Gastronomia
A gastronomia é cheia de termos técnicos e nomes que diferenciam produtos, aromas, texturas etc. Muitas vezes eles não são corretamente empregados, mas, mesmo assim, acabam ganhando popularidade.
Com o chocolate preto e o chocolate branco não é diferente: existe uma grande diferença entre um e outro, a começar pelo sabor.
No entanto, a principal diferença é na receita e na produção, que mostra que o chocolate branco não é chocolate, embora batizado com esse nome.
Para ser considerado chocolate é preciso que leve cacau em sua fórmula. No momento da produção do chocolate, o cacau é prensado e se divide em duas partes: a massa do cacau, e a gordura (manteiga de cacau).
Com a massa do cacau, ou seja, a parte sólida, é feito o chocolate preto, e com a manteiga do cacau se processa o chocolate branco, que consiste basicamente em gordura, açúcar e leite.
Pelo fato de não ter em sua composição o cacau sólido, e sim apenas a gordura da fruta, o chocolate branco tecnicamente não é um chocolate, e sim outro doce.
Mesmo a textura de ambos sendo parecidas, o sabor é completamente diferente, e o “chocolate” branco possui muito mais açúcar que os demais.
Imagens: Divulgação.