• Gastronomia

    Domingo, 20 de Dezembro de 2015
    Um clássico natalino famoso no mundo todo!

    Com a aproximação do Natal, muitos pratos e produtos típicos se destacam. Para quem gosta de cozinhar ou de comer bem, nesse momento é possível desfrutar com facilidade de iguarias como a rabanada, doce que está há anos na mesa do brasileiro.

    Conhecida também como fatia dourada ou fatia de parida, a rabanada é um doce tradicional no Natal das pessoas. Trata-se de fatias grossas de pão, mergulhadas no leite, passadas em ovos batidos, fritas em óleo e polvilhadas com açúcar e canela.

    Hoje é possível encontrar versões diferentes, como por exemplo a que leva vinho do porto, frutas vermelhas, e o acompanhamento do creme inglês.

    Por trás da história da rabanada, muitas lendas e uma origem incerta. Sabe-se que foi criada a partir da necessidade do reaproveitamento do pão (amanhecido), já que sempre foi considerado um ingrediente sagrado, até mesmo por representar o “Corpo de Cristo” para os católicos.

    A sua origem sempre se remete a Portugal, mas em todo o mundo é possível encontrar variações da rabanada, como o “Eggy Bread” na Inglaterra, o “French Toast” nos EUA, e o “Pain Perdu” na França.

    O fato é que os portugueses foram os responsáveis por trazer a receita da rabanada para o Brasil, que rapidamente se espalhou. A região Nordeste é a maior consumidora da iguaria.

    O nome “fatia de parida” vem de uma história que conta que esse doce ajudava na produção do leite materno durante a gravidez, e por isso era sempre oferecido às grávidas.

    Mesmo sendo extremamente calórica, a rabanada é apreciada por muitos. E não é só apenas do Brasil que ela é consumida nesta época do ano: em diversos países essa delícia seduz o paladar daqueles que se permitem saboreá-la em pleno Natal!

    Imagens: Divulgação.

    Comentários

    • Não há comentários para esta postagem.

    Deixe seu comentário, sobre esta matéria.

    (0) Comentarios
Loja Goiânia

(62) 3093 1717

Newsletter

Para receber as novidades da Aldeia, cadastre seu e-mail aqui: