• Gastronomia

    Domingo, 15 de Novembro de 2015
    Um irresistível sabor vindo da Itália!

    Para quem ouve a palavra pela primeira vez, bruschetta (lê-se brusqueta) soa bem estranho. Mas é um prato delicioso, com um sabor familiar e acolhedor! Parece uma pizza, cuja massa é substituída por uma fatia generosa de pão tostado, com as mais variadas coberturas. Seu sabor, aparência, base e guarnições variam de região para região na Itália.

    A palavra bruschetta deriva do verbo italiano bruscare, que significa tostar na brasa e teria sua origem nas regiões de Lazio e Abruzzo. Na Toscana, o pão local é guarnecido com uma espécie de purê de feijão branco ao alho ou verduras refogadas.

    Na Calábria, Sicília e Basilicata, é feita com um pão comprido de semolina e guarnecido com tomate, azeite e ervas. Na região de Toscana, o antepasto é conhecido como fetunta. Há ainda o crostini e o crostone, denominações mais genéricas para qualquer pão com crosta tostada recheado ou coberto.

    Apesar de algumas literaturas afirmarem que só a bruschetta levaria alho, há controvérsias. No fim, pode-se chamar tudo de bruschetta, que é a nomenclatura mais conhecida, e mandar ver.

    Acredita-se que a bruschetta surgiu antes dos tempos de Cristo, entre os trabalhadores rurais italianos, que teriam inventado o prato para aproveitar as sobras de pão do dia anterior, guarnecendo-o com os ingredientes que tinham à mão. A receita deu tão certo que chegou até os dias de hoje, se popularizou em diversos países e cada dia se torna mais sofisticada.

    Servir é sucesso garantido. Primeiro porque ninguém resiste ao aroma e à crocância de um bom pão. Depois porque é um prato versátil, que vai bem em um brunch, lanche, almoço ou jantar, como antepasto, prato principal e até como sobremesa.

    Existem inúmeras variações de coberturas, quentes e frias, doces e salgadas. Mas pode-se garantir uma boa bruschetta apenas com um bom pão, um bom azeite, sal grosso e pimenta do reino moída.

    Prefira tostar o pão na grelha, pois fica macio por dentro e com uma casca externamente crocante, além de ganhar um aroma defumado bem apetitoso. Para cobrir com o queijo derretido, coloque as bruschettas prontas em forno alto por poucos minutos, impedindo que o pão resseque endureça demais. E buon appetito!

    Imagens: Divulgação.

    Comentários

    • Não há comentários para esta postagem.

    Deixe seu comentário, sobre esta matéria.

    (0) Comentarios
Loja Goiânia

(62) 3093 1717

Newsletter

Para receber as novidades da Aldeia, cadastre seu e-mail aqui: