Cinema
(Kidnapping Mr. Heineken, ação, Holanda/Reino Unido/Bélgica, 2015)
De Daniel Alfredson. Com Anthony Hopkins, Jim Sturgess, Sam Worthington, Ryan Kwanten, Mark van Eeuwen, Thomas Cocquerel e outros.
A vida real às vezes pode ser mais surpreendente que a ficção. No longa “Jogada de Mestre”, a inspiração veio de um crime real, que culminou no maior resgate já pago até então: o sequestro do herdeiro da Heineken, que dominou manchetes em meados dos anos 1980.
Anthony Hopkins vive o magnata sequestrado, enquanto Jim Sturgess, Sam Worthington, Ryan Kwanten, Mark van Eeuwen e Thomas Cocquerel são os amigos de infância que se unem para cometer o crime.
Quando uma crise econômica europeia deixa o grupo à beira da falência, Cor Van Hout (Sturgess) – que não tem disposição para se “rebaixar” de chefe a funcionário e cuja esposa está grávida – propõe aos seus amigos, já habituados a pequenos delitos, que se lancem ao grande golpe que garantirá tranquilidade a todas as suas famílias.
O longa começa mostrando o milionário discursando sobre o próprio sequestro: “O que vocês estão fazendo é completamente estúpido. Mas, se der certo, será brilhante”. Isso deixa o público com uma expectativa sobre o sucesso ou o fracasso da gangue.