• Arquitetura

    Segunda-Feira, 16 de Novembro de 2015
    Uma casa à beira da Mata Atlântica!

    Quando projetou essa casa de 380 metros quadrados em um condomínio fechado em Salvador, o arquiteto Sidney Quintela procurou tirar proveito de duas situações que poderiam ser encaradas como limitações.

    A primeira delas: o terreno está no limite de uma área de proteção ambiental, o que exigiu da construção rigoroso respeito para não comprometer a exuberante vegetação. Além disso, o terreno tinha um acentuado declive, o que levou à implantação da casa em níveis. A entrada se dá pelo nível superior, onde há um vestíbulo com acesso às suítes.

    Logo abaixo está a parte social (living, sala de jantar, cozinha e espaço gourmet). Há ainda um segundo subsolo onde ficam as dependências de serviço, uma brinquedoteca e um home office.

    Com um entorno tão privilegiado, Quintela criou uma casa de linhas leves, aberta para o verde, o que também trouxe vantagens com relação ao conforto térmico. As grandes esquadrias em vidro favorecem a ventilação e iluminação. A vegetação densa dá privacidade aos moradores, além de gerar sombra.

    A estrutura de concreto protendido proporciona ambientes integrados, gerando espaços amplos, fluídos, com pé-direito alto. Para o design de interiores a intenção foi criar uma decoração jovial, equilibrando o clássico e o contemporâneo, com uma pegada de bom humor.

    Sobre uma base neutra constituída de revestimentos neutros, como o porcelanato no piso, foram colocadas peças de tons sóbrios e que privilegiam o conforto. O projeto de luminotécnica adiciona dramaticidade ao espaço e valoriza as obras de arte contemporâneas distribuídas pelos ambientes.

    Como a casa é muito aberta, com muito vidro, uma preocupação foi garantir que os ambientes tivessem uma ambiência mais aconchegante. Isso levou ao uso de lâmpadas halógenas, que criam um efeito entre luz e sombra mais interessante e agregam calor.

    Fotos: Xico Diniz / Divulgação.

    Comentários

    • Não há comentários para esta postagem.

    Deixe seu comentário, sobre esta matéria.

    (0) Comentarios
Loja Goiânia

(62) 3093 1717

Newsletter

Para receber as novidades da Aldeia, cadastre seu e-mail aqui: