Geral
Inspirada na arquitetura mediterrânea, uma casa localizada em Puzol, na província de Valência, Espanha, foi construída aos pés de uma encosta, que termina no mar.
Formada por uma série de volumes de diversas alturas, que se adaptam ao terreno, a casa possui paredes de pedra fazem uma conexão com a paisagem ao redor e marcam a geometria do projeto, que ainda mescla madeira, vidro e concreto.
O autor do projeto, Ramón Esteve, estruturou a arquitetura em torno de três pátios consecutivos, divididos em áreas do dia e da noite. Nessa área de circulação, o piso é revestido por decks de madeira e o verde aparece no paisagismo, com espécies da região.
A horizontalidade é outra marca do projeto. Os planos de pedra são cobertos por lajes de concreto pintado de branco, que trazem frescor ao material de aparência árida. O restante da casa é fechado por grandes panos de vidro e paredes de madeira.
Em alguns ambientes os painéis de madeira são móveis e podem ser abertos, integrando esses espaços ao exterior.
No interior da residência, a decoração exibe ares minimalistas, complementada pela iluminação natural que entra pelas grandes aberturas.
Fotos: Mayte Piera / Divulgação