• Geral

    Sexta-Feira, 15 de Janeiro de 2016
    Prêmio Pritzker de 2016!

    Conhecido por dar ênfase às questões sociais e ambientais em seu trabalho, colocando-as à frente de temas de ordem estética e técnica, o chileno Alejandro Aravena é o vencedor do Pritzker de 2016.

    No anúncio feito na última quarta-feira, dia 13, Tom Pritzker, presidente da Fundação Hyatt, que patrocina o prêmio, ressaltou o papel do chileno com um dos líderes do atual revival de uma arquitetura mais socialmente engajada.

    A obra de Aravena obra dá oportunidades econômicas aos menos privilegiados, ameniza os impactos de desastres naturais, reduz o consumo de energia e cria espaços públicos receptivos. Inovador e inspirador, ele mostra que a arquitetura é capaz de melhorar a vida das pessoas.

    Aravena construiu sua reputação a partir de projetos de caráter educacional e social elaborados por seu escritório Elemental em diversos pontos de seu país natal.

    Milhares de moradias para pessoas de baixa renda no Chile levam a assinatura do Elemental – muitas feitas a partir do inovador conceito de “casa incremental”, em que o projeto não é entregue 100% pronto aos moradores, o que dá a eles a chance de completar a casa como quiserem, e proporciona também uma sensação de participação na construção.

    O princípio básico de sua filosofia de trabalho é: não se faz arquitetura sem a participação da comunidade onde ela está inserida.

    No entanto, isso não quer dizer que Aravena fecha os olhos para a beleza. Como afirma a própria declaração oficial do júri do Pritzker deste ano, “ele entende de materiais e de construção, mas também da importância da poesia e do poder da arquitetura de se comunicar em muitos níveis”.

    Fonte: Casa Vogue.

    Imagens: 2016 The Pritzker Architecture / Divulgação.

    Comentários

    • Não há comentários para esta postagem.

    Deixe seu comentário, sobre esta matéria.

    (0) Comentarios
Loja Goiânia

(62) 3093 1717

Newsletter

Para receber as novidades da Aldeia, cadastre seu e-mail aqui: