamada também de sopa inglesa ou “Zuppa del Duca”.

     

    Outra lenda conta que durante o Renascimento ao tiramisù acrescentou-se o café, considerado afrodisíaco, e o chocolate, que era estimulante, e por causa dessa combinação, esse pavê era consumido na Toscana antes dos encontros amorosos, para proporcionar mais energia aos amantes.

    Depois disso, a popularização do tiramisù na Itália foi questão de tempo. Em todo o país, milhares de turistas procuram por docerias que vendem exclusivamente esse famoso doce. Atualmente, o tiramisù continua a ser um dos símbolos da autenticidade e da simpatia italianas.

    Comentários

    • Não há comentários para esta postagem.

    Deixe seu comentário, sobre esta matéria.

    (0) Comentarios
Loja Goiânia

(62) 3093 1717

Newsletter

Para receber as novidades da Aldeia, cadastre seu e-mail aqui: