• Gastronomia

    Domingo, 13 de Dezembro de 2015
    O puro sabor do Natal!

    Apreciado o ano todo, mas efetivamente indispensável na época do Natal, o panetone é uma espécie de bolo macio e seco recheado com frutas secas e uvas-passas. Seu aroma inconfundível atrai grandes e pequenos. Essa iguaria tão simbólica de uma época de amor e fraternidade possui diferentes versões para explicar a sua origem.

    A principal delas conta que no século XV, em Milão, um rapaz da família Atellini apaixonou-se pela filha do padeiro Toni, este, um homem difícil que não aprovava o namoro. Persistente, o jovem foi trabalhar na padaria para conquistar o velho. Depois de várias tentativas, ele inventou um pão com frutas, de sabor especial e formato igual à cúpula de uma igreja.

    O jovem presenteou o padeiro e teve permissão para se casar com a sua amada. O sucesso do pão foi imediato: todos queriam o pão da padaria do Toni, o “pane” do Toni e, finalmente, o Panetone.

    No Brasil a tradição começou a se expandir depois da 2ª Guerra Mundial, quando os imigrantes italianos resolveram fazer o mesmo panetone consumido por eles na época do Natal, na Itália.

    Uma das marcas mais famosas, o panetone Bauducco, tem também uma história interessante. Em 1948, o Sr. Bauducco e sua família chegam ao Brasil, vindos da Itália e começaram a produzir artesanalmente o panetone.

    Para melhorar as vendas, teve a brilhante ideia de encher um avião de panfletos e espalhou em toda a cidade de São Paulo. Em três dias vendeu toda a produção.

    Lendas e histórias à parte, o fato é que o panetone é o puro sabor do Natal que conquistou o paladar dos brasileiros!

    Imagens: Divulgação.

    Comentários

    • Não há comentários para esta postagem.

    Deixe seu comentário, sobre esta matéria.

    (0) Comentarios
Loja Goiânia

(62) 3093 1717

Newsletter

Para receber as novidades da Aldeia, cadastre seu e-mail aqui: